Skip to main content

Cronograma de obra é a definição de prazos para realização das atividades dentro de um projeto da construção civil. O cronograma é um componente fundamental para a execução de qualquer obra, e sua elaboração consiste em uma tarefa complexa, crítica e ao mesmo tempo estratégica para os engenheiros. 

Com base em um planejamento bem estruturado, o profissional determina quais são as etapas de cada fase e quando devem ser realizadas. Esse direcionamento vai conduzir a obra e permitir que outras áreas organizem suas atividades. 

É importante entender que falhas no cronograma podem ocorrer, como, por exemplo, a estimativa incorreta de prazos de trabalho, falta de recursos ou seu provisionamento excessivo, mudanças no escopo ou indisponibilidade de serviços, entre outros. Contudo, é indispensável se atentar ao cronograma e à execução das atividades, para que essas falhas sejam corrigidas o mais rápido possível, minimizando os impactos negativos. 

Neste artigo, você compreende a importância de elaborar um cronograma de obra, entende a conexão entre o cronograma e o planejamento e vai encontrar tudo que precisa saber para montar um cronograma de obra para os proejtos de construção. Continue a leitura! 

Qual a importância de elaborar um cronograma de obra? 

O cronograma de obra é uma ferramenta fundamental na Construção Civil, pois garante que todos os envolvidos no planejamento e execução da obra tenham uma visão clara do que precisa ser feito e quando, ajudando a evitar atrasos e conflitos. Ao elaborar o cronograma da obra, de maneira clara e atualizá-lo com frequência facilita-se a comunicação entre as partes interessadas na obra, fornecendo informações sobre o progresso e eventuais mudanças de planos. 

Além disso, a elaboração eficiente de um cronograma, faz com que as atividades sejam concluídas dentro do prazo esperado. Trazendo não somente uma gestão de custos eficiente, mas também evita gastos inesperados que surgem quando o processo de construção sofre atrasos.  

A alocação de recursos é outro ponto importante, afinal, ao visualizar as diferentes etapas da obra e os prazos associados a cada uma, é possível planejar de forma eficaz a alocação de mão de obra, materiais diversos e no final das contas, direcionar da melhor forma os recursos financeiros. 

Outro ponto que se torna crucial para que o cronograma seja elaborado é o gerenciamento de riscos. Por meio da ferramenta, pode-se antecipar potenciais questões, como: atrasos, falta de materiais, escassez dos recursos financeiros, sobreposição de atividades, entre outros riscos que podem se tornar problemas graves e resultar em perdas financeiras significativas para a construtora.  

Desafios e estratégias na criação do cronograma e a conexão com o planejamento 

Planejamento e controle de obras, em especial a elaboração de um cronograma de obra, são atividades de forte impacto no desempenho do projeto, e representam alguns dos maiores gargalos para a grande parte das construtoras. 

As deficiências desse processo são as principais causas de baixa produtividade,  desperdícios, aumento de custos, perdas de prazo e baixa qualidade. São as atividades de planejamento, a estruturação do cronograma de obra e o controle da execução das atividades que garantem as entregas e as respostas para os processos que serão conduzidos no decorrer da obra. 

O planejamento de longo prazo é aquele que engloba todo o projeto, um plano mestre estratégico, onde são definidas as metas do cronograma e contempla do início até o fim da obra. O planejamento de médio prazo tem um objetivo mais tático e um nível de detalhamento maior. Quanto menor o prazo, maior é o nível de planejamento. 

O desenvolvimento de um planejamento estratégico exige que o profissional faça estudos sobre o projeto, analise o método construtivo, considere o orçamento e avalie os prazos acordados na negociação da obra. 

Toda essa avaliação vai permitir que o Engnheiro de Planejamento identifique possíveis cenários desfavoráveis e consiga tomar providências em tempo de minimizar seus impactos no cronograma de obra. A construção de um bom planejamento permite que as tomadas de decisão mais assertivas sejam possíveis, contribuindo para o sucesso do projeto. 

O pesquisador e escritor finlandês, Lauri Koskela, define bem a importância do planejamento de obras em um de seus livros:  

“muitas perdas originaram-se fora dos canteiros de obras, nas etapas que antecedem a produção, principalmente devido a problemas de caráter gerencial, tais como a falta de planejamento ou deficiências no processo de suprimentos. De uma forma geral, o estudo comprovou que a gerência tem mais responsabilidade pelas perdas que os operários”. 

—Lauri Koskela 

Como o Ciclo PDCA instiga um processo de melhoria contínua na construção do cronograma?  

