Skip to main content

A função do planejamento e do cronograma de obras é prever o tempo e os recursos que serão necessários para a execução do projeto. Para isso, definem-se quais são os passos que devem ser realizados em cada etapa. Na teoria, este processo funciona muito bem, mas, na prática, a visão não é tão clara. Assim, segundo Leonardo Kock Adriano, Diretor da Methodo Engenharia, o uso da linha de balanço na construção civil “demonstra visualmente e com transparência o tempo e espaço de cada pacote de tarefa”.

Na prática, a linha de balanço mostra quais são as próximas etapas de projeto de forma clara e atualizada constantemente. Além disso, envolve todos os profissionais do projeto no desenvolvimento do cronograma.

“Entendemos que, entre as boas práticas para a construção de uma linha de balanço, estão o engajamento da equipe envolvida, a definição de marcos, lotes de produção e uso adequado e prudente de pulmões (buffers)”, afirma Leonardo. Assim, com o uso da linha de balanço na construção civil, a atividade deixa de ser uma função exclusiva do profissional de planejamento, que muitas vezes não está vivendo o dia a dia da obra, e passa a ser compartilhada com quem está nessa lida diária.

Veja, neste artigo, como construir e analisar uma linha de balanço da construção civil.

 

Por que usar a linha de balanço na construção civil?

A linha de balanço na construção civil é uma técnica usada no planejamento e controle de prazos. Seu principal objetivo é organizar e planejar os locais da obra no tempo, ou seja, ao invés de organizar o cronograma por serviço, eu o organizo por lugar. Isso torna a Linha de Balanço a metodologia perfeita para projetos com padrões de repetição. Ou seja, projetos onde um lote de serviço será realizado repetidamente, como é o caso de empreendimentos verticais com pavimentos tipo, rodovias em trechos iguais, pontes, túneis, entre outros.

Para o engenheiro, essa técnica é bastante benéfica, pois proporciona uma visão ampla do que está em execução e ainda precisa ser realizado, permitindo uma visualização clara de o que precisa ser feito, em cada lugar da obra e em cada momento

Outra vantagem elencada por Leonardo com relação à metodologia é a de que ela se alinha com a filosofia de Lean Construction (construção enxuta), tornando o processo mais ágil e ajudando a eliminar os desperdícios e remover restrições que podem existir ao longo da execução do projeto.

“Com a adoção dessa ferramenta as tarefas do cronograma da obra seguem fluxos de produção definidos, buscando a eliminação do tempo ocioso entre as tarefas e assegurando a sincronicidade e redução da variabilidade de recursos (tanto de material quanto de mão de obra)”, explica.

Além disso, a linha de balanço na construção civil permite uma visualização rápida do impacto das decisões tomadas, tornando a gestão da obra mais dinâmica e permitindo que os planos de ações sejam realizados de forma rápida e assertiva. Assim, é possível minimizar os impactos nos atrasos do cronograma.

Dentro da tecnologia da Prevision, uma facilidade a mais proporcionada é com relação à simulação de cenários, onde o gestor e toda a equipe podem acompanhar em tempo real toda a evolução da obra e identificar possíveis gargalos para já solucioná-los com antecedência.

Dicas para construir e aplicar uma linha de balanço na construção civil

De acordo com algumas dicas de Leonardo Kock, mostramos a seguir os principais passos gerais que podem guiar a montagem de uma linha de balanço na construção civil.

 

Defina a Estrutura Analítica do Projeto

A estrutura analítica do projeto (EAP) deve ser a primeira a ser definida.  Nesta etapa, é feito um processo de subdivisão das entregas, que devem ser concluídas no período e de todos os componentes menores, para que possam ser facilmente gerenciáveis.

 

Defina as repetições do projeto

O próximo passo é definir as repetições do projeto, ou seja, os pacotes de trabalho, além de determinar em qual sequência devem ser realizados e o tempo de ciclo de cada pacote, de acordo com a produtividade e o processo construtivo. Essa tarefa vai permitir que o planejamento seja conduzido conforme as dependências de cada fase.

