Skip to main content

Ferramentas de automação, computação em nuvem e análise de dados surgem como forma de tornar o processo produtivo empresarial mais ágil e eficiente. E isso não somente para o próprio setor de TI:  quando falamos em tecnologia na construção civil, também conseguimos identificar diversos benefícios.

A começar pela otimização dos processos e até mesmo prevendo problemas e antecipando soluções. Esses pontos são fundamentais para melhorar a gestão de obras e proporcionar mais produtividade para o setor. Sendo esse segundo ponto um dos maiores desafios para a construção civil, como aponta a consultoria McKinsey & Company.

Neste artigo, vamos mostrar como o uso da tecnologia na construção civil ajuda a otimizar a gestão de obras e trazer alguns exemplos do que você pode implementar. Confira!

Por que otimizar a gestão de obras?

Embora seja um dos principais responsáveis por movimentar a economia, historicamente, o setor da construção civil é um dos menos produtivos da indústria. Tradicionalmente conservadora e pouco tecnológica, a área ficou marcada pelos desperdícios frequentes e atrasos na entrega das obras.

O surgimento de mais empresas no mercado estimulou a competitividade e a necessidade do setor se reinventar. Não só porque as empresas queriam se destacar, mas principalmente pela necessidade de reduzir custos, aumentar a eficiência no setor, garantir qualidade nas entregas, cumprir com os prazos etc.

Tudo isso, porém, só seria possível com maior controle e a integração das informações em todas as pontas. Por esse motivo, o uso da tecnologia para gestão de obras foi fundamental.

Tecnologia na construção civil: como utilizar na gestão de obras

Inserir tecnologia nos processos construtivos é um grande desafio. Os profissionais do setor são bastante resistentes com a adoção de novos recursos, por isso a empresa precisa começar um processo de transformação da sua cultura.

A inclusão da tecnologia deve envolver a todos, desde os profissionais da diretoria até o canteiro de obras. É bastante comum a ideia que esses profissionais não vão se adaptar com essas ferramentas ou não conseguirão inserir em suas rotinas. No entanto, se houver treinamento e capacitação, a adaptação acontece de forma rápida e efetiva.

Confira, a seguir, dois exemplos de etapas em que a tecnologia na construção civil pode ser útil.

Planejamento de obras ágil

Ao longo dos anos, as construtoras começaram a adotar alguns recursos considerados como tecnológicos pois não eram baseados exclusivamente em formulários e anotações. O problema desses recursos, como Microsoft Excel, por exemplo, é que eles isolam as informações sobre o andamento da obra e não integram os dados com outros setores, como compras, orçamentos, recursos humanos e a própria engenharia.

Assim, as informações ficam concentradas em apenas uma pessoa, normalmente o engenheiro de planejamento.

Um ERP, por exemplo, é um tipo de tecnologia que resolve esse problema ao promover o cruzamento das informações entre todos os envolvidos. Alguns sistemas contam com módulos exclusivos de planejamento de obras, que permitem a construção do cronograma dentro da própria plataforma.

Com as informações integradas, a empresa consegue refinar todo o processo de otimização do planejamento, tornando-o mais simples de ser alterado e visível. Isso facilita a tomada de decisões sem prejudicar as relações entre os serviços. Uma forma de fazer isso é por meio da implantação da metodologia de linha de balanço na estruturação do seu cronograma de obras.

Comunicação e informações integradas

A gestão da comunicação entre equipes em algumas empresas é feita por meio de ferramentas que não são desenvolvidas para o setor. Podemos citar alguns gerenciadores de tarefas, como Trello e Asana, que usam quadros kanban, e proporcionam uma apresentação mais visual. No entanto, não podem ser integradas às tecnologias para gestão de obras

A Prevision, plataforma para gestão eficiente de obras desenvolvida por e para engenheiros, possui um modo de visualização em seu sistema que também segue a mesma linha do kanban. Dessa forma, as empresas podem estabelecer metas e prazos, por meio de um sistema integrado com seu ERP. A plataforma ainda reúne as informações e apresenta os dados automaticamente por meio de uma dashboard com gráficos do avanço físico e curva S.

