Skip to main content

Identificar gargalos de sua obra com mais facilidade, ajustar as etapas do projeto em segundos e testar cenários por meio do replanejamento em apenas um clique. Com a versão gratuita da plataforma da Prevision é possível transformar um projeto Gantt, do MS Project, em Linha de Balanço em poucos segundos!

Isso não é um sonho. Você ganhará tempo e produtividade com o planejamento em Linha de Balanço, além de identificar possibilidades de otimização no seu sistema de gestão de obras. 

Através de um modelo construído em Project, a versão gratuita da plataforma da Prevision permite que a construtora conheça os benefícios da Linha de Balanço e veja como é fácil manusear a ferramenta para planejamento. 

Conheça mais sobre esses e muitos outros benefícios de substituir o uso do método de Gantt pela Linha de Balanço lendo este artigo, e experimente agora mesmo por 7 dias sem custos!

Projeto Gantt vs Linha de Balanço

Para contextualizar os ganhos da versão gratuita da plataforma da Prevision, é importante conhecer o cenário de uso das diferentes metodologias. 

No Brasil, a metodologia de Gantt é uma das mais utilizadas no planejamento de obras, sendo o MS Project o principal software especializado. Apesar da sua popularidade, o método vem passando por revisões e questionamentos no setor.  Isso porque, com o formato de projeto Gantt construído no MS Project:

  • é mais difícil visualizar o fluxo de trabalho do empreendimento; 
  • não é possível ver com facilidade as atividades e suas dependências; 
  • o controle da produção tende a ficar concentrado nos subprocessos individuais e não no processo global, tendo um impacto limitado na eficiência global; 
  • e não são considerados os fluxos físicos entre as atividades, apesar de a maior parte dos custos ser originada dos mesmos.

Ou seja, perde-se muito em tempo e produtividade quando se fala em analisar cronograma e planejamento no Project. Como alternativa, muitas empresas do setor já utilizam a Linha de Balanço. Esta metodologia torna o fluxo de trabalho mais ágil e produtivo, pois o cronograma de obra é atualizado conforme o andamento da obra.

A Linha de Balanço permite, entre outros ganhos:

  • visualizar os fluxos e ritmos da obra com mais facilidade;
  • saber onde, quando e o que vai ser realizado;
  • manter uma produção uniforme;
  • aumentar a produtividade eliminando a ociosidade;
  • otimizar o uso dos recursos;
  • e reduzir a duração do projeto alocando os recursos de forma racional.

Para aprofundar mais nestes benefícios, a Prevision organizou um webinar com a participação de duas empresas da construção civil. Durante o evento, os profissionais mostraram, através da aplicação na prática, alguns dos benefícios de transformar um planejamento de Gantt para Linha de Balanço.

Ao longo de sua fala, o primeiro convidado, Renato Mariz, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, trouxe 6 dicas incríveis para implementar a linha de balanço com uma visão mais estratégica.

Já o Gualter Afonso Jr., diretor de operações da Alphaville Urbanismo, dividiu com os participantes as boas práticas que ajudam com as obras e consequentemente nas estratégias da empresa. Confira! 

Benefícios de usar a Linha de Balanço

A versão gratuita da plataforma da Prevision permite que o projeto Gantt do MS Project seja transformado em Linha de Balanço, sem perder nenhuma informação do planejamento. Ao utilizar esta metodologia a sua construtora ganha ainda: 

  • 48 vezes mais agilidade em replanejamentos;
  • cronograma de obras até 25 vezes mais visual;
  • 4 vezes mais chances de reconhecer e corrigir um problema;
  • 20 vezes mais agilidade;
  • 100 vezes mais resultados nos projetos

Além destes benefícios, com a Linha de Balanço a sua construtora tem uma visualização da obra no tempo e no local em que ela precisa ser executada. Com isso, consegue reduzir desperdícios, diminuir o número de processos e atividades realizadas e garantir que a sua equipe está atuando de forma mais produtiva.  Se você já trabalha ou deseja implementar técnicas de Lean Construction, a Linha de Balanço tem muitas vantagens para oferecer!

Para quem constrói seus planejamentos no formato de projeto Gantt, do MS Project, uma dúvida comum é como transformar esta estrutura em Linha de Balanço. Até pouco tempo atrás o processo não era simples. Mas hoje é possível fazer isso em poucos segundos, com soluções automatizadas, que utilizam da tecnologia e inovação para otimizar a construção civil. 

Pensando nisso, a Prevision acaba de lançar uma versão gratuita que permite transformar qualquer projeto Gantt do MS Project em Linha de Balanço. Os modelos disponibilizados pela Prevision permitem que a sua construtora faça os testes durante 7 dias sem custo e confira os benefícios. Continue a leitura e veja como isso é possível!

Conheça a versão gratuita da plataforma da Prevision

Você pode testar tudo isso que mostramos neste conteúdo durante sete dias, de forma gratuita! Nessa versão da plataforma da Prevision, você pode utilizar um dos modelos fornecidos pela Prevision para transformar um Projeto Gantt do MS Project em Linha de Balanço. Durante o período de testes gratuitos, além de conferir a simplicidade e usabilidade da ferramenta, você poderá:

  • identificar gargalos com mais facilidade;
  • ajustar as etapas em segundos;
  • tornar o cronograma mais visual;
  • testar cenários replanejando as atividades com 1 clique;
  • testar, na prática, os benefícios da Prevision.

Como fazer? É só baixar e começar a utilizar!

O processo para a transformação é muito simples e fácil! Basta baixar um template fornecido pela Prevision e converter o seu MS Project em Linha de Balanço automaticamente. Não é preciso realizar nenhum tipo de ajuste nos formatos para concluir a importação para a ferramenta. Tudo mais ágil e prático desde o primeiro contato! Confira a seguir o passo a passo!

1. Preencha seus dados nesta página;

2. Baixe o template da Prevision, que seja semelhante ao tipo de obra de sua construtora;

3. Após o download do arquivo .mpp feito, clique em “importar”, selecione o arquivo e pronto!

Muito fácil né? Agora, você poderá conhecer mais sobre a Linha de Balanço e a solução da Prevision através dos modelos disponibilizados na versão gratuita. Tudo muito mais intuitivo, rápido, eficiente, e o melhor, sem custo! Quer ter mais previsibilidade na sua obra e conseguir ajustar os prazos para fazer entregas em menos tempo? —> Aproveite o teste de 7 dias da versão gratuita da plataforma da Prevision!

ganttolob