Skip to main content

A medição de obras é um processo realizado para monitorar o andamento físico da obra e garantir que os prazos estejam sendo cumpridos. Assim, evita-se o replanejamento e a necessidade de investir recursos adicionais durante a execução da obra, prevenindo um aumento significativo no valor final.

Além disso, a medição de obras garante um planejamento eficiente, controle financeiro adequado, evita falhas na gestão de compras, ajuda na manutenção do padrão de qualidade nas obras, entre outros benefícios. 

Neste texto, você descobre o que é a medição de obras, quais seus benefícios e como começar a medir suas obras de forma mais efetiva. Vamos lá? 

O que é medição de obras na Construção Civil? 

O processo de medição de obras se caracteriza pela análise da execução da obra para verificar se as etapas estão sendo cumpridas segundo o que consta no planejamento e no cronograma. É um processo fundamental na gestão eficiente de projetos de construção e acaba auxiliando para evitar atrasos que impactarão a entrega final do projeto ou resultarão em um estouro de custos.

O responsável faz o controle do andamento dos serviços, monitora as atividades, valida os atrasos e imprevistos, acompanha o histórico da obra etc. A empresa, então, utiliza todas essas informações como parâmetro para conseguir comparar planejado e executado e ter uma visão sobre se há necessidade de replanejamento do cronograma da obra.

Tudo começa com a realização do planejamento, quando se determina quais atividades devem ser executadas, qual a ordem de sua execução, se existem dependências entre elas e quanto será gasto em cada etapa da construção. As medições já podem ser aplicadas nesta fase, a fim de garantir que tudo está correndo conforme o esperado. 

Durante a execução, diversos imprevistos podem acontecer, como: atrasos na entrega dos materiais, falta de mão de obra, baixa qualidade dos recursos e fatores climáticos que podem surgir, impactando negativamente o progresso da obra planejada. Diante desses desafios, a medição de obras se revela essencial mais uma vez. Esse processo de controle ocorre de forma periódica ao longo de toda a execução, proporcionando uma abordagem eficaz para lidar com tais problemas até a conclusão da obra.

Não existe uma fórmula exata para descobrir a frequência perfeita para realizar medições, já que ela pode variar dependendo do estágio do projeto, sua complexidade, o tipo de medição necessária e a abordagem de gestão adotada.

Geralmente, na fase de planejamento e execução, as medições são feitas em uma frequência mais intensa, podendo variar entre semanal, quinzenal ou mensal a fim de garantir que a obra esteja saindo o mais próximo do planejado possível. Medições associadas ao padrão de qualidade são chamadas de inspeções e devem ser realizadas imediatamente após a chegada dos materiais e a realização de serviços na obra utilizando as Fichas de Verificação de Materiais (FVM) e as Fichas de Verificação de Serviço (FVS)  para acompanhar sua qualidade.

Outro tipo de medição relevante é a do progresso dos custos na obra. Ao integrar o cronograma físico ao financeiro, torna-se possível monitorar cada despesa vinculada ao avanço da execução, ou seja, acompanha-se o previsto versus realizado de custos. Ademais, analisam-se os desembolsos e o quanto será recebido de financiamento para o empreendimento. É essencial realizar uma medição de gastos antes do período de pagamentos para possibilitar ajustes, se necessário, assegurando que todos sejam devidamente compensados pelos serviços prestados.

Quais os benefícios da medição de obras? 

A medição de obras é um processo essencial dentro da construção civil, para se fazer uma prestação de contas eficiente e descobrir se o ritmo da obra está seguindo o que foi planejado ou não. 

Com tantas pessoas trabalhando fora do escopo da empresa, é preciso ter um processo bem controlado, garantindo que todas as atividades estão sendo realizadas dentro dos prazos e não vão extrapolar o orçamento planejado.

Uma vez que diversos fornecedores recebem pagamento com base no metro quadrado de serviço realizado, a medição desempenha o papel crucial de autorizar o pagamento a esses prestadores de serviço, influenciando diretamente no planejamento financeiro da obra.  

Alguns dos principais benefícios de se realizar as medições das obras são: 

Planejar de forma eficiente e detalhada 

Realizar um planejamento superficial, sem muitos detalhes, pode resultar em atrasos e problemas de coordenação. Estabelecer um planejamento em curto, médio e longo prazos e controlá-los por meio das medições de obras é fundamental para extrair informações precisas sobre a quantidade de materiais necessários, tempo de trabalho e recursos envolvidos. Assim, é possível manter um planejamento que pode ser usado de base para os avanços físico e também financeiros da obra. 

Evitar atrasos na entrega

A média de atrasos na obra chega a 20 meses para além da programação original. Para evitar esse tipo de problema, é essencial acompanhar de perto o andamento da obra. Assim, logo que uma restrição, imprevisto ou impeditivo se apresenta, pode ser resolvido com agilidade e eficiência, evitando que o prazo de entrega se distancie do que foi originalmente planejado. 

Controlar custos e manter a qualidade

Estimar de maneira incorreta o quanto será gasto na obra pode resultar em orçamentos insuficientes, compras de materiais excessivas, antecipadas ou insuficientes, acarretando, no fim, em problemas financeiros. Ao realizar medições precisas e constantes, obtém-se uma base sólida para a elaboração de orçamentos precisos que levam em consideração a hora certa para a aquisição de materiais ou contratação de mão de obra. 

As aferições de qualidade feitas juntamente às medições físico-financeiras, são muito importantes para aquisição de informações sobre o processo construtivo, garantindo que as especificações e padrões de qualidade estejam sendo atendidos. 

Assim, se estabelece uma base para a verificação e controle durante a execução do projeto. Manter altos padrões de qualidade garante, ao final de todo o processo, a satisfação do cliente, impactando positivamente a reputação da empresa. 

