Skip to main content

O cumprimento do prazo de uma obra depende de uma série de fatores. Porém, em muitos casos, a entrega dos empreendimentos atrasa por falta de informação real e atualizada sobre o seu andamento. Quando o gestor tem dados reais e atuais sobre a execução do projeto, consegue fazer ajustes e trabalhar cenários em seu cronograma para atender os prazos, sem prejudicar o orçamento.

Para isso, é preciso fazer o cruzamento das informações sobre o que já foi concluído na obra e quanto foi gasto, com a maior precisão possível. Isso porque é este balanceamento eficiente que garante que os custos e o calendário da obra se mantenham dentro de uma previsibilidade operacional.

Existem diversas ferramentas disponíveis para fazer o acompanhamento da evolução das obras. Uma delas é a curva S, que permite analisar o progresso do projeto ao longo do tempo.

Algumas soluções tecnológicas facilitam a construção e monitoramento da curva S, permitindo que a análise seja realizada de forma automática e ágil, fornecendo informações claras para as equipes de planejamento e execução. A Prevision é um exemplo de solução que oferece possibilidades para facilitar esse controle.

O que é a Curva S?

A curva S é uma representação gráfica que ilustra a evolução física ou a distribuição do orçamento ao longo do tempo durante a execução de um projeto. Ela é uma ferramenta já utilizada há alguns anos na gestão de projetos para apresentar a relação entre o planejado e o executado.

A análise da Curva S ajuda os gestores a avaliar se o projeto está seguindo o orçamento e cronograma planejados. Assim, permite identificar desvios e tomar ações corretivas e otimizações conforme necessário.

Curva S na construção civil

A curva S é particularmente útil em projetos de longo prazo, como os da construção civil, em que os custos são distribuídos ao longo de um período de tempo significativo.

Por meio dela, pode-se ter maior controle sobre o andamento da obra, verificar o que já foi realizado, analisar o que ainda está em execução e como todas essas informações impactam no cronograma que foi definido previamente.

Com base nos dados de progresso da obra, a curva S é construída da seguinte forma: no eixo vertical, é representada a porcentagem ou a quantidade de trabalho concluído, enquanto o eixo horizontal representa o tempo decorrido.


Gráfico de curva S para acompanhamento de obra na plataforma Prevision

Gráfico de curva S para acompanhamento de obra na plataforma Prevision


As informações mostram onde o projeto não atendeu o planejado e os gargalos que foram gerados no decorrer da obra. Esses dados permitem fazer um acompanhamento mais detalhado de cada fase do projeto, permitindo corrigir falhas no cronograma e minimizar o impacto delas no financeiro da construtora e na entrega do empreendimento.

Com isso, fica mais fácil compreender e avaliar onde devem ser feitos mais investimentos, onde é preciso corrigir os gastos, entre outras vantagens. Portanto, o monitoramento da curva S da obra é fundamental para a boa execução do projeto, reduzindo gargalos e evitando erros e desperdícios de tempo e dinheiro.

Apesar de ser uma ferramenta eficaz e confiável para os profissionais do setor, as construtoras ainda enfrentam desafios na correta aplicação do gráfico de curva S da obra. Principalmente quando o projeto é longo, complexo e com atividades que exigem muito tempo das equipes. Com isso, a metodologia acaba sendo negligenciada ou não ganha a devida atenção.

A boa notícia é que existem no mercado várias ferramentas e tecnologias que facilitam a construção e o acompanhamento da curva S das obras. A seguir, vamos conhecer algumas delas.

Soluções que facilitam o monitoramento da curva S da obra

Por ser estratégica para as construtoras, é importante que a gestão de planejamento esteja sempre atenta às novas tecnologias e ferramentas que permitam melhorar o monitoramento da curva S da obra.

Veja a seguir como é possível otimizar este controle com uma solução automatizada como a Prevision e os principais pontos em que a ferramenta atua para dar eficiência à curva S da obra.

Índice de Desempenho de Prazo

O IDP é um indicador que mede o desvio entre o que estava previsto para a obra e o que foi realizado. A medição vai de 0 a 1, onde 1 indica o cumprimento do prazo e 0 representa os atrasos. Dessa forma, quanto mais perto de 1, mais próximo do que foi planejado. Valores próximos de 0 indicam que há atrasos na obra.

O índice pode ser usado para que o gestor identifique e compreenda padrões de construção e desenvolvimento de determinados projetos. Ou até mesmo para desenvolver métodos que tragam melhorias para os processos de sua gestão.

 

 

Linha de Balanço

A Linha de Balanço é uma técnica de planejamento que pode ser adotada no desenvolvimento do cronograma da obra. O planejamento de obra é feito com base nas localizações do projeto: no caso de um edifício vertical, por exemplo, planejando o que vai acontecer em cada pavimento. Em loteamentos, por outro lado, distribuindo o que vai acontecer em cada conjunto de quadras.

