Skip to main content

A construção civil é um dos setores mais antigos e tradicionais da indústria. Foi o responsável por proporcionar muitos avanços para a sociedade, mas em algum momento ficou parado na história. Parte disso é responsabilidade dos próprios profissionais, que se recusam a investir em processos mais inovadores. 

Diversas empresas ignoram investimentos, que vão proporcionar ganhos relevantes para seus processos, com a justificativa de não ver o retorno disso. Neste artigo, vamos mostrar como a construtora Pride conseguiu identificar o ROI do investimento em tecnologia em uma dashboard para construção civil. Confira!

O que é uma dashboard para construção civil

Antes de seguir com este conteúdo, é importante explicar do que se trata este termo. Dashboard é uma tela de um software ou ferramenta digital que reúne diferentes informações e dados gerados pela plataforma e mostra um resumo da movimentação do seu projeto dentro daquele cenário. 

No caso da construção civil, a dashboard poderá resumir e reunir em uma única tela todas as informações referentes ao seu planejamento, cronograma, prazos, restrições e até mesmo mostrar a evolução físico-financeira daquele empreendimento. Por meio da metodologia da linha de balanço, a Prevision é uma das plataformas que oferece este acompanhamento via dashboard. Entenda mais a seguir sobre a importância da tecnologia no setor.

Potencial de crescimento digital da construção civil

A construção civil está entre os setores que menos aderiram à transformação digital se comparado a outros segmentos do mercado. Atualmente, o setor perde somente para o ramo de caça e pesca em nível de digitalização.

Quanto mais o setor demora para se desenvolver tecnologicamente, mais limitada é a produtividade das obras e a competitividade das empresas. Essa falta de investimento fez com que o Brasil sofresse uma queda de quase 30% no PIB da construção civil,  entre os anos de 2014 e 2018.

A construção civil ainda possui uma crença de resistência à adoção de novas tecnologias, levando-se em conta o pensamento de que “sempre foi feito sem tecnologia e deu certo” e de que mudar poderia causar um impacto muito grande para as suas rotinas. 

Então, é desafiador para uma grande parte do público entender que isso não significa que não haja espaço para melhorar ainda mais o que já está dando certo inserindo o uso de tecnologias. A baixa digitalização do setor, inclusive, pode se mostrar como uma grande oportunidade para inovar e obter um diferencial competitivo no mercado.

Outra parte desse comportamento de resistência vem da necessidade de fazer altos investimentos e porque o setor tem um ciclo produtivo longo. Uma obra pode levar anos para ser concluída, assim o ROI do investimento em tecnologia é mais difícil de ser mensurado. Difícil, mas não impossível.

Novas tecnologias na construção civil

Inovando na prática: como a Pride faz

Embora grande parte do mercado esteja caminhando em um sentido único, algumas empresas já começam a identificar as vantagens na digitalização, estão na contramão, indo na direção da inovação. 

É o caso da Pride, uma empresa de 8 anos, que atua em alguns segmentos como empreendimentos verticais, horizontais, loteamentos, obras industriais e obras corporativas. A Pride é uma empresa jovem, com gestores jovens, que está muito alinhada com a tecnologia desde o seu nascimento enquanto empresa, e isso facilitou muito do ponto de vista da mentalidade.

“Investimento em tecnologia é importante não só para a parte de projeto e produtos, mas também para os processos. No caso da Prevision, a tecnologia agrega valor ao nosso produto, por isso investimos bastante em tecnologia voltada para processos, além de metodologias construtivas mais industrializadas (pré-fabricados, moldados etc.), plataforma BIM e equipes inovadoras. O caminho é investir em tecnologia, plataforma, pesquisa e desenvolvimento”, explica Janderson Hellmann, Diretor de Engenharia da Pride. 

Utilizar uma dashboard para construção civil permite que a construtora tenha uma visão completa dos processos no escritório e no canteiro de obras, e isso é possibilitado pelo uso de plataformas de tecnologia. Com isso, a empresa também consegue reduzir muito os custos que teria em algumas atividades e com a contratação de profissionais.

