Skip to main content

Um dos maiores problemas enfrentados no planejamento de obras é o estouro de orçamento. Despesas imprevistas, desperdício de materiais, mão de obra ou equipamentos ociosos, são diversos os acontecimentos que levam os responsáveis pela obra a gastar mais do que o planejado. Para solucionar esse problema com antecedência, invista na construção de um cronograma físico-financeiro. 

O cronograma físico-financeiro é uma representação gráfica completa do andamento da obra e dos gastos que decorrem de cada avanço. Ele é uma ferramenta prática, que oferece informações precisas e consolidadas da obra, facilitando o controle, replanejamento e alocação de recursos. Por meio dele, é possível observar quais serão as despesas em cada etapa da obra.

Essa ferramenta alinha o andamento físico da obra ao orçamento, ou seja, conecta a sequência de atividades que estão sendo executadas com o que está sendo gasto em mão de obra, materiais e equipamentos. Assim, é possível observar exatamente o valor gasto com cada fase da construção. 

Neste artigo, vamos explorar o que é um cronograma físico-financeiro, quais são seus principais benefícios para a obra e se é viável realizar sua implantação, caso a obra já tenha iniciado. Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue lendo. 

 

O que é um cronograma físico-financeiro da obra? 

O cronograma físico-financeiro é uma ferramenta que fornece uma representação detalhada e organizada dos projetos em andamento, possibilitando o planejamento eficaz dos recursos disponíveis, aprimorando o gerenciamento dos prazos e a capacidade de controlar os custos ao longo da execução. Veja o exemplo de um cronograma físico-financeiro abaixo: 

Cronograma físico-financeiro da obra

Ao adotar essa ferramenta, o acompanhamento da obra se torna mais prático, uma vez que se observa não somente o cumprimento dos prazos, mas também as despesas financeiras, oferecendo uma visão completa das interferências que podem acontecer entre o que foi projetado e o que foi realmente executado. 

Os gestores e profissionais envolvidos na obra acabam tendo uma visão completa e detalhada da progressão do projeto, o que permite a identificação proativa de potenciais riscos relacionados a atrasos no cronograma e desvios financeiros.

Essa ferramenta alinha o andamento físico da obra ao orçamento, ou seja, conecta a sequência de atividades que estão sendo executadas com o que está sendo gasto em mão de obra, materiais e equipamentos. Assim, é possível observar exatamente o valor gasto com cada fase da construção. 

Confira a seguir os principais benefícios de se construir o cronograma físico-financeiro de suas obras. 

5 benefícios da construção de um cronograma físico-financeiro

Conectar o orçamento ao andamento físico é essencial para obter mais eficiência no dia a dia, alinhar expectativas entre o setor financeiro e a execução, entre outros benefícios, como: 

Planejamento eficaz 

As obras da Construção Civil são de complexo planejamento já que possuem nuances e especificidades que precisam ser constantemente monitoradas. O cronograma físico-financeiro é a ferramenta ideal para isso, sendo um aliado essencial de um planejamento bem elaborado

Ao construir um cronograma físico da obra, já é possível ter domínio sobre a execução e as atividades que estão sendo realizadas. Elaborar o cronograma financeiro, permite o controle dos gastos previstos e também dos excedentes. Fazer a conexão entre o físico e o financeiro é ter o domínio completo sobre os custos e também sobre os prazos, resultando em um planejamento eficiente e em uma entrega excepcional para o cliente. 

Gestão de recursos materiais e de mão de obra

Ter a visão do que será utilizado, a quantidade necessária e em qual momento da obra, é uma tarefa árdua. Dimensionar de maneira assertiva os recursos que serão gastos é o primeiro passo para não ter custos inesperados. Ao visualizar o andamento da obra e sua correspondência com os gastos, a gestão de mão de obra, materiais e equipamentos acaba sendo mais assertiva, evitando desperdício e também escassez. 

Previsibilidade de custos 

Gerenciar os gastos e as atividades da obra de maneira constante oferece uma margem de ação importante, afinal, é possível ter uma visão clara do progresso da obra e das despesas associadas. Além disso, os dados relevantes estão disponíveis, facilitando a tomada de decisões. É possível, então, agir com base em informações concretas e evitar surpresas desagradáveis.

Responsabilidade e prestação de contas

O cronograma físico-financeiro permite a atribuição de responsabilidades claras a cada membro da equipe e uma prestação de contas mais eficaz em relação ao cumprimento dos prazos e do orçamento. 

Dessa forma, a área de orçamento e a área de execução conseguem ter uma visão idêntica da obra, sabendo o que deve ser feito, quando deve ser feito e qual o orçamento disponível para tal. Esse alinhamento evita gastos desnecessários, maiores dificuldades no projeto e desvios financeiros. 

Melhoria contínua

A elaboração de um cronograma físico-financeiro é essencial na gestão dos projetos, uma vez que viabiliza a avaliação contínua do andamento da obra, da produtividade da equipe e dos processos existentes. 