O levantamento dos dados permite que o gestor entenda os ciclos de produção e quais serão as atividades executadas em cada local, em cada fase da obra. Com a Linha de Balanço, o acompanhamento da obra se torna mais simples e visual.

Todo desempenho será resumido nos principais indicadores, que o gestor poderá acompanhar, desde percentuais previstos e realizados até tendências de atraso e análise de cenários.

Integração com outros softwares de gestão de obras

O planejamento da obra deve ser a fonte de informação que alimenta os direcionamentos estratégicos da empresa. Por isso, ele deve estar devidamente integrado na rotina da empresa e com os softwares de gestão de obras já utilizados pela equipe.

As integrações permitem que as informações geradas na execução da obra sejam conectadas a outros recursos, como Excel, Project e ERPs de construção, como o Sienge.

Veja neste conteúdo como a Prevision é integrada ao Sienge.

Dessa forma, as atividades na construtora podem ser automatizadas, agregando outras tarefas e informações e prestando suporte para o processo de forma global.

O planejamento de obras e o andamento do processo construtivo serão sempre amparados por informações reais e relevantes, obtidas através de outras plataformas. Isso é possível pois a integração de plataformas entrega dados que permitem criar lista de serviços diários, gerenciar os atrasos, fazer controles, gerar relatórios automáticos, entre outros benefícios.

Informações conectadas

Da mesma maneira que a integração entre plataformas é importante para reunir informações e levantar dados, também é fundamental que obra e escritório trabalharem em sintonia. Um dos principais fatores de limitação de uma boa gestão é o tempo gasto para o envio e a atualização das informações sobre a obra.

Quando os processos são realizados de forma separada – um em cada ferramenta – os profissionais precisam atualizar seus sistemas e enviar os dados para o responsável pelo controle. Ou seja, a medição é feita na obra e as informações são inseridas em um documento que será enviado por e-mail.

A falta de agilidade nesse processo pode atrasar outras atividades e fazer com que o projeto sofra pequenos atrasos, mas que no final causarão prejuízos. Por isso, as informações devem estar conectadas.

Por meio de uma plataforma como a Prevision, é possível atualizar as informações sobre o canteiro de obras em tempo real. Assim, os profissionais do escritório receberão os dados no mesmo momento e poderão dar andamento às suas tarefas.

Acessibilidade da informação

As informações sobre o projeto devem estar disponíveis, de forma fácil, para todos os profissionais envolvidos. Isso minimiza a dependência entre os setores, evitando que um profissional espere pelo envio das informações de outro profissional para executar suas tarefas. Com o acesso disponível para todos, as equipes conseguem atuar de forma conjunta, adiantando suas atividades.

Como a Prevision é um ambiente web simples, intuitivo e centralizado, fica mais fácil ter acesso a todas as informações das obras consolidadas em gráficos didáticos e interativos. A plataforma também permite o acompanhamento dos principais indicadores em uma única tela, em tempo real e de qualquer dispositivo.

Gráficos

Os gráficos devem apresentar informações sobre o planejamento base, realizado antes da obra, o que está previsto no planejamento atual e indicar o progresso realizado nas últimas medições. O objetivo é que seja fácil entender se a obra atingiu ou não o progresso planejado inicialmente e, com base nas revisões do cronograma, avaliar se o planejamento previsto está muito divergente da base.

A Prevision permite que cada ponto do gráfico de curva S seja detalhado, informando com apenas um clique quais serviços compõem aquele ponto. Dessa forma, é possível entender os serviços mais representativos naquele momento e quais estão dentro da meta planejada.

A ideia é que os gráficos mostrem quanto a obra conseguiu produzir fisicamente, quanto do orçamento inicial foi gasto, quanto está comprometido, entre outras informações. Todos esses dados podem ser reunidos em relatórios, com envio programado e automático.

Recursos como esses oferecem maior previsibilidade para o gestor da obra, permitindo que faça análises aprofundadas sobre o projeto, além de respostas rápidas e diretas sobre o andamento da obra.

Com isso, será possível conduzir as fases do projeto de forma estratégica, otimizando os custos e distribuindo as atividades de forma objetiva. Além disso, caso a obra já tenha sofrido com algum atraso, o gestor conseguirá administrar a execução a partir do momento da análise, fazendo com que os impactos sejam reduzidos.

Conclusão

Como vimos, o envolvimento das equipes no monitoramento da curva S é de extrema importância para o alinhamento e para a condução das estratégias de execução. Com uma plataforma como a Prevision, que agregua todas as soluções que listamos aqui, as equipes ganham ainda mais eficiência neste controle.

Clique aqui e teste a Prevision gratuitamente por 15 dias.