Skip to main content

Por Pedro LocatelliAnalista de Customer Success

A gestão de qualidade na construção civil é fundamental para garantir a satisfação do consumidor. Na Lean Construction, tão importante quanto o pilar de qualidade é o planejamento, pois nessas etapas são feitas as definições e o acompanhamento de prazos, custos e necessidades do cliente.

Apesar da interconexão de planejamento e qualidade, muitas empresas ainda enfrentam dificuldade em promover uma comunicação efetiva e a troca de informações relevantes entre as duas áreas, o que gera problemas como retrabalho e falta de padronização.

Neste artigo, você vai entender o que é qualidade na construção civil, a importância de integrar esse setor com o planejamento de obras e como a tecnologia vem contribuindo com essa missão. Boa leitura!

Filosofia lean e a gestão da qualidade

A Lean Production tem como objetivo principal a maximização do valor entregue ao cliente, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência do processo produtivo. Nesse contexto, a qualidade é um aspecto fundamental e está presente em todas as etapas. Não à toa, a filosofia Lean é amplamente reconhecida como um dos principais modelos de gestão da qualidade, sendo aplicada em empresas em todo o mundo.

A Filosofia Lean Construction, vertente do Lean Production, direciona modelos de gestão da qualidade desenvolvidos para melhorar continuamente os processos e produtos no âmbito da construção civil.

Os modelos gerenciais atuais são baseados em três elementos, que têm origem no contexto da Casa Toyota de Produção, filosofia gerencial que deu origem à Lean:

  • Prazo: capacidade de entregar os produtos ou serviços no tempo previsto;
  • Custo: administração de recursos financeiros da empresa;
  • Qualidade: garantia de um produto ou serviço que atenda às necessidades e expectativas do cliente.

Esses três elementos são interdependentes e devem ser gerenciados de forma equilibrada para alcançar a excelência operacional e a satisfação do cliente.

A qualidade na construção civil

Para a Lean Construction, a qualidade não é apenas a ausência de defeitos em um produto ou serviço, mas sim a entrega de algo que atenda às necessidades e expectativas do cliente de forma consistente. Ou seja, um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende às especificações do cliente, é entregue no prazo correto e apresenta um alto nível de confiabilidade.

No setor de construção civil, a qualidade é importante em diversas etapas:

1. Projeto

A ISO 9001 cumpre o papel de regulamentação da qualidade e do controle da execução de projetos. Essa certificação é baseada em um conjunto de normas estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO), que define os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) em uma organização.

Para a indústria da construção civil brasileira, a certificação ISO 9001 é um meio de garantir que as empresas do setor estejam seguindo padrões de qualidade consistentes em seus processos e serviços.

2. Planejamento

A busca pela qualidade na filosofia Lean Construction começa já na etapa de planejamento, quando são definidas as necessidades do cliente. Em seguida, os processos e capacidade produtiva são projetados para garantir que essas especificações sejam atendidas e os desperdícios, eliminados.

3. Execução

Outro aspecto importante para a qualidade na construção civil é a padronização de processos produtivos. Isso significa que todos os passos devem ser documentados e padronizados, para que o produto final seja consistente e atenda às especificações de forma reprodutível.

4. Medição

A medição é essencial para acompanhar a evolução do cronograma e avanço do projeto. Existem diferentes maneiras de realizar o controle nessa etapa, porém todas possuem o mesmo objetivo: garantir a qualidade nas entregas das atividades de obra. Alguns exemplos de ferramentas utilizadas durante as medições são: Fichas de Verificação de Serviço (FVS) e Fichas de Verificação de Material (FVM).

Enquanto a primeira afere se as atividades estão sendo executadas dentro dos padrões de qualidade exigidos, a segunda tem o objetivo de conferir se os materiais estão adequados e em bom estado de conservação, se estão de acordo com a especificação do fabricante, qual a quantidade disponível e em quais serviços e locais serão utilizados.

Planejamento e qualidade: por que integrar estes setores é tão importante?

No mercado da construção civil, sabemos que a comunicação efetiva é um dos principais pilares para o sucesso de qualquer projeto. No entanto, a dificuldade de integração entre as equipes de planejamento e qualidade ainda é um desafio.

