Skip to main content

O acompanhamento de obras é uma atividade indispensável para a execução de projetos de construção civil, que por natureza envolvem processos complexos, mobilizam um grande volume de recursos e envolvem riscos – humanos, financeiros e ambientais, entre outros – de grande magnitude.

O profissional responsável por esse trabalho atua como o regente de uma orquestra, seja para garantir o andamento dos trabalhos dentro do ritmo planejado, seja para cobrar das equipes ênfase em suas ações nos momentos-chave do processo construtivo.

O acompanhamento de obras na construção civil como conhecemos hoje é a evolução de um processo de organização do trabalho surgido na indústria no final do século XIX. Mais precisamente por obra dos norte-americanos Frederick Taylor – considerado o pai da administração científica – e Henry Gantt – seu assistente e criador do diagrama de Gantt.

Entre suas propostas, estavam a crença na elaboração de estudos prévios antes da realização de trabalhos, a instrução sistemática dos trabalhadores e a realização de atividades conforme sequências e tempos pré-programados, sob supervisão funcional de um profissional responsável.

Ao longo do século XX, outras metodologias foram incorporadas ao dia a dia dos canteiros de obras, sobretudo após a década de 1980, com a popularização do sistema de produção de montadoras de veículos japonesas que alçaram aquela indústria à liderança do mercado mundial.

Adaptadas às atividades realizadas nos canteiros de obras – por muito tempo consideradas artesanais –, essas técnicas permitiram sistematizar os processos de trabalho, facilitando o seu controle e melhorando a produtividade na construção civil.

Hoje, ferramentas e conceitos como ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), melhoria contínua, entre outros, fazem parte do vocabulário e do repertório básico de todo bom profissional responsável pelo acompanhamento de obras.

 

A importância do acompanhamento de obra

A construção civil no Brasil hoje combina tecnologias avançadas, logística complexa e um alto grau de especialização técnica. Nesse contexto, o acompanhamento de obra garante que todos os elementos de um projeto – desde a alocação de recursos, passando pela gestão de mão de obra, até a aderência às normas ambientais e de desempenho – sejam monitorados e otimizados.

O profissional responsável por essa supervisão não apenas coordena o trabalho em campo, mas também assegura que o projeto avance conforme o planejado, minimizando riscos e evitando desperdícios.

Motivos para realizar o acompanhamento de obras

O acompanhamento de obras não deve ser considerado uma simples fiscalização de atividades. Na verdade, ele ocupa uma posição central para evitar surpresas durante a execução dos projetos e garantir que o andamento esteja alinhado ao cronograma e ao orçamento previstos durante o planejamento. 

Entre os motivos que justificam o investimento de recursos pelas construtoras na melhoria de seus processos de acompanhamento de obra, destacam-se:

  1. Previsibilidade: o acompanhamento de obras permite antever e mitigar potenciais problemas, garantindo que o projeto se desenvolva de acordo com os prazos e custos estabelecidos. A grande maioria das construtoras não pode abrir mão dessa previsibilidade quando executam empreendimentos com margens apertadas, em que atrasos e gastos imprevistos podem ter um impacto significativo no resultado financeiro.
  2. Qualidade: o acompanhamento rigoroso do processo construtivo possibilita a manutenção da qualidade. Isso envolve a supervisão constante da mão de obra, dos materiais utilizados e das técnicas empregadas, assegurando que tudo esteja em conformidade com as especificações de projeto. Vale lembrar que a qualidade não é apenas uma questão de satisfação do cliente, mas também uma forma de evitar retrabalhos, o que economiza tempo e recursos.
  3. Gestão eficiente de recursos: o monitoramento contínuo proporciona o uso racional de materiais e a otimização da mão de obra, reduzindo desperdícios e alavancando a produtividade. Além disso, em um contexto de legislações ambientais cada vez mais rigorosas, o acompanhamento de obras eficiente também contribui para minimizar o impacto das construções no meio ambiente.
  4. Segurança: munidas de checklists produzidos a partir de normas regulamentadoras e leis de saúde e segurança no trabalho, as equipes de acompanhamento de obras estarão sempre atentas à conformidade dos canteiros, protegendo trabalhadores e evitando acidentes.
  5. Comunicação: o acompanhamento de obras proporciona uma comunicação mais eficiente entre todas as partes envolvidas. Com relatórios periódicos e um fluxo constante de informações, todos os stakeholders – incluindo investidores, equipes de engenharia e arquitetura e clientes – permanecem informados sobre o progresso do projeto, o que facilita a tomada de decisões e ajustes no decorrer da obra.

