Skip to main content

O atraso na entrega da obra é, infelizmente, uma realidade para a maioria das construtoras. Projetos entregues no prazo são tão raros, do ponto de vista dos clientes, que causam até admiração, na maior parte dos casos. E o principal motivo por trás dos atrasos é a ineficiência no gerenciamento do projeto.

A falta de gerenciamento eficiente leva a reprogramações equivocadas, acompanhamento e medições ineficientes. Como consequência, os serviços podem ser entregues com atrasos e todo projeto pode ser impactado. Em todos esses casos, é necessário replanejar as atividades corretamente para evitar impactos maiores.

Existem alguns caminhos para replanejar as tarefas de forma estruturada e poder fazer análises detalhadas para uma tomada de decisão mais estratégica. Um deles é ter acesso a ferramentas que entregam dados relevantes para saber quão eficientes os processos estão sendo. Continue a leitura e saiba mais sobre como evitar atraso na entrega da obra com tecnologia!

O acesso aos dados auxilia na redução dos atrasos

Por meio de dashboards com relatórios e gráficos, é possível acompanhar os dados de todo o projeto. Dashboards são painéis de controle automatizados, que permitem a visualização de todos os dados e indicadores importantes para a obra. Essa solução facilita o entendimento das informações e a análise dos resultados de forma visual, a fim de tornar o gerenciamento mais inteligente

Segundo um estudo feito pela UNINDU (International Congress on University Industry), 83% das pessoas absorvem melhor as informações por meio da visão. Isso demonstra a importância dos dashboards para tomadas de decisão eficientes e para uma melhor análise dos resultados do negócio, como objetivos, metas, crescimento, entre outros.  

Com os dados representados de forma clara, é possível replanejar a obra de acordo com métricas e estatísticas bem definidas. Para isso, fazer uso de uma ferramenta que consegue centralizar as informações e gerar gráficos confiáveis é fundamental. 

Como saber quando é preciso replanejar a obra? 

A necessidade de replanejar a obra pode se dar a qualquer momento do processo construtivo, conforme identificado pelo gestor ou engenheiro responsável. Alguns exemplos de situações que podem levar a isso são: 

Para ter clareza sobre os cenários descritos acima, é preciso avaliar alguns indicadores, como:

Entretanto, para embasar a decisão de replanejamento de obra, esses indicadores precisam ser confiáveis. É por meio de sua utilização que será feito o cruzamento das informações sobre o que já foi concluído na obra e quanto foi gasto.

Isso quer dizer que a construtora deve investir em recursos que garantam a precisão dos dados. Soluções que exigem atualizações ou edições manuais, como o Excel, podem apresentar falhas, sendo menos efetivas. Ao ter esses elementos correlacionados com alta precisão e fácil acesso, é possível obter um balanceamento eficiente.

Além disso, outros fatores, que estão fora do controle do gestor, também podem causar atraso na entrega da obra. Um exemplo deste tipo de situação é o cenário econômico. 

Devido a inúmeras questões e percalços, como, por exemplo: pandemias, guerras, conflitos internos, esgotamento de recursos, aumento da inflação, pode ocorrer a escassez de materiais e aumento de custos da venda dos materiais. O aumento nos custos repassados às construtoras, pode gerar cenários de insuficiência financeira e até paralisação da obra. 

Com isso, vemos que fatores externos que não estão sob o controle da construtora podem também ocasionar atrasos na obra. No entanto, é possível adotar medidas para usar o tempo de paralisação de forma eficiente. O gestor pode usar o replanejamento de forma estratégica para minimizar os impactos da falta de materiais e alocar esforços em outras atividades ou projetos, por exemplo.

Como replanejar com eficiência? 

Quando é preciso replanejar as obras com eficiência, ter as informações centralizadas é essencial para evitar distorções nos dados. Entretanto, precisamos ressaltar que antes de gerar um novo cronograma é preciso criar a lista de objetivos a partir dos quais se determina o que se deseja alcançar e qual resultado quer obter. Neste sentido, avalie: quero reduzir o prazo de entrega e manter o orçamento inicial ou quero distribuir melhor o meu orçamento e entregar a obra na data esperada inicialmente?

Para chegar a essa definição, é necessário criar diferentes cenários a fim de avaliar o impacto prático de cada um deles. Por fim, chega-se a uma decisão pautada no melhor cenário possível. Veja abaixo o exemplo de replanejamento de obras com a Optima Estrutural

Como a tecnologia pode auxiliar no replanejamento da obra para evitar o atraso na entrega 

Após traçar os objetivos do replanejamento, o gestor pode começar a “colocar a mão na massa” e gerar diferentes cenários para análises. Neste momento, será fundamental contar com ferramentas que proporcionem uma visão clara para a tomada de decisão. Se a construtora ainda não utiliza nenhuma ferramenta nesse sentido, ter todos os registros centralizados deve ser um dos principais critérios de escolha da solução. 

Outro ponto que precisa ser avaliado no momento de escolher a ferramenta para o replanejamento, é o tempo operacional para gerar tais análises. Tendo em vista que é importante criar várias possibilidades, um tempo longo poderá restringir a capacidade de análise.  

A plataforma Prevision é um exemplo de tecnologia que pode ser utilizada para a finalidade aqui descrita. A plataforma proporciona a realização de diversas análises via dashboards. Essa visualização reúne as informações de um cronograma flexível e conecta outras informações em um só lugar. Assim, a construtora consegue gerar diferentes cenários e avaliar o impacto diferentemente nos gráficos.

Veja a seguir como é possível contornar o atraso da obra, fazer o replanejamento em um clique e até salvar diversas versões do plano.

Impacto do replanejamento pode ser avaliado diretamente nos dashboards.

Com a adoção da técnica de Linha de Balanço, por exemplo, a construtora consegue gerar um replanejamento de forma automática. Por meio da dependência de tarefas e o controle de entregas, o próprio sistema atualiza o cronograma com os novos prazos de finalização de serviços, a partir das atualizações que foram feitas em uma atividade específica. 

Dessa forma, e aliado a outros recursos da plataforma Prevision, a construtora consegue organizar seus processos, reduzir o tempo de pausas e atrasos entre as atividades, além de aumentar a produtividade dos profissionais.

Por fim, é importante reforçar que as análises do cronograma inicial, do cenário atual e do objetivo futuro devem ser as bases para a tomada de decisão sobre o replanejamento de obras. 

A utilização da tecnologia se torna extremamente necessária para reduzir a burocracia e ganhar tempo estratégico, tendo a centralização dos processos e a democratização das informações na mesma solução. Quer ver na prática como é possível criar cenários de replanejamento com a Prevision? Experimente agora!