Você, com certeza, já está por dentro do conceito de indústria 4.0, não é mesmo? Trata-se de uma referência ao cenário que especialistas chamam de quarta revolução industrial, apoiada pelo uso da tecnologia. Ferramentas de automação, computação em nuvem e análise de dados surgem como forma de tornar o processo produtivo empresarial mais ágil e eficiente.

E não poderia ser diferente com a construção civil. Considerado um dos principais motores da economia mundial, o setor, cada vez mais, percebe a importância do uso de ferramentas tecnológicas.

Esses recursos permitem otimizar o processo construtivo e até mesmo prever problemas e antecipar soluções. São quesitos que, além de melhorar o processo de gestão de obras, fazem frente à baixa produtividade. Um desafio que a consultoria McKinsey & Company aponta como um dos grandes gargalos da cadeia produtiva ligada à construção.

Empresas focadas em ofertar soluções de tecnologia

Nesse contexto, entra em jogo a importante premissa corporativa. Diante de uma questão a aprimorar, existe um campo aberto à oferta de boas soluções. E esse é justamente o foco de empresas de tecnologia especialmente as construtechs, empresas especializadas em ferramentas e aplicações para a construção civil.

A Prevision, sediada em Florianópolis, um dos principais ecossistemas de tecnologia e inovação do país, é um ótimo exemplo. A empresa desenvolveu um software cujo uso potencializa a eficiência do processo de gestão de obras.

Algo possível a partir de funcionalidades que suportam um processo construtivo melhor planejado, com escritório e canteiro conduzindo um trabalho mais alinhado e inteligente. O software, hoje em dia, é usado em mais de 170 obras espalhadas por 12 estados brasileiros.

É um conjunto de parcerias do qual figuram construtoras das mais inovadoras, colhendo excelentes resultados. O ganho de diferencial competitivo é sensível, já que o suporte da plataforma Prevision permite uma execução de obra que ganha tempo para focar na estratégia. Os clientes também contam com o suporte de uma equipe técnica altamente especializada e experiente, que está sempre disponível.

Boa prova dessa alta performance atingida com a plataforma são depoimentos de clientes como o do engenheiro Ramon Deschamps, da RDO Empreendimentos. Ele diz que o Previson “é uma forma assertiva de fazer gestão, com fácil atualização, e o mais importante, permitindo com que o construtor não tire os olhos do que realmente necessita sua atenção”.

Para falar dos diferenciais

Um dos grandes fatores por trás desse excelente histórico de resultados é a praticidade em visualizar um amplo conjunto de dados fundamentais, em uma única tela.

Além de centralizadas, as informações cruciais acerca do processo construtivo são apresentadas de forma visual, didática e atualizada. E o dashboard ainda pode ser acessado em tempo real por computador ou dispositivos móveis.

É o caminho para uma execução de obra com maior previsibilidade e controle. Funções como o Cronograma em Linha de Balanço, por exemplo, tornam possível criar cenários, monitorar o fluxo de caixa e antecipar imprevistos.

As linhas de balanço são uma técnica aplicada na construção do cronograma de obra. É um método que gera gráficos nos quais informações como o ritmo das atividades, a ordem em que devem ser executadas, os locais e períodos em que cada time deve estar atuando são visualmente demonstrados. Na Prevision, essa metodologia ainda é agregada às relações de dependência, trazendo uma visão clara da execução, o que diminui sensivelmente possíveis atrasos ou entraves.

Outro ponto forte, que faz a diferença para quem usa o software Prevision é a possibilidade de integração. Os dados gerados durante a execução da obra podem ser conectados via API aberta, Excel ou Project. A plataforma ainda atua de forma integrada com sistemas como o Sienge, um dos mais reconhecidos ERPs da construção. Esses softwares automatizam e agregam atividades, dando importante suporte ao processo global de gestão.

Dessa forma, o planejamento do canteiro e andamento do processo construtivo está sempre atualizado e em todas as plataformas utilizadas por toda a empresa, do canteiro ao escritório. E o software Prevision ainda agrega medições via app, lista de serviços diários, gestão de atrasos, lembretes por e-mail e controle de versões, gerando relatórios automáticos.

Está curioso para saber mais sobre como a Prevision promove eficiência à gestão de obras? Acesse o nosso site e saiba mais sobre a plataforma cuja missão é inovar a construção civil.

Leave a Reply

Gestão de obras