Skip to main content

A adoção de novas tecnologias na construção civil ajuda a impulsionar os negócios. Isso porque otimizam os processos, tornando-os mais eficientes e ágeis, e principalmente porque a empresa passa a transmitir uma imagem de inovação. Essa característica tem sido muito valorizada de uns anos para cá.

Diversas empresas do setor da construção civil estão investindo mais em tecnologia, com o objetivo de escalarem o negócio e se tornarem mais competitivas. Se esse também faz parte dos objetivos da sua empresa, continue lendo este artigo e veja como fazer diferente com novas tecnologias na construção civil.

Conheça as novas tecnologias na construção civil e veja como inovar

Existem diversas novas tecnologias na construção civil sendo desenvolvidas diariamente, além daquelas que já existem no mercado. Uma particularidade das tecnologias focadas neste setor é que raramente uma solução resolve todos os desafios enfrentados e oferece recursos para atender a todas as áreas da empresa.

No geral, a maior parte dos sistemas é focada em atender um desafio ou uma área. Principalmente no caso de algumas tarefas dentro da construção civil que são muito complexas, como o orçamento, acompanhamento, planejamento, entrega etc. Assim, o setor reúne diversas soluções especializadas em resolver problemas específicos.

Pensando nisso, faz mais sentido listarmos as novas tecnologias na construção civil de acordo com o tipo de dor ou desafio que solucionam. Veja a seguir, quais tecnologias adotar para atuar em diferentes frentes do seu projeto.

Etapa de criação de projetos

O desenvolvimento do projeto é a primeira etapa estratégica da obra, pois vai orientar todas as outras fases e e também dar o tom de como a obra deve ser executada.  Nesse sentido, além de contar com soluções que permitam uma visualização clara do projeto como um todo, é preciso ter disponibilidade de ajuste rápido e fácil, de acordo com as necessidades de execução da obra. 

Confira a seguir alguns recursos que ajudam nesse sentido:

BIM

O Building Information Modeling (BIM) é uma modelagem do projeto de construção a partir da criação de uma projeção 3D, que trabalha com modelos mais fáceis de assimilar e fiéis ao resultado. Isso quer dizer que a tecnologia entrega uma visualização mais clara e real de como será o resultado do projeto, além de permitir a compatibilização entre diferentes projetos e poder ser aplicado de outras formas, como na redução de erros.

implantação bim na construtora

Realidade virtual e aumentada

Estes dois recursos tecnológicos proporcionam aos gestores de obras, construtoras e até mesmo clientes finais uma visão daquilo que não seria possível antes da entrega ou conclusão de determinada fase

Por exemplo, com a Realidade Aumentada, é possível simular como uma pilastra ou parede influenciaria no projeto, caso tivesse que ser colocada sem constar na planta inicial. Testes de segurança também podem ser realizados com a ajuda da Realidade Virtual para impedir acidentes ou simular os riscos que os profissionais estão correndo em determinadas atividades. 

Nanotecnologia aplicada

Essa tecnologia está transformando a produção de materiais na indústria. Na construção civil, pode ser utilizada no desenvolvimento de nanotubos de carbono, que são introduzidos na produção de cimentos e concretos para substituir os cabos de aço, por exemplo. A nanotecnologia pode ser utilizada no desenvolvimento de diversos materiais e o ideal é que sejam previstos desde o projeto.

Digital Twins

Essa tecnologia permite conhecer o comportamento dos materiais e as falhas que cada um deles pode apresentar na construção. Isso tudo antes de começar o projeto. Digital Twins são representações virtuais de recursos reais, criados a partir desses objetos e desenvolvidos no ambiente de modelagem BIM. Utilizando esse recurso, é possível prever e avaliar o comportamento da estrutura, fazer adaptações na planta, nos processos construtivos etc.

Estações robóticas

São utilizadas no estudo da extensão dos terrenos para avaliar suas variações geográficas. A tecnologia é aplicada ainda no início da obra, com o objetivo de levantar informações sobre o espaço e o monitoramento do solo que vai receber a construção. Uma das principais vantagens dessa tecnologia é que ela pode ser operada de forma remota ou coordenada.

Novas tecnologias na construção civil

Etapa de execução de projetos

Na maior parte dos casos, é na execução do projeto que as falhas e imprevistos começam a aparecer. Especialmente em casos onde o planejamento não tenha sido realizado em um tempo adequado. 

É nesta etapa também que o engenheiro ou gestor da obra consegue entender na prática o comportamento dos recursos adotados, se os materiais vão atender a demanda, bem como se a equipe contratada saberá conduzir e executar o projeto. 

Confira algumas das novas tecnologias na construção civil e recursos que podem contribuir nesta fase.

Máquina de chapisco e reboco

É um equipamento móvel que faz o trabalho de chapisco e reboco dentro de uma construção. As fases de chapisco e o reboco proporcionam o acabamento final na obra, por isso é uma etapa fundamental para a construção.

Rastreamento de ferramentas

Com essa tecnologia a empresa consegue reduzir os custos dos prejuízos com a perda de ferramentas, minimizar os impactos na produtividade e os riscos de acidentes. Por meio de um código de barras, inserido em cada ferramenta, a empresa consegue controlar onde e por quem os equipamentos estão sendo usados. 

Concreto poroso

A tecnologia ajuda a combater problemas de alagamentos, pois conta com um aspecto poroso que facilita a drenagem e a absorção da água no momento da chuva. Esse recurso também ajuda a diminuir as temperaturas por causa da cor esbranquiçada do produto, que reflete os raios solares.

Construção modular

A construção modular é baseada na linha de produção, de modo que as peças são construídas na fábrica e depois são montadas no canteiro de obras.  A vantagem da tecnologia é que proporciona maior controle de qualidade e atenção às especificações do projeto. Além disso, reduz o tempo previsto na conclusão da obra se dando.

Drones

São recursos que podem ser amplamente utilizados na construção civil, fazendo a captura de imagens de diversos ângulos para controle e acompanhamento da obra, ou até mesmo para manter a segurança no local. 

Na etapa de entrega da obra, outras tecnologias também podem ser adotadas. Nesse caso, com foco na experiência do cliente e não com a construção em si.

Como falamos no início, as empresas estão seguindo uma tendência de investir mais em tecnologia, pois isso impacta positivamente na imagem e desenvolvimento do negócio. Porém, é preciso que a empresa atue de forma estratégica, buscando soluções que realmente fazem sentido. 
Antes de mais nada, a empresa precisa desenvolver uma cultura de inovação, envolvendo todos os profissionais na implementação das tecnologias. Caso contrário, pode ter o resultado oposto. Conheça os três pilares da inovação na construção civil e veja como adotá-los em sua empresa.