Skip to main content

De forma combinada, o planejamento e o gerenciamento de obras vão conduzir a boa execução dos processos e atividades no canteiro. 

Quando estas ações estão bem alinhadas, as tarefas podem ser realizadas no prazo e com os custos previstos.

Além disso, é possível ter maior controle sobre o que já foi executado e visualizar com antecedência o que ainda está pendente.

A partir dessas informações, pode-se tomar decisões mais estratégicas e ter maior previsibilidade sobre as etapas futuras. 

Isso quer dizer que é possível, por exemplo, acelerar ou diminuir o ritmo de produção, e com isso aumentar ou diminuir os investimentos feitos em um determinado período. 

Também pode-se testar e aplicar novos cenários para minimizar os impactos de alguma interferência durante a execução do projeto.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre o que pode ser feito para melhorar a previsibilidade da obra. Acompanhe!

4 formas de melhorar a previsibilidade no planejamento e gerenciamento de obra

O planejamento e gerenciamento de obra são duas tarefas complexas em um projeto, isso porque uma série de variáveis devem ser levadas em consideração. 

Conforme a obra vai evoluindo, outros aspectos são inseridos e devem ser avaliados. Por isso, é sempre necessário unir as informações sobre o que foi planejado ao que está sendo levantado no controle de obras.

Portanto, o time de planejamento precisa sempre estar um passo a frente, sabendo com antecedência os gargalos que podem surgir na execução. 

Assim, conseguem entender o impacto dos problemas (especialmente os financeiros, além da necessidade de corrigir a demanda por material, interrupções na produção, corrigir ritmos de trabalho, etc) que surgem e, também, testar e aplicar novos cenários para minimizar os impactos.

Porém, para contar com um bom gerenciamento de informações, é fundamental ter bons processos e ferramentas, como a Prevision, que permitam otimizar o fluxo de dados, melhorando a eficiência e os resultados da obra. 

Listamos alguns aspectos principais sobre o planejamento e gerenciamento de obras. São eles:

1 – Informações centralizadas

As informações devem estar reunidas em um só lugar, onde todos terão acesso e vão conseguir observar a evolução da obra.

A centralização permite uma visualização ampla do cenário, ou seja, proporciona maior previsibilidade da obra. 

Na tela de dashboard da Prevision, por exemplo, o gestor e outros profissionais envolvidos no projeto têm acesso a todas as informações e os principais indicadores da obra. 

Os dados são consolidados em gráficos didáticos e interativos que entregam esses indicadores em uma única tela.

A visualização pode ser feita tanto no computador, quanto em um smartphone.

Ou seja, profissionais do escritório e do canteiro de obras podem visualizar e inserir informações rapidamente. 

2 – Dados atualizados em tempo real

Um dos maiores desafios para conseguir a previsibilidade é fazer com que as informações se conectem em tempo real. 

Muitas empresas utilizam o Excel como uma ferramenta de gestão de dados. Apesar de muito eficiente em diversos aspectos, as planilhas deixam a desejar quando o assunto é atualização e confiabilidade do dado.

O Excel depende da inserção manual de dados e que o arquivo mais atualizado seja enviado para os envolvidos.

Isso sem falar em outras questões, como uma falha de inclusão de dados ou um erro que pode causar a exclusão de alguma informação. 

Na Prevision, as informações inseridas pelos profissionais são atualizadas na hora e todos podem acessar para conferir.

O profissional que está no canteiro de obras faz a inclusão dos dados diretamente no aplicativo mobile da Prevision e, no mesmo momento, a equipe de planejamento ou cronograma consegue visualizar. 

A plataforma também conecta todas as informações automaticamente, atualizando as informações de avanço físico que podem ser comparada com o planejado na Linha de Balanço

Dessa forma, caso uma medição esteja abaixo da previsão estabelecida em alguma fase.

Por exemplo, é possível visualizar rapidamente esses pontos de atraso no cronograma e revisa-lo de maneira rápida, percebendo os impactos instantaneamente.

3 – Agilidade para planejar e gerenciar

Na construção civil a gestão estratégica de obras precisa ser ágil e eficiente. 

A fase de planejamento é uma das mais importantes do projeto, mas que nem sempre recebe a atenção adequada.

Porém, depois que a obra começa, todo tempo investido nessa tarefa pode impactar, positiva ou negativamente, no cronograma, nos custos e no prazo de entrega do empreendimento. 

Por isso, as horas dedicadas ao planejamento devem ser usadas de forma inteligente.

Com a plataforma da Prevision, o planejamento deixa de ser uma atividade operacional e passa a ser totalmente estratégica. 

O profissional consegue montar seu cronograma em poucas horas e as atualizações são feitas em minutos.

Assim, o tempo é gasto para analisar e entender os dados e não apenas no preenchimento de tabelas nachrichten.

4 –  Aplicação do Lean Construction

O Lean Construction é uma metodologia que busca a eficiência dos processos visando uma produção contínua, sem interrupções.

Isso impacta diretamente na redução de custos, diminuição dos desperdícios e maior agilidade e qualidade no processo de construção. 

De forma resumida, podemos dizer que pelo Lean, toda e qualquer atividade construtiva deve ser feita com o melhor aproveitamento do tempo e dos recursos dedicados a ela.

Ao aplicar o Lean em suas rotinas, a construtora vai perceber que o planejamento deve estar conectado com as atividades de controle da obra. Pois, dessa forma vai conseguir diminuir os gargalos nestes processos. 

Além disso, com a integração em tempo real dos dados, conectando o cronograma da obra ao ERP da empresa, por exemplo, terá maior previsibilidade financeira.

Com isso, pode-se identificar com antecedência os gastos e os investimentos que serão necessários, e eliminar diversos custos extras. 

Veja como a Prevision se conecta ao Sienge:

Aliada ao Lean, a plataforma da Prevision ainda torna o processo de construção mais enxuto, pois reduz o tempo, elimina os desperdícios em diversas atividades e ajuda a manter a produção contínua, sem interrupções.

A plataforma conecta todas as equipes da empresa, com uma gestão de médio prazo colaborativa.

Dessa forma, é possível planejar e eliminar restrições no momento ideal, como compras de material ou contratações de serviço, por exemplo.

Ganha-se mais agilidade e antecedência para a correção de problemas ou para ajustar as ações de acordo com os objetivos da construtora. 

Saiba mais sobre os desafios e aplicações da metodologia neste conteúdo:

Como vimos, melhorar a previsibilidade na construção civil deve ser considerado um objetivo estratégico dentro da construtora, pois há ganhos de eficiência, qualidade e redução/adequação de investimentos.

Veja como a Construtora Laguna estruturou sua área de planejamento e controle de obras com a Prevision!

Se tiver alguma dúvida ou quiser conhecer nossa solução, entre em contato com nosso time de especialistas.