Como fazer a medição de obras? 

Existem algumas formas de fazer a medição de obras. Aqui, vamos abordar o método tradicional e o método tecnológico. 

Em ambos os casos, primeiro, define-se quem será a pessoa responsável por realizar essas medições. Geralmente é o Fiscal de Medição de Obras, mas, dependendo da empresa, pode ser que outras pessoas, como Engenheiros Civis ou Gerentes de Engenharia, sejam designadas para a tarefa. 

O método tradicional de se realizar a medição é por meio de planilhas com a listagem de atividades que devem ser verificadas. Nesse processo, a porcentagem do andamento de cada serviço é registrada em uma coluna, e caso haja algum atraso, são informados os motivos que resultaram neste atraso, na coluna ao lado. 

Além disso, agrega-se o valor do orçamento condizente com a execução da atividade, para verificar se os custos planejados foram mantidos ou se houve um gasto não esperado. Veja abaixo um modelo de planilha: 

Exemplo de Planilha de Medição de Obras

Além das anotações, fotos e vídeos podem ser feitos para maior controle do andamento da obra. Após a medição e inserção das informações na planilha, o responsável envia esse resultado — junto aos materiais de comprovação como fotos e vídeos — para o time de planejamento do projeto, que vai validar as entregas dos serviços, verificar se houve atrasos e se é necessário replanejar os serviços e o cronograma da obra. 

Esse método de medição de obras pode ser bastante ineficiente devido ao tempo gasto na criação e preenchimento da planilha, centralização das informações em poucas pessoas e falta de conexão entre a equipe de planejamento e a de medição das obras. As consequências são atrasos na validação das informações, dificuldade no replanejamento e dificuldade em realizar a prestação de contas.

Outra forma de se realizar a medição da obra, de forma mais clara e eficaz, é utilizando a tecnologia. Ao adotar uma plataforma que possibilita atualizações em tempo real do progresso físico, democratiza-se o acesso às informações para toda a equipe da obra. 

Medição de Obras utilizando a Prevision

Medição de Obras na plataforma da Prevision

Além disso, as restrições são observadas de forma mais rápida e as dependências entre atividades podem ser monitoradas. Outra funcionalidade interessante é a integração que estas plataformas permitem com sistemas de gestão financeira (ERPs) já existentes no mercado, como o Sienge, Mega e TOTVS, por exemplo. Essa integração resulta na conexão físico-financeira dos projetos, proporcionando medições mais ágeis, eficientes e gerando benefícios estratégicos significativos para a obra.

É possível também integrar aos softwares e plataformas de gestão de qualidade, a fim de que se possa realizar as inspeções necessárias de materiais e qualidade dos serviços e verificar se os padrões de qualidade estão sendo atendidos, se existe a necessidade de retrabalho, compra de novos materiais, etc. 

Atualmente, é possível utilizar aplicativos em celulares ou tablets para as medições, o que facilita a visualização das atualizações em tempo real e também conecta de forma horizontal os envolvidos na obra, deixando a comunicação mais eficaz. 

Indicadores a serem utilizados na medição da obra

Para garantir que a obra está andando conforme o planejado, os prazos e custos estão sendo cumpridos, além das ferramentas, alguns indicadores são utilizados. Eles auxiliam na medição da obra e acompanhamento do desenvolvimento do projeto. Aqui estão alguns deles:

Curva S

Trata-se de uma representação gráfica da evolução do trabalho ao longo do tempo. Isso permite que a equipe observe o progresso da obra, comparando o planejado com o realizado e identificando possíveis desvios precocemente.

Índice de Desempenho de Prazo (IDP)

Este indicador demonstra a eficiência do uso do tempo na obra. Um IDP igual a 1 indica que o projeto está de acordo com o cronograma. Se for inferior a 1, o projeto está atrasado; se for superior a 1, o projeto está adiantado em relação ao planejado.

Índice de Desempenho de Custo (IDC)

Similar ao IDP, o IDC mede a eficiência do uso dos recursos financeiros. Um IDC igual a 1 sugere que os custos estão em conformidade com o orçamento. Valores menores indicam que a obra está custando mais do que o planejado, enquanto valores maiores indicam que os custos estão abaixo do esperado.

Percentual de Planos Concluídos (PPC)

 Esta métrica representa a porcentagem de tarefas concluídas em relação ao total planejado para um período específico. É útil para avaliar a eficiência da execução no curto prazo e identificar possíveis obstáculos no processo.

Índice de Remoção das Restrições (IRR)

Este indicador avalia a eficiência na resolução das restrições identificadas durante a obra. Um IRR elevado indica que a equipe de gestão está lidando bem com as restrições, minimizando os impactos no progresso do projeto.

Conclusão

A medição de obras na construção civil desempenha um papel crucial na gestão eficiente de projetos, sendo um processo contínuo que se inicia no planejamento e se estende até a finalização da obra. Este processo visa assegurar que as etapas estão alinhadas ao plano inicial, prevenindo a necessidade de investimentos adicionais e garantindo uma estimativa de custos precisa.

Adicionalmente, a mensuração de obras assegura uma previsão de despesas mais exata, gestão financeira apropriada, prevenção de falhas na administração de aquisições, contribui para a preservação do padrão de excelência nas construções, e proporciona diversas outras vantagens. 

Por fim, foi possível entender o processo de medição de obra por meio de uma abordagem mais tradicional e física e outra mais tecnológica e digital e utilizar indicadores a fim de verificar o andamento do projeto. 

Realizar uma boa medição de obras é fundamental desde o planejamento. Para compreender todas as etapas do processo de planejamento, leia nosso E-book Processo de Planejamento de Obras: Da Análise de Projeto até o Acompanhamento