Skip to main content

Ferramentas para integração de dados no canteiro

Quem tem experiência em planejamento, acompanhamento, gestão e controle de obras sabe os desafios enfrentados. Para seguir o cronograma e manter o orçamento planejado, é preciso que a integração da equipe e a troca de informações sejam impecáveis.

A prática, porém, é mais difícil que a teoria. A comunicação entre canteiro e escritório é um desafio e há uma infinidade de novas situações a serem consideradas todos os dias. Para dar conta de tudo, uma ferramenta de integração de dados pode ser a resposta!

Os benefícios de uma ferramenta de integração de dados na gestão de obras

Boa sintonia entre todas as áreas e todas as pessoas envolvidas na obra é fundamental para uma gestão efetiva. A colaboração entre equipes de obra, suprimentos, financeiro, comercial, entre outros setores é essencial.

Cada colaborador precisa entender como seu trabalho impacta no restante da equipe e os diversos setores precisam falar a mesma língua. Portanto, antes de contar com qualquer ferramenta, é preciso implementar na cultura da empresa a importância do compartilhamento de informações entre os diversos setores de forma rápida e fácil.

A partir desse entendimento, o uso de uma ferramenta de integração de dados pode facilitar a gestão da obra de diversas formas. Com ela, todos os setores têm acesso aos dados da obra simultaneamente, e essa sintonia é otimizada. Alguns exemplos de benefícios alcançados são:

  • maior comunicação entre as áreas;
  • melhoria dos processos de gestão;
  • decisões tomadas com mais previsibilidade baseadas em dados atuais;
  • maior produtividade;
  • menos desperdício de recursos.

A tecnologia como chave para melhores resultados na construção civil

Enquanto outros setores estão altamente digitalizados, a construção civil ainda está muito atrás engatinhando nesse sentido. Muitos dados acabam sendo perdidos devido ao uso de ferramentas ultrapassadas. Em tempos de revolução digital, o tratamento e uso de dados são pré-requisitos para alcançar melhores resultados. A quantidade de informações geradas em um canteiro de obras vai além da capacidade de processamento de qualquer pessoa.

Felizmente, a tecnologia já se encarrega dessa tarefa. Com uma ferramenta de gestão de dados, informações geradas pelas áreas técnica, financeira, comercial, entre outras, são reunidas em um só lugar. Mais do que reunidas, elas podem ser processadas e apresentadas de forma que realmente gerem resultados de impacto para a empresa entregando mais domínio na mão de quem está construindo. 

Como o software Prevision torna a integração de dados mais prática

O software Prevision oferece suporte para o planejamento e a gestão de obras, garantindo maior previsibilidade, agilidade e mobilidade para o projeto e a equipe. Alguns exemplos práticos das funcionalidades são:

  • Dados centralizados em um único local, garantido acesso à informação sempre atualizada e de forma rápida;
  • Consolidação e integração de dados de diferentes áreas, por exemplo, a conexão das informações do andamento da obra com o fluxo econômico;
  • Os dados gerados dentro do software Prevision podem ser utilizados de diferentes maneiras e exportados para outras aplicações como Excel, ERPs e softwares de BIM. Dessa forma, as informações podem ser manipuladas pela empresa da melhor maneira, ampliando as possibilidades de uso dos dados.

Esses são alguns exemplos, mas o software Prevision pode fazer muito mais por você e sua equipe. Quer ver na prática como a plataforma auxilia no planejamento, acompanhamento e controle das suas obras? Clique aqui e assista a uma demonstração da Prevision agora mesmo!

demonstração prevision