Skip to main content

As construções modulares são soluções inteligentes e estratégicas para as empresas que querem acelerar seus processos e reduzir os custos da obra. Uma pesquisa da McKinsey lançada em 2020 revela que a construção modular diminui o prazo do cronograma de obras de 30% a 50%. 

Além disso, outras vantagens são percebidas por todos que trabalham na obra e até pelo cliente final. No entanto, a construção modular não é um tema novo. Há alguns anos o setor construtivo internacional já discute e utiliza essa tecnologia em obras. Para entender melhor sobre o tema, continue lendo este artigo!

O que são construções modulares?

Construções modulares ou pré-fabricadas, como também é chamado esse tipo de tecnologia, é a produção de componentes padronizados de uma estrutura de obra em fábricas externas. Basicamente, é como um processo de produção industrial, onde os materiais são desenvolvidos no ambiente fabril e depois de prontos, esses recursos são montados no local da obra.

O processo de produção dos componentes de construções modulares podem seguir diferentes abordagens e sistemas. Uma delas é o desenvolvimento de elementos únicos, que são agrupados por conexões e unidades volumétricas em 3D com acessórios completos.

Dessa forma, os componentes de tubulações elétricas ou hidráulicas, por exemplo, podem ser desenvolvidos na fábrica, montados quando chegam na obra e instalados rapidamente nas paredes do ambiente. Nesse exemplo específico, em geral, os componentes para instalações elétricas e hidráulicas são entregues em kits.

As construções modulares não são um recurso novo, pelo contrário. A tecnologia é utilizada desde os períodos pós-guerra nos Estados Unidos e Reino Unido. Naquela época, a construção civil precisava reconstruir com agilidade e reduzir os problemas com a falta de mão de obra e aço. Com o passar do tempo, o retorno dos homens vindos da guerra e a necessidade de empregá-los, o uso das construções modulares foi diminuindo.

O cenário atual é uma nova onda de investimentos e olhares para as construções modulares. As ferramentas digitais estão mais comuns no dia a dia da obra, mesmo que o setor ainda seja um dos menos tecnológicos da indústria, e isso tem feito com que a digitalização mudasse a proposta da construção modular.

A tecnologia é vista como um recurso benéfico para otimizar processos, reduzir custos e prazos. Saiba mais sobre os benefícios das construções modulares a seguir.

Vantagens das construções modulares

A construção civil é um dos principais setores da indústria e da economia, além de interferir na vida de milhares de pessoas. Por isso, uma mudança significativa, como a adoção de tecnologias, processos e sistemas mais modernos tem a capacidade de causar um grande impacto para a sociedade de forma geral.

Novas tecnologias na construção civil

A adoção das construções modulares, por exemplo, é capaz de reduzir em mais de 20% os custos com a obra, através da redução, por exemplo, das despesas com energia, manutenção e operação. É o que revela a McKinsey em seu relatório, que também avalia a valorização do mercado nos Estados Unidos e na Europa com o uso da tecnologia. A previsão é de que o valor pode chegar a US $130 bilhões até 2030.

As construções modulares proporcionam uma série de vantagens, resumimos algumas a seguir:

  • o item produzido tem seu desempenho pré-testado, o que oferece maior garantia na utilização;
  • os custos e prazos da obra são reduzidos;
  • os componentes modulares estão menos suscetíveis a danos por fatores climáticos, pois todo o processo de fabricação dos itens acontece dentro das fábricas;
  • a empresa tem maior previsibilidade de custos e prazos;
  • a padronização proporciona ganhos de eficiência significativos; 
  • a empresa consegue reduzir a mão de obra no canteiro, aumentando a segurança na obra e reduzindo os custos com seguros e processos judiciais;
  • as perdas de matéria-prima podem ser extremamente reduzidas nos processos;
  • os processos de produção são mais sustentáveis;
  • a produção pode ser feita em massa, de forma customizável, móvel e expansível;
  • os custos e serviços de pós-obra também são reduzidos.

Aproveitando este último tópico, as construções modulares são consideradas como construção limpa, devido à redução na geração de entulhos e sujeira em até ⅓.  Isso impede que a empresa gaste mais com processos de limpeza e retirada dos resíduos, além de causar menos impacto para o meio ambiente. Em alguns casos, ainda, dependendo dos sistemas construtivos adotados, é possível reciclar os recursos no fim de sua vida útil.

Como os recursos pré-fabricados podem ser utilizados?

As construções modulares, ou seja, com recursos pré-fabricados permitem que um prédio, por exemplo, seja construído em até 60 dias. O modelo mais recente e popular de construção modular foi realizado em Wuhan, na China. Um hospital foi levantado em 10 dias com recursos pré-fabricados para atender pacientes de Covid-19.

A partir de módulos fabricados em indústrias, que podem ser comparados a blocos de Lego, é possível montar ambiente por ambiente e andar por andar. Os blocos são montados com estruturas metálicas e painéis termo acústicos, que ajudam a proteger do calor e do barulho.

Seguindo esse mesmo modelo, é possível construir casas ou salas de escritório. O ambiente é montado de acordo com a necessidade do projeto. No caso dos escritórios, por exemplo, é possível levantar ambientes temporários, que serão desmontados e usados novamente em outros locais. 

Além dos ambientes modulares, a obra pode contar com outros componentes necessários para a montagem do projeto, como os kits de instalação elétrica e hidráulica que citamos anteriormente. As formas de uso são diversas e os materiais construtivos tem alta durabilidade, proporcionando uma longevidade para o empreendimento.
Tem interesse em conhecer outras tecnologias para a construção civil? Continue acompanhando o blog da Prevision e fique por dentro das novidades!