Problemas decorrentes da falta de acompanhamento de obras

Negligenciar essa atividade nos canteiros pode levar a construtora a enfrentar uma série de desafios e complicações no transcorrer do empreendimento, afetando negativamente tanto a execução quanto o resultado do projeto. Os riscos associados são significativos e podem incluir:

  • Estouros de prazo e orçamento: sem um controle e monitoramento adequados, os projetos estão sujeitos a atrasos frequentes e aumento de custos. Estes podem ser causados por uma gestão ineficaz de recursos, erros de execução e retrabalhos, impactando diretamente a rentabilidade e a viabilidade financeira do projeto.
  • Retrabalhos e manutenção: a ausência de acompanhamento contínuo pode resultar em falhas construtivas. Esses problemas não apenas reduzem a vida útil do edifício, mas também resultam em custos adicionais com manutenções e reparos no futuro, especialmente em sistemas construtivos regidos pela Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – 15575).
  • Danos à reputação da construtora: projetos mal-executados, atrasos e questões legais associadas a falhas de segurança ou ambientais podem prejudicar a reputação da construtora, afetando sua capacidade de conquistar novos clientes e projetos.
  • Contratações e compras não planejadas: a ausência de monitoramento e controle efetivo pode levar à necessidade de compras emergenciais, com prazos de entrega apertados e custos acima do orçamento.
  • Falhas de coordenação: sem um acompanhamento eficiente, a comunicação entre equipes pode ser prejudicada, resultando em falhas de coordenação e mal-entendidos que afetam o andamento do projeto.

Como fazer o acompanhamento de obra

O acompanhamento de obra é um conjunto de visitas técnicas periódicas às frentes de serviço com o intuito de fiscalizar a execução sob a ótica de seu progresso físico, financeiro, de segurança e de conformidade com o projeto.

Em obras de médio e grande porte, com equipe da própria construtora estabelecida no canteiro de obras, o trabalho é realizado diariamente pelo engenheiro ou pela engenheira residente.

Em obras de pequeno porte acompanhadas à distância, a construtora pode estabelecer uma rotina de visitas técnicas aos canteiros, com frequência diária, semanal ou quinzenal. Cada visita deverá durar de 1h a 2h, dependendo da área que será avaliada.

Neste acompanhamento, o profissional fará medições, verificará a qualidade dos serviços realizados, orientará as equipes de trabalho e, por fim, produzirá um relatório de acompanhamento.

Conheça a seguir as etapas básicas do gerenciamento de obras, as ferramentas e tecnologias disponíveis para fazer o acompanhamento dos trabalhos e veja dicas para um monitoramento mais assertivo.

Etapas do acompanhamento de obra

Como explicamos, o acompanhamento de obras é parte fundamental de um complexo ciclo de gerenciamento de obras, que envolve as seguintes etapas:

I. Fase de pré-construção

A partir de um minucioso estudo de mercado, são elaborados o projeto básico e as estimativas de prazo e de custo, com destaque para a Curva ABC, que identifica os principais insumos e serviços impactantes no orçamento.

II. Fase de construção

Aqui, a atenção se volta para o planejamento e o controle meticulosos da execução, considerando a longa duração e os altos investimentos envolvidos no projeto.

  1. Planejamento: a equipe responsável organiza as atividades com base nos projetos executivos, desenvolvendo cronogramas de longo, médio e curto prazo. Isso inclui a programação mensal e semanal de atividades, alinhadas com o orçamento para criar um cronograma físico-financeiro, crucial para acompanhar a aderência do projeto ao valor agregado previsto.
  2. Compras e contratações: a gestão de equipe e recursos é outra frente importante. Aqui, a equipe de compras e suprimentos, guiada pela Curva ABC obtida na orçamentação, negocia e contrata recursos essenciais.
  3. Acompanhamento da obra: hora de monitorar a execução do projeto com medições periódicas in loco e garantir sua aderência ao planejamento físico-financeiro. Ferramentas de gestão como a PLS da Caixa, por exemplo, são aliadas das construtoras nesta fase. É durante o acompanhamento de obras, também, que são feitos os controles de qualidade de serviços como montagem de armaduras, testes de impermeabilização e ensaios de concreto, garantindo a conformidade com as normas técnicas. 
  4. Gestão de mudanças: o planejamento é um ponto de partida para o projeto, mas muitas vezes é preciso adaptá-lo a novos contextos de mercado. Isso envolve identificação, comunicação, implementação e acompanhamento de mudanças. Em casos de imprevistos ou mudanças nos requisitos técnicos, o replanejamento e a reprogramação das atividades são necessários, considerando o impacto desses atrasos nos cronogramas e na rentabilidade do projeto.