Essas informações e a forma de apresentação agilizam todo o processo de tratamento de dados e permitem tomadas de decisão com mais segurança. As informações financeiras e alterações que podem acontecer no decorrer da obra também são importantes para evitar erros de planejamento etc.

Empresas focadas em ofertar soluções de tecnologia

Diante de um cenário em que a tecnologia na construção civil é cada vez mais necessária, novas soluções são desenvolvidas e colocadas no mercado rapidamente. O foco das empresas de tecnologia, especialmente as construtechs, tem sido entregar ferramentas e aplicações que solucionam os desafios específicos do setor.

A solução da startup Prevision é um exemplo disso, promovendo essa gestão eficiente do canteiro de obras a partir de funcionalidades que suportam um processo construtivo melhor planejado, com escritório e canteiro conduzindo um trabalho mais alinhado e inteligente. O software, hoje em dia, é usado em mais de 325 obras espalhadas por 14 estados brasileiros.

A solução é fruto de um conjunto de parcerias realizadas com construtoras das mais inovadoras, colhendo excelentes resultados. O ganho de diferencial competitivo é sensível, já que o suporte da plataforma de tecnologia na construção civil Prevision permite uma execução de obra que ganha tempo para focar na estratégia. Os clientes também contam com o suporte de uma equipe técnica altamente especializada e experiente, que está sempre disponível.

A prova dessa alta performance atingida com a plataforma são depoimentos de clientes como o do engenheiro Ramon Deschamps, da RDO Empreendimentos. Para Deschamps, a Prevision “é uma forma assertiva de fazer gestão, com fácil atualização, e o mais importante, permitindo com que o construtor não tire os olhos do que realmente necessita sua atenção”.

Os diferenciais da Prevision

Um dos grandes fatores por trás desse excelente histórico de resultados de uso de tecnologia na construção civil é a praticidade em visualizar um amplo conjunto de dados fundamentais em uma única tela.

Além de centralizadas, as informações cruciais sobre o processo construtivo são apresentadas de forma visualmente simples, didática e atualizada. Tudo isso por meio de um dashboard  que pode ser acessado em tempo real por computador ou dispositivos móveis.

Essas informações oferecem o caminho para uma execução de obra com maior previsibilidade e controle. Funções como o cronograma em Linha de Balanço, por exemplo, tornam possível criar cenários, monitorar o fluxo de caixa e antecipar imprevistos.

A Linha de Balanço é uma técnica aplicada na construção do cronograma de obra. É um método que gera gráficos nos quais informações como o ritmo das atividades, a ordem em que devem ser executadas, os locais e períodos em que cada time deve estar atuando são visualmente demonstrados.

Na Prevision, essa metodologia ainda é agregada às relações de dependência, trazendo uma visão clara da execução, o que diminui sensivelmente possíveis atrasos ou entraves.

Outro ponto forte, que faz a diferença para quem usa o software Prevision, é a possibilidade de integração. Os dados gerados durante a execução da obra podem ser conectados via APIs abertas e também diferentes planilhas de Excel. A plataforma ainda atua de forma integrada com sistemas como o Sienge, um dos mais reconhecidos ERPs da construção civil.

Os softwares de ERP automatizam e agregam atividades, dando importante suporte ao processo global de gestão.

Dessa forma, o planejamento do canteiro e andamento do processo construtivo estão sempre atualizados em todas as plataformas utilizadas por toda a empresa, do canteiro ao escritório. O software Prevision ainda agrega medições via app, lista de serviços diários, gestão de atrasos, lembretes por e-mail e controle de versões, gerando relatórios automáticos.Quer saber mais sobre como soluções de tecnologia na construção civil como a Prevision promovem eficiência à gestão de obras? Acesse o nosso site e saiba mais sobre a plataforma cuja missão é inovar a construção civil.

Veja uma demonstração

Gestão de obras