Essa análise constante abre caminho para a implementação de melhorias contínuas nos processos de construção, garantindo eficiência, otimização de recursos e a capacidade de responder proativamente a desafios à medida que surgem. É possível então criar uma cultura de aperfeiçoamento constante, essencial para o sucesso de qualquer empreendimento na área da construção.

 

É possível implantar um cronograma físico-financeiro na obra em andamento?

Quando uma obra é iniciada, as ferramentas que serão utilizadas em seu planejamento, cronograma e acompanhamento já foram definidas. Antes mesmo de o projeto começar a ser executado, as soluções escolhidas são alimentadas com as informações relevantes para que as tarefas sejam executadas com riqueza de dados e maior controle.

Uma grande parte das ferramentas utilizadas para planejamento e gestão de obras não são pensadas para o contexto da Construção Civil e, por isso, nem sempre as soluções escolhidas correspondem às expectativas criadas pelas pessoas responsáveis por planejar e gerir a obra. Devido a limitações de sistemas e recursos, algumas ferramentas não entregam a eficiência esperada na execução das tarefas, no controle das atividades e, principalmente, no replanejamento  — atividade recorrente em toda obra. 

Neste caso, seria possível implementar um cronograma físico-financeiro? Ou é melhor continuar trabalhando com uma solução limitada? 

Boa parte das construtoras faz a escolha de seguir utilizando a mesma ferramenta escolhida no início do projeto, adotando outros recursos, como planilhas trabalhosas, para finalizar a obra, com a justificativa de que o tempo dedicado já foi muito extenso e que seria retrabalho mudar naquele momento. O problema é que no começo do próximo projeto a situação se repete e a mudança nunca acontece. 

No entanto, se essas empresas optarem por mudar de metodologia durante a execução da obra, elas podem ganhar eficiência, produtividade e informações mais precisas. Principalmente se implementarem o cronograma físico-financeiro utilizando uma plataforma digital

O desafio de fazer essa alteração com o cronograma físico-financeiro da obra em andamento é grande. É preciso adaptar todo o sistema para uma nova ferramenta, inserir a solução na rotina da construtora e dos profissionais, importar e integrar os dados de uma solução para outra. 

Embora seja necessário lidar com esses processos iniciais, o resultado obtido é muito vantajoso e recompensador. Além disso, a utilização de uma plataforma devidamente adaptada para a Construção Civil trará inúmeros ganhos a longo prazo. 

Alguns dos principais resultados obtidos ao substituir uma ferramenta comum por um cronograma físico-financeiro em uma plataforma digital são: 

  • Planejamento integrado: integra-se de maneira eficiente o planejamento físico e o controle financeiro da obra.
  • Controle de custos: é possível controlar de forma mais precisa os custos ao longo do tempo e identificar exatamente as tarefas correspondentes, evitando surpresas financeiras e estouro de custos.
  • Antecipação de problemas: identifica-se de forma precoce os problemas, o que permite a tomada de ações corretivas antes que eles se tornem críticos.
  • Acompanhamento do progresso em uma tela: é possível visualizar o avanço físico da obra em relação ao planejado, para serem tomadas decisões proativas.
  • Transparência e democratização: torna as informações sobre o andamento da obra e seus custos mais transparentes para todas as partes envolvidas, conectando canteiro ao escritório.
  • Reprogramação e replanejamento rápidos: é possível replanejar a obra em alguns cliques e saber exatamente qual será o custo desta ação. 

A Prevision é uma plataforma de planejamento Lean e gestão de obras em Linha de Balanço que permite a construção do cronograma físico-financeiro em poucos cliques, já que se integra aos principais sistemas de gestão do mercado, como o Sienge. Confira o webinar abaixo para entender como a integração físico-financeira auxilia em uma gestão mais eficiente de obras: 

Conclusão

O cronograma físico-financeiro é uma ferramenta essencial no planejamento e acompanhamento de obras na Construção Civil. Ele alinha o andamento físico da obra com o orçamento, permitindo o controle eficiente dos custos, prazos e recursos. 

Utilizar uma plataforma de planejamento e gestão de obras digital para monitorar o andamento físico-financeiro da obra, garante benefícios significativos para a execução: planejamento eficaz, gestão de recursos, previsibilidade de custos, responsabilidade e prestação de contas e melhoria contínua

Implementar o cronograma físico-financeiro em uma obra em andamento pode ser desafiador, mas os benefícios a longo prazo superam os obstáculos iniciais. Uma plataforma digital adequada para a Construção Civil torna a transição mais suave e proporciona a capacidade de visualizar, reprogramar e aprovar o cronograma com agilidade. Além disso, fornece informações valiosas, métricas e indicadores de desempenho essenciais para a gestão de projetos bem-sucedidos.

Por fim, a adoção de um cronograma físico-financeiro em uma obra em andamento pode levar a ganhos significativos em eficiência, produtividade e controle de custos, tornando-se uma escolha vantajosa para empresas da Construção Civil. Se você gostou do assunto e deseja saber em detalhes como elaborar um cronograma físico-financeiro da obra, clique aqui