A falta de visibilidade sobre as inspeções de qualidade e sobre o status de cada atividade pode gerar problemas nas medições, causando retrabalho no preenchimento de dados e informações não assertivas. Isso pode ocasionar até mesmo atraso no cronograma de obra.

Além disso, existem dificuldades técnicas, pois estruturas como a Ficha de Verificação de Serviço (FVS) e EAP física (Estrutura Analítica do Projeto) normalmente não estão configuradas no mesmo padrão, dificultando o intercâmbio de informações e o alinhamento entre as equipes.

Nesse contexto, é muito importante contar com processos bem definidos e uma solução eficiente, que garanta a comunicação entre as equipes, aumente a agilidade e confiabilidade das informações de planejamento e de qualidade na construção civil.

Como um software de gestão de obras pode ajudar?

Desde o planejamento até a execução de um projeto, a gestão das informações é fundamental para que a entrega seja viável. Como afirma Lauri Koskela, pioneiro na Filosofia Lean Construction, esse é um dos pontos cruciais durante o planejamento e controle da produção.

A área de qualidade, que está diretamente ligada ao planejamento, exige controle, comunicação ágil, disponibilidade de acesso à informação e um domínio sobre o estado atual das atividades.

Atualmente, com auxílio de softwares específicos para a construção civil, é possível realizar controle das informações de diferentes áreas de maneira rápida e eficiente. Quando ferramentas de planejamento e gestão de obras estão integradas, o processo se torna ainda mais otimizado.

Nesse sentido, já é possível fazer o controle e acompanhamento da qualidade atrelado ao cronograma de obra, entendendo o impacto que a falta de cumprimento dos requisitos necessários podem causar na entrega do empreendimento.

Os benefícios da digitalização e integração do sistema de qualidade são inúmeros, mas podemos destacar a otimização do processo produtivo e o controle mais assertivo e rápido quando comparado aos modelos antigos, sem auxílio da tecnologia.

Com integração dos dados de planejamento, qualidade e custo, pode-se gerar indicadores para análises e atuações mais estratégicas para a empresa e para o andamento do projeto.

Conclusão

A filosofia Lean Construction prega a cultura da melhoria contínua, ou seja, a busca constante pela excelência em todas as etapas do processo produtivo. Dessa forma, a qualidade não é vista como um objetivo a ser alcançado, mas sim como um processo contínuo de aprimoramento.

A tecnologia, a digitalização e integração das informações entre áreas permitem que empresas alcancem cada vez mais resultados – especialmente quando se fala em planejamento e qualidade na construção civil, como vimos até aqui.

As mudanças tecnológicas impactam diretamente as empresas do mercado, trazendo diversos benefícios, como a possibilidade de absorver maiores demandas com a mesma quantidade de recursos, por exemplo. Por isso, a busca pela integração e agilidade das informações deve ser constante durante toda a jornada da organização.

Em resumo, a qualidade é um aspecto fundamental na filosofia Lean Construction e está presente em todas as etapas do processo produtivo. Os sistemas de qualidade globais são responsáveis pela regulação e controle do produto ao cliente final e desempenham um papel importante ao longo da cadeia produtiva até a entrega final.

A busca pela excelência é constante, a padronização dos processos produtivos e a cultura da melhoria contínua são essenciais para garantir que a entrega de produtos e serviços alcancem resultados esperados.

O Mobuss Construção é um exemplo de plataforma de mobilidade e gestão de obras que permite gerenciar processos e critérios de qualidade. A coleta, o registro e o acesso de informações acontece de forma simplificada e em tempo real, com ou sem internet, no canteiro ou no escritório. Possui 11 módulos que atendem várias etapas da obra, desde controle de produtividade, documentação periódica, projetos, estoque, diário de obras, qualidade, segurança e pós-obra.

Por meio da integração entre Prevision e Mobuss, é possível conectar o planejamento com inspeção de qualidade e aproveitar todos os benefícios que essa gestão integrada proporciona. Quer saber mais? Clique aqui e fale com nossos consultores.