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A comunicação na construção civil é um importante ponto de atenção para as empresas. A falta de integração entre diferentes áreas e equipes é um dos maiores gargalos na eficiência do setor. Por esse motivo, a comunicação precisa estar bem alinhada em todos os setores e de forma conectada.

A tecnologia faz o papel de integrar as informações, permitir o fácil acesso e a disponibilidade para todos os profissionais envolvidos na obra. Neste artigo, apresentamos o case da PRC Empreendimentos, que utilizou a tecnologia para melhorar sua comunicação e conseguiu ter uma redução de 95,8% no tempo de replanejamento de obras. Confira!

Quais eram os desafios da PRC Empreendimentos?

A PRC Empreendimentos é uma construtora de Maringá, no Paraná, fundada em 2012. A empresa atua em projetos de moradias populares, loteamentos residenciais, obras industriais e de lazer. 

Após conquistar a certificação Nível A do PBQP-H, em 2017, o foco da empresa passou a ser especialmente os projetos de habitação popular, já tendo entregado centenas de empreendimentos verticais e horizontais por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

Com o grande volume de obras em andamento, um dos principais desafios da PRC Empreendimentos no acompanhamento passou a ser manter uma comunicação alinhada e o controle de prazos conectado ao financeiro. A construtora utilizava um cronograma difícil de ser visualizado, com base nas medições da PLS (Planilha de Levantamento de Serviços)

Ou seja, o foco do controle se baseava nos serviços que já haviam sido realizados e não no planejamento das atividades que estavam por vir e eram necessárias para o andamento da obra.

Outro desafio era a falta de periodicidade no acompanhamento e nas reuniões entre as equipes. Isso afetava diretamente a comunicação entre os engenheiros e sócios da empresa e, assim, ficava mais difícil identificar gargalos e pontos de melhoria.

Além disso, a empresa despendia de muito tempo operacional para replanejar as obras. Eram dois dias nesse processo pra cada projeto, o que impactava a tomada de decisão, tornando-a menos eficiente e assertiva.

Como a comunicação na construção civil ajudou a PRC?

A falta de uma comunicação rápida e acessível a todos impede que os processos sejam realizados adequadamente e os prazos sejam atendidos. A conexão entre as equipes e o acesso a todas as informações do projeto, bem como suas atualizações em tempo real, é fundamental para reduzir o tempo dedicado em cada tarefa.

A substituição do tempo investido em atividades operacionais pelas mesmas horas com resultados mais estratégicos é um dos grandes benefícios de se investir em comunicação na construção civil. 

Esse foi um dos desafios que a PRC conseguiu enfrentar utilizando a tecnologia da Prevision, que centraliza as informações, atualiza os dados em tempo real e integra com outras ferramentas que nutrem os profissionais envolvidos para ajudá-los na tomada de decisão. 

Depois de conectar suas atividades dentro da plataforma da Prevision a PRC identificou diversos pontos de melhoria em seu processo.  O cronograma da obra, por exemplo,  se tornou mais visual, e esta visualização passou a ser mais rápida. 

Desde então, as equipes conseguem fazer as medições pela plataforma nos formatos web ou aplicativo mobile. Isso reduziu o tempo que os engenheiros perdiam com tarefas operacionais, permitindo que se dediquem mais à obra efetivamente. 

A construtora também passou a ter um planejamento de obras integrado à visão financeira. Isso é possível por causa da integração entre a Prevision e o Sienge, que proporciona maior domínio sobre o fluxo físico-financeiro de cada empreendimento, além de alinhar o melhor cenário para os objetivos da empresa.

Outra vantagem para a comunicação dentro da PRC foi a dashboard com os principais indicadores estratégicos da obra. Os dados são consolidados em gráficos didáticos, que facilitam a visualização e permitem uma comunicação melhor entre as equipes. Essas informações passaram a ser usadas nas reuniões de equipe semanais, para identificar os gargalos e os pontos que precisam de melhorias.

O resultado de todos esses benefícios, proporcionados pela plataforma da Prevision, foi uma redução drástica no tempo que a empresa perdia em diversas tarefas. Como, por exemplo, no replanejamento, que antes demorava dois dias para ser feito e agora leva aproximadamente duas horas, o que representa um ganho de 95,8%.

Principais benefícios da comunicação na construção civil

Como vimos neste case, uma comunicação integrada permite que as equipes consigam trabalhar de forma sincronizada, com acesso a todos os dados necessários. Assim, não precisam aguardar as atualizações manuais ou demoradas que são feitas através de outros recursos, difíceis de controlar e que não proporcionam uma visualização facilitada, como é o caso do e-mail, por exemplo.

A tomada de decisão acontece de forma mais rápida, pois as informações estão disponíveis no computador ou no smartphone. Isso permite que os profissionais acessem esses dados e consigam conversar rapidamente sobre o melhor caminho ou direcionamento. 

Além disso, o engenheiro da obra ganha agilidade, reduzindo o tempo gasto em atividades que antes operacionais que passam a ser totalmente estratégicas.

O planejamento e o replanejamento são etapas cruciais para a condução e entrega da obra, por isso esse processo deve ter o mínimo de fricção possível. Saiba mais sobre a Prevision e as soluções que oferecemos em nosso site.

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