 

Facilite a comunicação entre os setores envolvidos

Na maior parte dos casos, o desenvolvimento do planejamento é uma etapa em que apenas o profissional responsável atua na definição dos processos e cronograma. Isso acaba causando um grande problema no futuro, pois nem sempre o profissional de planejamento tem uma visão clara do dia a dia da obra.

Assim, segundo Leonardo, o ideal é que todos tenham acesso à ferramenta de linha de balanço, de forma clara e transparente, para que consigam acompanhar o que foi definido e saber exatamente quais são as próximas fases da obra. Por isso, é importante fazer uma boa escolha na hora de definir a ferramenta que será usada. 

 

Faça o replanejamento das atividades

A ferramenta de linha de balanço na construção civil permite ainda que as atividades que não foram iniciadas ou concluídas sejam replanejadas. Por meio de uma análise rápida e dinâmica dos imprevistos, entregue pela própria ferramenta, é possível responder imediatamente com ações mais estratégicas e um novo planejamento.

 

Simule cenários e visualize os impactos

Conforme mencionado anteriormente, a linha de balanço na construção civil pode ser utilizada também para  visualizar os impactos do ritmo da obra antecipadamente. “Ao ser vinculada ao orçamento, a linha de balanço também permite analisar como o fluxo da obra pode impactar nos desembolsos, proporcionar melhorias, agilizando a tomada de decisões”, acrescenta Leonardo.

 

Escolha a ferramenta certa

Para utilizar a linha de balanço na construção civil, a abordagem pode ser feita em ferramentas de planilhas, como Microsoft Excel. Porém, esse recurso não proporciona todo o potencial que a técnica oferece, principalmente porque as informações não são atualizadas em tempo real e dependem de uma alimentação manual.

Com a solução da Prevision, a equipe tem acesso a uma Linha de Balanço interativa, que permite replanejamentos rápidos, simulação de cenários e com uma dashboard integrada permitindo atualizações periódicas, informações centralizadas e online. Além disso, pode ser utilizada no computador ou  no smartphone e tablet. Assim, todos os responsáveis ficam conectados com os prazos e objetivos do projeto.

“A linha de balanço criada pela Prevision quebra uma barreira nas empresas de construção civil: a idealização de que o cronograma é do setor de planejamento. É nítida a descentralização das informações e todos se tornam responsáveis, visando um único objetivo: entregar a obra dentro do prazo”, comenta Leonardo sobre os resultados na sua construtora.

 

Como analisar a linha de balanço na construção civil

A análise das atividades do pacote de trabalho de uma linha de balanço é fundamental. Fazer o sequenciamento e ritmo desses pacotes no ciclo da obra também. Essas atividades entregam informações importantes sobre os gargalos enfrentados na produção.

Depois de validar as informações, é necessário segmentar a análise da linha de balanço para um horizonte de médio prazo, removendo todas as restrições para início de cada tarefa. O objetivo é que no curto prazo, como o período de uma semana, seja possível executar todas as atividades previstas no cronograma.

Depois de consolidar os três níveis do planejamento: longo, médio e curto prazo, o gestor consegue ter uma produção mais segura, tornando o planejamento de curto prazo mais eficaz, assim como o Percentual de Planejamento Concluído (PPC).

As obras que utilizam a linha de balanço conseguem ter uma eficácia maior no planejamento de curto prazo, medido pelo PPC. A metodologia adere aos conceitos de Lean Construction e torna a comunicação mais fácil entre os envolvidos, deixando claro as atividades que devem ser executadas e evitando falhas de entendimento dos processos.
Quer começar a usar a linha de balanço na construção civil? Conte com a ajuda da Prevision. Acompanhe o blog e converse com nossos especialistas, saiba como podemos ajudar!