“Poderia colocar um estagiário a mais por obra para gerenciar o que a Prevision traz de material, mas não é a nossa visão ficar colocando muita gente em obra. Precisamos automatizar os processos. A Pride investe não só em tecnologia para planejamento, mas também em outras áreas, levando essa visão para todo o cenário” comenta Jackson Zani, Gerente de Engenharia na Pride. 

A grande lição que a Pride deixa é a de que inovação deve ser interpretada como muito mais do que um custo para o negócio, pois é um investimento. Isso porque um erro bastante comum neste processo de avaliação é a falta de análise prévia sobre quais são os gastos e desperdícios das obras, para proporcionar um melhor entendimento sobre as economias que uma dashboard para construção civil pode oferecer, otimizando processos e entregando informações relevantes para o negócio.

Há alguns anos, o setor vem sendo impactado por construtechs, empresas de tecnologia que estão se especializando em soluções para tornar mais produtivo o dia a dia do mesmo. Assim sendo, a conexão com esse tipo de negócio é fundamental para quem quer crescer e ter processos mais eficientes, e pode ser um bom caminho para quem quer começar a inovar mas não sabe como. 

As construtechs trazem consigo a expertise em sua área de atuação, podendo atuar como parceiras do seu negócio ao propor novas ideias. É o que a Pride vem fazendo há alguns anos.  

A atuação dessas empresas não se dá apenas no desenvolvimento de sistemas, mas também de soluções para o uso e otimização do processo construtivo, como kits elétricos e hidráulicos ou de cerâmica. Essas soluções substituem recursos menos eficientes e que acabam gerando mais custos para as empresas. 

Como uma dashboard para construção civil ajuda a entender o ROI do investimento em tecnologia

O principal benefício de adotar um sistema para construção civil, como já foi possível perceber, é a otimização de processos. Através de uma solução que apresente uma dashboard para construção civil é possível fazer análises dos dados que o sistema entrega. Isso permite que a empresa possa pensar em enxugar as despesas ou impedir que mais gastos sejam gerados, sabendo onde há desperdícios, falhas e atrasos.  

Ao eliminar um desperdício, a construtora consegue encurtar um processo. Ou seja, o custo que a empresa teria com mais tempo de obra, mais diárias de profissionais e equipamentos, mais materiais e mais recursos, são eliminados com o processo que o sistema reduziu. Adicione-se a isso também os custos fixos, como as horas de funcionários não trabalhadas, contas de água, luz e investimentos na segurança do trabalho.

“Esta é a lógica de investir em tecnologia vs contratar mais pessoas, mais materiais, mais equipamentos etc.”, complementa Jackson Zani.

Para Janderson Hellmann o maior desafio para adotar uma solução que disponha de uma dashboard para construção civil nas empresas é “ter alguém dentro para abraçar a causa e ir até o final com a compra. As empresas têm medo do investimento, se vão dar continuidade no processo”.  Por isso, é fundamental que as empresas tenham mais profissionais com uma mente inovadora.

Estar alinhado e atento às principais tendências, estudos e pesquisas sobre inovação no setor podem ajudar as empresas a desenvolver uma cultura mais inovadora.  E a Pride já está investindo também neste ramo.

“A primeira linha de pesquisa e desenvolvimento da área de P&D da Pride que está sendo estruturada será a parede de concreto. Ao implementar novos processos em nossas rotinas é importante lembrar de que existe todo um estudo e instrução de serviço que precisam ser pesquisados. 

Estudos para reduzir custos, tipos de muro de fachada etc. Temos uma equipe específica voltada para pesquisa e inovação, que traz soluções, faz comparações com estudos de custos, e tudo isso faz parte de uma mentalidade de inovação e de trazer cada vez mais a tecnologia para a construção civil pensando no retorno financeiro que isso vai gerar para a construtora”, explicam os dois executivos da Pride.
Quer saber como a Prevision ajuda a entender o ROI de investimento em tecnologia? Converse com nosso time de especialistas.

demonstração prevision