Skip to main content

Dentre as diferentes possibilidades para a gestão de projetos na construção civil, o planejamento físico de obra é um dos que apresenta os maiores desafios. Isso porque consiste na aferição prática  entre o que foi planejado e executado no projeto, o que muitas vezes não está em equilíbrio devido aos diferentes fatores internos e externos inerentes ao processo.

Fazer esse acompanhamento é fundamental para garantir que a obra seja conduzida corretamente e entregue no prazo definido inicialmente. Além disso, contribuir para minimizar prejuízos de recursos, mão de obra e tempo. 

Assim, o seu planejamento físico de obra deve estar sempre conectado ao que está sendo feito efetivamente para garantir que os recursos estão sendo bem aproveitados. Neste artigo, você vai entender melhor sobre a importância do planejamento físico da obra e como acompanhar em seu projeto. Confira!

O que é planejamento físico de obra?

Planejamento de obras é um conceito que diz respeito ao levantamento de todas as atividades e prazos que devem ser realizados no projeto, antes, durante e depois da execução efetivamente. O profissional de planejamento faz uma lista com essas tarefas, a relação de dependência entre elas, prazos para executar cada uma, quantos e quais profissionais serão necessários e os materiais. 

O primeiro passo de um planejamento é fazer a avaliação de viabilidade técnica da obra. Para isso, o engenheiro responsável avalia se a obra se enquadra no orçamento disponível para a obra e se o terreno é aplicável para aquele tipo de construção.

A etapa seguinte consiste em fazer um trabalho orçamentário, onde são calculados os custos operacionais da obra, os materiais necessários, mão de obra, equipamentos etc. Nessa fase, é preciso fazer a agregação de custo de cada atividade. Isso quer dizer estimar o custo para o pacote de trabalho que será realizado. 

A agregação de custo serve para dar peso para os processos do cronograma, pois cada parte do projeto tem um custo e o valor previsto pode ser diferente do custo real. Isso porque o valor e os recursos investidos podem ter vindo de diversas fontes, como por exemplo uma permuta ou parceria. No entanto, para adequar futuramente o seu planejamento físico de obra, será fundamental ter um mapeamento sobre esses custos.

Por fim, o engenheiro desenvolve um cronograma com as datas para a execução de cada etapa da obra. Esse cronograma será usado no controle de obras para acompanhar a evolução do projeto, e é nesse momento que o planejamento físico da obra entra, acompanhando se o que foi planejado é o que está sendo executado. 

cronograma visual de obras

Por que o planejamento deve ser desenvolvido antes de começar a obra?

O planejamento vai guiar cada etapa da obra. Sem um planejamento detalhado, a obra tende a ser iniciada sem um direcionamento estratégico e organizado, o que pode levar a custos elevados e desnecessários, causando forte impacto no orçamento e até no prazo de entrega. Por isso, nenhuma obra deve começar sem ter um planejamento definido. 

A partir da definição do planejamento, o engenheiro consegue identificar qual é a curva S do projeto, ou, valor planejado. Ou seja, o valor previsto para o projeto, baseado no tempo de execução e nos recursos utilizados

Ao longo da execução, será analisado dentro do planejamento físico de obra o valor agregado, que diz respeito ao que foi feito de fato e mostra se determinada etapa foi concluída no prazo, utilizando os recursos que foram definidos no planejamento

De forma prática, o valor agregado é uma excelente ferramenta para contribuir no planejamento físico de obra, pois revela se este está sendo efetivo ou se é necessário fazer alterações, isso quer dizer re-planejar. 

Ponto de atenção: para que essa avaliação seja feita, o engenheiro precisa fazer o acompanhamento da obra, por meio da medição. Neste processo, a construtora vai até o canteiro de obra avaliar o que já está concluído, por meio da aferição de avanço do físico-financeiro.

Os benefícios que o planejamento oferece para obra

A empresa, os profissionais e os clientes têm muito a ganhar com um planejamento físico de obra, confira alguns dos benefícios:

  • permite que cada uma das etapas seja desenhada antecipadamente;
  • proporciona um estudo e a escolha das melhores tecnologias e metodologias para cada tipo de projeto;
  • aumenta a produtividade da equipe;
  • melhora a gestão do tempo e dos cronogramas;
  • os dados do planejamento permitem que um cálculo de mão de obra seja apurado;
  • otimiza o investimento em profissionais, equipamentos e recursos;
  • potencializa o resultado das entregas;
  • reduz os custos e o desperdício, mesmo diante de imprevistos;
  • aumenta a satisfação dos clientes.

Mesmo que alguma etapa não saia como planejado, o engenheiro consegue fazer ajustes para otimizar o planejamento e impedir que outros imprevistos atrapalhem as entregas. 

Desafios de um planejamento físico de obra

Um dos maiores desafios na elaboração de um planejamento físico de obra é a conexão entre as informações. Depois que o planejamento e o cronograma são finalizados e a obra é iniciada, é preciso fazer o acompanhamento, certificando-se de que tudo está sendo executado dentro do planejado. Porém , a falta de integração de informações pode prejudicar o projeto.

Como o escritório e o canteiro de obras trabalham separadamente, falhas de comunicação ou atualização de status da obra podem acontecer frequentemente. Além disso, grandes períodos de tempo entre uma medição e outra podem prejudicar a visualização real do projeto. 

Assim, é fundamental pensar que o andamento da obra deve estar sempre conectado ao cronograma e ao planejamento, permitindo que as informações sejam disponibilizadas para todos em tempo real. Dessa forma, não importa onde os profissionais estarão, todos terão acesso às informações atualizadas e sabendo exatamente o que está acontecendo, e é possível tomar decisões mais estratégicas, de acordo com cada situação. 
Quer entender ainda mais sobre os desafios de um planejamento físico de obra? Confira neste conteúdo.