Skip to main content

Planejamento de construção é um processo fundamental para o projeto de qualquer obra. Não é possível iniciar uma obra sem antes ter um planejamento completo e alinhado. A importância do alinhamento se dá porque mesmo sendo necessário para o desenvolvimento da obra, quando mal executado ou mal gerenciado, o planejamento pode gerar falhas no processo.

A falta de alinhamento com as outras áreas envolvidas e de etapas bem distribuídas e direcionadas pode causar atrasos na obra, gastos excessivos com materiais, problemas com a contratação de mão de obra e fornecedores, dentre outros. Neste artigo, você vai entender a importância e as principais etapas de como fazer um bom planejamento de construção.

O que é o planejamento de construção?

O planejamento de construção é a segunda fase do projeto gerencial de uma obra. Depois de construir o orçamento, o profissional vai definir quais são as etapas de cada fase da obra, materiais, fornecedores, mão de obra e equipamentos que serão necessários em cada uma delas. 

Planejar uma obra não é uma tarefa simples, o responsável por essa atividade precisa ter uma visão macro e micro dos processos de construção. Em geral, as empresas utilizam seu histórico de obras para embasar novos planejamentos e entender o que precisa ser feito, mas cada projeto pode apresentar características diferentes, particularidades e necessidades específicas. 

Ainda assim, informações específicas são de conhecimento apenas de quem vive o dia a dia da obra, e esse é um grande desafio para o profissional de planejamento. Por isso, agregar informações e experiências de vivência em outras áreas pode contribuir muito para o desenvolvimento do planejamento de construção. 

O envolvimento de outros profissionais, principalmente aqueles que estão diariamente no canteiro de obras, vai oferecer informações e insights importantes para a construção do planejamento. 

Trabalhar de forma integrada evita falhas, atrasos, desperdícios e permite à construtora ter um processo mais eficiente, inteligente e alinhado com os objetivos do negócio. A seguir, você vai ver as dicas do engenheiro civil e especialista em Lean Construction Sérgio Kemmer para fazer um planejamento de construção completo e alinhado.

6 dicas para montar um planejamento eficiente para a sua obra

Sérgio Kemmer está há quase 20 anos no mercado, trabalhando com o propósito de disseminar a filosofia Lean na construção civil. O PhD em Lean Construction presta consultoria para empresas, oferece treinamentos e cursos para quem quer aprender mais sobre a filosofia ou aplicá-la em seu negócio. 

O especialista defende que um planejamento eficiente é aquele que ajuda no desenvolvimento de uma obra mais sustentável. Embora afirme que a filosofia Lean em si transmite uma ideia simples, também alerta que leva tempo para ser implementada, pois exige uma mudança de cultura e mentalidade dentro das empresas. Aí vão as dicas:

Estratégias e objetivos alinhados

Antes de mais nada, a empresa deve ter bem claro quais são os seus objetivos e as estratégias que pretende utilizar no desenvolvimento da obra. Em seguida, observar se ambos estão em conformidade e atendem aos propósitos macro do negócio.

Planejamento e controle são processos

O planejamento e o controle de obras devem ser vistos pela construtora como processos com diversas etapas importantes, e onde cada uma delas deve ser bem executada para gerar o resultado esperado no final da cadeia. 

A filosofia Lean defende que os processos na construção civil devem ser enxutos, reduzindo etapas que não são necessárias. Porém, isso não quer dizer que tarefas estratégicas devem ser negligenciadas. A organização desses processos vai mostrar o que é ou não relevante para a obra.

Trabalho colaborativo

Kemmer explica que “o planejamento deve ser um processo colaborativo, o coordenador de planejamento não deve empurrar o planejamento para outras equipes executarem”. 

Todos que participam do processo — como engenheiro de obra, mestres de obra, encarregados, subempreiteiros, e até engenheiros responsáveis por outras obras que atuem dentro da mesma construtora — podem e devem ser envolvidos e integrados na elaboração do planejamento.

A união desses profissionais, com vivências diferentes e visões múltiplas dos processos tem muito a agregar para o planejamento de construção. 

Uso de dados

Uma inteligência de dados permite a antecipação da visão de eventos futuros que podem prejudicar o andamento da obra. Por exemplo, períodos do ano em que há maior incidência de chuvas, previsão de datas ou eventos que possam paralisar as obras por alguns dias, como feriado, Carnaval, festas de final de ano etc.

Essas informações devem ser usadas para que o profissional de planejamento consiga avaliar os impactos para a construção e ajustar seu cronograma para evitá-los

Visualização facilitada 

O planejamento de construção deve ser elaborado de modo a proporcionar uma visualização facilitada para todos os envolvidos no projeto. Em geral, as construtoras utilizam algum software para fazer o planejamento de construção. O ideal é buscar uma solução simples, visual e que seja atualizada em tempo real.

Nível de detalhamento

O nível de detalhamento das atividades deve ser menor em planejamentos muito longos. O detalhamento deve ser feito quando o evento estiver se aproximando. Como o ambiente da construção civil é complexo, Kemmer recomenda a criação de níveis de planejamento.

“Uma estratégia que eu sugiro, com base no sistema Last Planner, é a de criar níveis de planejamento (longo, médio e curto prazo). O longo prazo é o planejamento estratégico da obra toda, que pode ser feito com diferentes ferramentas e utilizando a metodologia da linha de balanço, por exemplo. O médio prazo é mais tático e o curto prazo é mais operacional. A divisão do planejamento de construção em níveis hierárquicos é o melhor caminho para lidar com as incertezas”.
Quer entender melhor sobre a Linha de Balanço que Sérgio Kemmer menciona? Veja como construir e analisar uma linha de balanço na construção civil.