III. Fase pós-construção

Finalizada a obra, o foco se desloca para a análise crítica do projeto concluído, com o objetivo de consolidar aprendizados e aprimorar processos para futuros empreendimentos. 

Essa etapa envolve uma revisão detalhada dos desvios de planejamento, custos e prazos, identificando as causas de excessos ou atrasos e avaliando a precisão das estimativas iniciais.

As descobertas e insights nesta etapa são fundamentais para aprimorar as práticas da construtora, sendo documentados em manuais de boas práticas e arquivados em um repositório de conhecimento técnico.

Tecnologias e ferramentas

Juntamente com a evolução das metodologias de gestão de obras, as novas tecnologias vêm revolucionando as práticas de gerenciamento nos canteiros. A integração de softwares especializados e dispositivos eletrônicos inovadores está redefinindo as abordagens tradicionais, permitindo uma supervisão mais ágil e eficaz das obras, com tomadas de decisão quase em tempo real

Veja algumas tecnologias e ferramentas que vêm auxiliando as construtoras no acompanhamento de obra:

Softwares e aplicativos

  • Fichas de Verificação de Serviço digitais: a FVS digital é usada para inspecionar e registrar a qualidade dos serviços realizados na obra.
  • Fichas de Verificação de Materiais digitais: a FVM digital é empregada para assegurar e documentar a conformidade dos materiais usados na obra.
  • Aplicativos de medição de obras: apps que facilitam a medição e quantificação dos serviços executados no canteiro.
  • Softwares de planejamento de obras: programas utilizados para planejar e monitorar todas as fases da construção, do início ao fim.
  • Diários de obra digitais: plataformas para registrar atividades diárias e progressos no canteiro de obras.

Dispositivos eletrônicos

  • Drones: usados para fotografar e mapear a obra aérea, proporcionam visões gerais e detalhadas.
  • Scanner 3D: captura dados tridimensionais do canteiro de obras para análise e planejamento detalhados.
  • Celular com Realidade Aumentada: permite visualizar projetos e modificações no ambiente real da obra através da tela do celular.

Ferramentas de gestão

  • Curva ABC: método de categorização de recursos para priorizar esforços e otimizar compras e estoques.
  • Curva S: representação gráfica do progresso do trabalho em relação ao tempo, ajudando a visualizar e comparar o planejado versus o realizado.
  • Índice de Desempenho de Prazo (IDP): mede a eficiência no uso do tempo na obra, comparando o progresso real com o planejado.
  • Índice de Desempenho de Custo (IDC): avalia a eficácia na utilização dos recursos financeiros, comparando custos reais e orçados.
  • Ciclo PDCA: método iterativo de gestão para controle e melhoria contínua dos processos.
  • Planilha de Levantamento de Serviços (PLS): relatório com percentuais de serviços concluídos de uma obra, submetido a uma instituição financeira para receber as parcelas do financiamento.
  • Lean construction: abordagem que busca otimizar a eficiência e reduzir desperdícios no processo de construção.

Dicas para um acompanhamento de obra eficiente

As recomendações a seguir mostram como aprimorar o acompanhamento de obras em sua construtora, incluindo conceitos da filosofia Lean Construction e a integração de tecnologias a fim de melhorar a gestão, a comunicação e o controle nos canteiros.