Ciclo de Deming, Ciclo de Shewhart ou Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão utilizada para promover a melhoria contínua nos processos. Para isso, conta-se com um circuito formado por quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). 

Ciclo PDCAO Ciclo PDCA mostra como é importante ter um processo de planejamento e controle constante do cronograma de obra para garantir a qualidade das entregas e uma melhoria contínua. 

De acordo com as premissas do método, o planejamento não é suficiente, é preciso ter uma metodologia de monitoramento das atividades e prazos, fazer a comparação de resultados e correções periódicas, veja abaixo como construir seu cronograma utilizando o a Linha de Balanço e o Método de Gantt.  

  

Como montar um cronograma de obra 

O cronograma de obra é o detalhamento das atividades que foram listadas no planejamento, com as tarefas que devem ser realizadas associadas e os prazos que devem ser cumpridos. O documento é um instrumento de planejamento diário, necessário para orientar as atividades e fases de cada projeto. 

A partir de suas informações o gestor do projeto deve programar as atividades de campo, instruir suas equipes, fazer os pedidos de compra, alugar equipamentos, contratar mão de obra, acompanhar o progresso das atividades, monitorar os atrasos ou avaliar as atividades adiantadas, replanejar a obra e pautar suas reuniões. 

Veja a seguir o passo a passo para montar um cronograma de obra: 

  1.  Identifique todas as atividades da obra e elabore uma lista com elas;
  2. Defina as datas e prazos para realização de cada etapa;
  3. Verifique a relação entre as atividades e a sequência construtiva; 
  4. Utilize uma metodologia de acompanhamento para o cronograma de obra. 

Confira abaixo, em detalhes, como montar o cronograma da obra.

1) Identifique todas as atividades da obra e elabore uma lista com elas 

Liste todas as atividades que serão necessárias em cada etapa da obra. Tenha com você o orçamento da obra, pois no documento constam quantidade de insumos, serviços e equipamentos que serão usados em cada momento. 

Dentro desta etapa, montar a EAP (Estrutura Analítica de Projeto) é um ótimo caminho. A EAP se refere às atividades que serão realizadas durante a obra e ao desmembramento delas em pacotes de trabalho menores. 

Além disso, inclua as subtarefas de cada fase, pois isso vai garantir um detalhamento maior e uma visão melhor dos prazos necessários para a conclusão de cada etapa. O cronograma de obra deve ser bem detalhado para aumentar a eficiência do controle, mas isso exige uma atualização frequente do documento. 

Envolver profissionais de outras áreas vai te ajudar a ter uma visão mais completa do processo como um todo. Revise essa etapa para minimizar ao máximo ajustes e replanejamentos por falta de previsibilidade. 

2) Defina as datas e prazos para realização de cada etapa 

Na construção civil é bastante comum que os orçamentos tenham informações agrupadas por tipo de serviço. Essas informações precisam ser destrinchadas em seu cronograma de obra. Use uma ordem lógica, de atividades que se relacionam e são dependentes, para definir os prazos e datas de finalização de cada pacote de serviço. 

Importante destacar que antes de qualquer cronograma é fundamental estabelecer uma metodologia que irá guiar o seu processo construtivo. Do contrário, os pesos e medidas atribuídas às atividades e aos prazos podem ser divergentes da real capacidade de execução das equipes e da sua realidade. 

Assim, tenha bem claro qual o tempo necessário para a realização de cada atividade e cuidado com essas definições.  Sempre considere se as atividades serão distribuídas entre mais profissionais e se já está definido o tamanho da equipe que vai trabalhar no projeto. Essas informações podem influenciar nos prazos. 

3) Verifique a relação entre as atividades e a sequência construtiva 

Na construção civil, algumas atividades dependem de outras para serem concluídas, que é o que se chama de dependências. Ter um mapeamento claro deste sequenciamento de pacotes de serviço ajuda a evitar que algumas tarefas sejam iniciadas antes de outras que eram prioritárias, por exemplo. 

Nestes casos, não é possível considerar o mesmo tempo ou que serão realizadas em conjunto, mas sim deve-se levar em conta o tempo de execução de cada uma em sequência. Inclua também no cronograma de obra quais são as relações de interdependências entre as tarefas e quais são os pré-requisitos de cada uma. 

4) Utilize uma metodologia de acompanhamento para o cronograma de obra 

Depois de montar o cronograma, é preciso colocá-lo em prática, acompanhar e medir seus resultados, processos que ainda fazem parte desta construção. A utilização de uma metodologia direcionada vai entregar informações mais rápidas e fáceis de serem visualizadas. 

Existem dois modelos que são os mais utilizados na construção civil: Linha de Balanço e Método de Gantt, e a principal diferença entre as duas está na visualização e no tipo de projeto que atendem. 

