Skip to main content

A adoção de software para gerenciamento de obras é algo relativamente novo na construção civil. Por muitos anos, o setor foi considerado como um dos menos digitais da indústria, perdendo apenas para a agricultura e a caça. A informação é de um estudo conduzido pela McKinsey & Company.

Desde que o estudo foi publicado, em 2016, muita coisa mudou. Principalmente com a chegada da pandemia, que mostrou a urgência da digitalização nas empresas. Aquelas que não estavam preparadas digitalmente foram as mais impactadas pela crise causada pelo vírus. 

Adotar um software para gerenciamento de obras se tornou essencial para as empresas que querem crescer e continuar atuando em qualquer cenário. Neste artigo, você vai descobrir como a tecnologia ajuda o seu negócio e vai conhecer a solução da Prevision. Confira!

Como um software para gerenciamento de obras ajuda a construção civil

Antes mesmo das atividades serem interrompidas pela pandemia, a 23ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC, mostrou o interesse de executivos do setor em investir em inovação. De acordo com o levantamento, 77% dos CEOs de empresas de engenharia planejavam evoluir seus processos por meio da Indústria 4.0 para ter maior eficiência operacional.

Diversos gestores já haviam entendido que a tecnologia é fundamental para a evolução dos processos e dos negócios. Os benefícios com a redução de custos, aumento da eficiência, eliminação dos atrasos são apenas alguns exemplos do que as empresas começaram a perceber. 

Em outro relatório, a McKinsey previu que a construção civil passaria por grandes mudanças na próxima década. De acordo com a consultoria, a maior parte dos problemas causados pela pandemia seriam resolvidos com investimento em tecnologia. 

O uso de ferramentas digitais e inovadoras permitiu que, nos primeiros meses de isolamento e mesmo com as paralisações, as empresas continuassem atuando. O desenvolvimento de diversas atividades só foi possível porque as equipes conseguiram se comunicar a distância.

Sem um sistema como esse, as empresas dependem de diversos recursos, muitas vezes que não permitem integração, para realizar cada tarefa. Depois, os dados e informações dessas tarefas precisam ser reunidos manualmente para que comparações e análises sejam feitas. Ou seja, exige-se mais tempo dos profissionais, aumentando as chances de erros em cada atividade. 

Conheça a seguir a plataforma da Prevision, para gestão e planejamento eficiente de obras, e veja como reunir todas essas necessidades em um só lugar.

Conheça a plataforma da Prevision

Um exemplo de software para gerenciamento de obras que auxilia construtoras com projeto e execução da obra é a plataforma da Prevision. Com a ferramenta, a construtora consegue organizar todos os processos da obra, tendo maior previsibilidade sobre o que pode acontecer com o projeto. Veja a seguir como a plataforma da Prevision pode ajudar a sua obra!

Planejamento de obras

Com a ferramenta, a elaboração do planejamento é feita em poucas horas. A construtora pode usar o histórico de suas obras anteriores para desenvolver o planejamento e os profissionais da obra também têm acesso a essa etapa. 

Assim, o resultado é um levantamento com maior fidelidade aos processos reais. Caso seja necessário replanejar, o engenheiro consegue refazer o planejamento em poucas horas.  

Com a Prevision, a construtora também consegue se adequar com maior facilidade a projetos padronizados. Um exemplo é o caso do Casa Verde e Amarela, antigo programa Minha Casa Minha Vida. Veja como!

Cronograma de obras

A partir da construção do planejamento, o engenheiro é capaz de estruturar o cronograma de obras facilmente, pensando estrategicamente em cada etapa e suas necessidades. Adotando a técnica da Linha de Balanço, o gestor consegue ter uma visualização mais clara dos impactos das atividades para cada fase.

Isso porque, com a Linha de Balanço, o avanço da obra é atualizado automaticamente no cronograma da obra. Ou seja, o atraso em uma tarefa impacta diretamente na condução de outra e o engenheiro tem essa informação consultando a dashboard da plataforma.

dashboard prevision
Software Prevision

Medição de obras

Essa é uma das etapas mais críticas da obra, pois exige que os engenheiros façam visitas frequentes às obras e nem sempre isso é possível. Com o software para gerenciamento de obras da Prevision, a construtora conta com um aplicativo que permite fazer medições com mais precisão e agilidade.

Dessa forma, a cada entrega de serviço, o próprio mestre de obras pode atualizar as informações dentro do aplicativo. Os dados são enviados para a plataforma em tempo real, que atualiza as informações do cronograma.

Gantt para Linha de Balanço

Na Prevision, é possível importar o cronograma feito em Gantt e transformá-lo em Linha de Balanço. Dessa forma, a empresa vai:  

  • ter uma visualização simples e fácil dos fluxos e ritmos da obra;
  • saber o que vai ser realizado, quando e onde;
  • manter a uniformidade na entrega dos serviços;
  • reduzir a ociosidade, aumentando a produtividade;
  • otimizar o uso dos recursos;
  • e diminuir o tempo de duração do projeto com a alocação dos recursos.

Com a transposição do planejamento em Gantt para Linha de Balanço, a empresa tem uma visualização melhor dos pacotes de trabalho, com o detalhamento das tarefas. O software para gerenciamento de obras Prevision permite uma análise facilitada dos fluxos de serviços. Pode-se ainda realizar o gerenciamento das folgas e ritmos da obra

A partir de um cronograma visual, o gestor consegue saber onde começa cada tarefa e quais são as folgas entre as atividades. Essas informações vão ajudar o gestor a entender quando e onde é possível eliminar as folgas para otimizar os prazos de entrega.
Saiba como a Prevision pode ajudar nos projetos da sua construtora. Experimente agora!

demonstração prevision