Planejamento

Ganhe tempo e escala com ferramentas de gestão de projetos dinâmicas

By 24 de agosto de 2020No Comments

O gerenciamento e o controle de obras sempre foi um desafio para profissionais da construção civil. Para otimizar este processo, é fundamental contar com boas metodologias e ferramentas de gestão de projetos.

É essa combinação que vai ajudar a construtora e os profissionais do setor a promover ganhos reais e em escala. 

Apesar de o setor da construção ter demorado a inovar em seus processos, já ficou claro que a tecnologia não é mais um obstáculo.

Pelo contrário, é um recurso que agrega, traz inúmeras vantagens e gera valor aos projetos de construção. 

Nesse sentido, o principal desafio está em entender se as soluções digitais usadas estão proporcionando o resultado esperado.

E, caso não estejam, quais as alternativas disponíveis para suprir a demanda por eficiência e agilidade na definição e correção dos rumos da obra. 

Neste artigo, você vai ver como ferramentas de gestão de projetos dinâmicas, como a Prevision, fazem toda a diferença no planejamento estratégico e controle de obras

Identifique os desafios enfrentados no seu planejamento

A rotina agitada que o gerenciamento e o controle de diversas obras simultâneas pode fazer com que alguns desafios do planejamento passem despercebidos na hora do desenvolvimento do cronograma físico-financeiro. 

E são exatamente esses detalhes prévios que irão impactar – positiva ou negativamente – durante a execução dos empreendimentos. 

Por isso, uma ferramenta de gestão de projetos dinâmica é essencial neste cenário.

Ela deve  permitir organizar um planejamento completo, e também possibilitar que este importante documento se mantenha sempre atualizado, com alterações sendo feitas e visualizadas de forma rápida e interativa. 

Outro desafio que estas soluções devem ajudar a superar é com relação à comunicação: devem fazer com que a diretoria e as equipes de planejamento, engenharia, financeira, suprimentos e novos negócios estejam conectadas e recebendo  informações de forma  integrada

Esta transparência e facilidade de acesso aos dados da obra ajuda a visualizar e corrigir o andamento dos trabalhos, além de dar mais previsibilidade para traçar novos cenários diante de interferências diversas. 

Como ganhar tempo e escala com ferramentas de gestão de projetos dinâmicas

Apesar de o MS Project ser bastante utilizado na construção civil, a Prevision é uma alternativa  dinâmica para gestão eficiente de obras, já que ajuda os profissionais do setor a ter mais eficiência em suas atividades diárias. 

Com a solução, é possível acessar, modificar e tangibilizar rapidamente os resultados das atividades realizadas no projeto – a solução é baseada na metodologia da Linha de Balanço.

Com isso é possível entender o que precisa ser feito em cada etapa e em cada lugar da obra de maneira prática e direta.

Leia mais: Alternativa ao MS Project: ganhe mais eficiência com a Prevision

Veja a seguir, os principais benefícios da solução para o planejamento estratégico e o controle de obras.

Conexão entre todas as equipes

A Prevision conecta as equipes do projeto, permitindo que todos tenham acesso às informações que são inseridas na ferramenta, desde o planejamento inicial até os cronogramas diários de trabalho. 

Atualização em tempo real

A evolução das atividades podem ser compartilhadas em tempo real com todos envolvidos nas rotinas da obra, bem como com os gestores e diretores.

Isso quer dizer que esses profissionais terão acesso às alterações que o planejamento pode sofrer. 

Os dados permitem ter uma previsibilidade de cenários e se planejar melhor para próximas fases.

O departamento de compras, pode, por exemplo, se organizar com antecedência para solicitar mais ou menos materiais para uma determinada fase da obra.

E o financeiro consegue gerenciar melhor o fluxo de caixa do projeto nestes momentos.

Adoção de metodologias ágeis

O Lean Construction é uma metodologia que permite à obra fazer mais em menos tempo e com menos recursos. É uma filosofia de redução de desperdícios e aumento de produtividade. 

Muitas construtoras encontram dificuldades para implementar essa metodologia em seus processos, mas uma boa ferramenta de gestão de projetos pode ajudar também neste sentido. 

A Prevision é uma aliada na aplicação do Lean na construção civil. Isso porque ferramentas Lean como Linha de Balanço e sistema Kanban são utilizadas no desenvolvimento da plataforma. 

Assim, a solução ajuda na implementação do Lean na empresa, pois permite que o planejamento e o cronograma da obra são conduzidos de forma estratégica.

Dessa forma, é possível que seja feita uma análise mais objetiva do projeto.

O controle também é mais preciso, já que as informações são atualizadas e compartilhadas em tempo real.

Tudo isso permite um andamento de processos mais eficiente, como prevê uma construção enxuta.

Quer entender como a Prevision traz resultados na prática?

Leia o conteúdo Cases Prevision: controle de obras com eficiência ou veja neste material completo Como a Construtora Laguna estruturou sua área de planejamento e controle de obras com a nossa solução.

Leave a Reply