A Linha de Balanço é indicada para obras maiores, com maior complexidade e perfil de repetição. A metodologia Gantt é indicada para projetos menores e menos complexos. Isso porque a visualização do cronograma de obra feito com base em Gantt fica mais complexa quando a lista de serviços que devem ser realizados é maior. 

Veja a seguir alguns benefícios e como construir o cronograma da obra utilizando cada um destes métodos.  

Cronograma em Linha de Balanço  

A Linha de Balanço permite visualizar o pacote de serviços do projeto dentro do tempo, proporcionando uma visão otimizada e simples do sequenciamento das atividades e alinhada com o conceito de Lean Construction. Isso também influencia na amostragem da produtividade, pois as linhas do gráfico da Linha de Balanço mostram quão produtiva a equipe está sendo.  

Além disso, a Linha de Balanço também mostra a visualização das tarefas por pavimento, isso permite que o gestor identifique em qual atividade ou bloco de tarefas houve o gargalo. Ela também ajuda a ajustar o ritmo da obra, levando em conta as folgas das atividades. Um dos retornos que esta ferramenta mais traz para o canteiro de obra está na otimização da alocação de recursos. 

A metodologia de produção puxada leva em consideração o último início ideal para o serviço, para que haja um fluxo contínuo. Na linha de balanço é possível ter a visão do cenário de fluxo ideal para a empresa, pensando em uma obra ou em todo o portfólio. Confira as etapas de elaboração de uma Linha de Balanço:  

  1. Identificação das atividades;
  2. Estimativa de duração de cada atividade;
  3. Agrupamento de atividades em pacotes de trabalho;
  4. Desenvolvimento da Linha de Balanço em Excel ou na Prevision;
  5. Alocação de recursos de acordo com cada atividade;
  6. Identificação de restrições no fluxo de atividades; 
  7. Otimização do cronograma de acordo com as necessidades. 

Quer saber mais sobre Linha de Balanço? Veja como construir uma:

Linha de Balanço Simplificada

Cronograma em Gantt 

O cronograma de obra é uma peça fundamental no planejamento e execução de projetos na Construção Civil, e uma ferramenta amplamente utilizada para esse fim é o gráfico de Gantt. 

Utilizado principalmente para projetos mais simples, o gráfico de Gantt proporciona uma representação visual clara das atividades planejadas ao longo do tempo. Essa representação permite que todas as partes envolvidas compreendam facilmente o plano de trabalho, o que deve ser executado e quais são os responsáveis, garantindo desta forma a conclusão do empreendimento no prazo correto. 

Cronograma da Obra em Gantt

Clique na imagem e faça o donwload do material gratuito! 

Ele permite também a identificação das dependências entre as diferentes tarefas e atividades do projeto, o que é fundamental para evitar gargalos e ociosidades no processo construtivo, garantindo que o fluxo de trabalho seja sequencial e lógico. Confira o passo a passo para montar o Cronograma em Gantt: 

  1. Identifique as tarefas da obra;
  2. Estime a duração de cada tarefa;
  3. Estabeleça as dependências entre as tarefas no gráfico de Gantt;
  4. Crie uma planilha ou utilize uma plataforma de planejamento e gestão de obras;
  5. Inicie o planejamento do cronograma;
  6. Desenhe as barras e identifique as dependências no gráfico de Gantt;
  7. Revise e ajuste o diagrama de Gantt;

Uma outra vantagem importante é o acompanhamento próximo do previsto versus o realizado. Isso facilita a identificação de potenciais atrasos ou problemas de cronograma, permitindo a tomada de medidas corretivas antes que se tornem grandes impeditivos do processo de construção. 

Conclusão 

Seja qual for o método escolhido para sua elaboração, o cronograma de obra deve ser construído com toda a atenção aos detalhes. Afinal, ele é fundamental para a mitigação de riscos e problemas; ajuda a controlar o prazo das atividades e seus respectivos responsáveis e permite a comparação de resultados e correções periódicas.  

Se realizar esse processo manualmente irá tomar muito do seu tempo estratégico, recorra à plataforma da Prevision, centralizando todos os planejamentos de obra, criando seus respectivos cronogramas e disponibilizando o acesso às pessoas envolvidas, clique aqui e faça um teste grátis.  

Experimente grátis a plataforma de planejamento de obras.Descubra também como as soluções tecnológicas ajudam suas obras a obter maior rentabilidade lendo o ebook “Produtividade e redução de custos: Como a tecnologia pode apoiar o setor da construção“, produzido pelo nosso parceiro, Mobuss Construção.