  1. Faça uma análise prévia dos projetos: acompanhar implica fiscalizar se a obra real está em conformidade com o projeto, daí a importância de estudar com profundidade os desenhos de cada sistema construtivo (alvenaria, hidráulica, impermeabilização, revestimentos, estrutura etc.).
  2. Estude os cronogramas e o orçamento: cruzando as informações técnicas dos projetos com os prazos e custos da obra, você conseguirá mapear como os trabalhos vão se desenvolver no curto, médio e longo prazo, assim como seus impactos no fluxo de caixa – dimensões que deverão ser monitoradas com rigor até a entrega da obra.
  3. Saiba o que medir: Com os projetos em mãos, o custo previsto de cada serviço e seus respectivos prazos de execução, é possível elaborar uma programação detalhada das atividades que serão monitoradas, com os respectivos critérios de aceitação, locais de medição e cronograma de acompanhamento.
  4. Visite e observe com atenção o canteiro de obras

Na filosofia Lean Construction, “Gemba” é um conceito que sintetiza a importância de visitar o espaço de operações a fim de realizar a observação direta das atividades. Ao visitar o “chão de fábrica” – no caso, o canteiro – é possível ter uma avaliação mais precisa do andamento da obra e da adequação dos processos conforme planejado.

  1. Utilize a tecnologia a seu favor: softwares e ferramentas digitais proporcionam maior eficiência ao acompanhamento de obras, na medida em que aplicativos para dispositivos móveis substituem as tradicionais fichas em papel e reduzem os custos com a posterior digitalização dos dados em planilhas. Além disso, muitos apps contam com ferramentas de colaboração incorporadas, facilitando a comunicação entre as equipes de obra, planejamento e de projetos.
  2. Produza relatórios detalhados: o registro detalhado do status de cada atividade, com medições e anexação de imagens e documentos, proporciona uma visão mais completa do andamento da obra. Vale lembrar que os os dados coletados digitalmente nos apps para dispositivos móveis integrados podem ser processados e exibidos em tempo real em dashboards disponíveis para todas as equipes técnicas.

Quem é o responsável pelo acompanhamento da obra?

Nas construtoras brasileiras, o responsável pelo acompanhamento de obra é, tipicamente, um engenheiro civil residente no canteiro. Este profissional possui a expertise técnica necessária para monitorar e avaliar todos os aspectos críticos da construção, desde o cumprimento dos prazos e orçamentos até a adesão às normas de segurança e qualidade.

Os arquitetos também são habilitados para realizar o acompanhamento de obras, e assim o fazem em projetos executados por seus escritórios. Em empreendimentos imobiliários produzidos por construtoras e incorporadoras, no entanto, sua atuação é mais especializada na elaboração e na coordenação dos projetos 2D ou BIM. Mesmo assim, trabalham em estreita colaboração com a equipe de engenharia, fazendo as adaptações de projeto necessárias conforme solicitação da equipe residente no canteiro.

Vale lembrar que o processo de acompanhamento de obras pode ser terceirizado para firmas especializadas, normalmente de gerenciamento de obras. Essa abordagem permite que a construtora se beneficie da experiência e do conhecimento específico de profissionais que se dedicam exclusivamente ao gerenciamento e supervisão de projetos de construção.

 

Conclusão

O mercado da construção está em constante evolução, enfrentando mudanças regulatórias, tecnológicas e comerciais que tornam a gestão de projetos sempre mais complexa. Diante desses desafios, as construtoras que desejam se manter competitivas precisam estar sempre atualizadas sobre as melhores práticas de acompanhamento de obras, adotando ferramentas e metodologias alinhadas às tendências de mercado. 

Além disso, é crucial que os aprendizados de cada projeto contribuam para o desenvolvimento do acervo de conhecimentos técnicos da empresa, refletindo um dos princípios-chave do Lean Construction: a melhoria contínua dos processos.

Ao longo deste artigo, destacamos como a implementação de estratégias eficazes, como a realização de visitas regulares ao canteiro de obras e a utilização de aplicativos e softwares de planejamento e acompanhamento de obras – entre os quais se destaca a plataforma Prevision –, pode gerar impactos positivos nos indicadores de prazo, custo e qualidade de um projeto. Essas abordagens não apenas otimizam o acompanhamento, mas também asseguram resultados mais alinhados com os objetivos estratégicos da construtora.

Quer continuar aprimorando seus conhecimentos em planejamento de obras? Então assine já a newsletter da Prevision e mantenha-se atualizado com as últimas novidades e insights que podem fazer a diferença nos seus projetos de construção.

Banner - Constru_News