Skip to main content

O trabalho no canteiro de obras poderia ser mais produtivo se os profissionais não tivessem que dedicar tanto tempo a determinadas atividades. Preparar a massa, subir uma parede alinhada e passar fios por tubulações são processos que exigem tempo e poderiam ser eliminadas com a construção off site.

Na construção off site nada disso é necessário, pois parte do projeto é desenvolvido fora do canteiro. A obra recebe os recursos e os profissionais precisam montá-los apenas. Isso reduz os erros, as perdas e os desperdícios. Neste artigo, você vai conhecer melhor sobre projetos modulares que utilizam a construção off site. Confira! 

Construção off site: o que é e como funciona

Construção off site na tradução literal é construção fora do local. Ou seja, quando os componentes construtivos são produzidos em outro ambiente e, depois de prontos, são levados para a obra para serem instalados.

De acordo com um levantamento da Markets and Markets, a construção off site vai crescer 5,75% ao ano, de 2020 a 2025. Tudo isso porque esse modelo de construção proporciona uma redução de prazos que vai de 30% a 50%. Isso sem falar na qualidade, que é superior ao modelo tradicional, além de proporcionar maior previsibilidade e redução de desperdícios.

Na construção off site, os componentes são produzidos em um ambiente controlado, utilizando materiais de alta qualidade, seguindo as normas e os padrões do setor. Esses componentes podem ser construídos com aço, madeira, concreto ou outros recursos.

Dessa forma, quando chegam no canteiro de obras os profissionais precisam fazer a instalação. O processo construtivo se torna mais rápido e menos custoso, pois não há perdas ou prejuízos pelo uso excessivo de materiais. 

Exemplos de uso da construção off site

Os projetos modulares podem ser aplicados em diferentes etapas da obra. Desde a montagem do canteiro, até a fase de instalações elétricas e hidráulicas. Veja a seguir alguns exemplos de como a construção off site pode ser adotada em sua construtora.

Canteiro de obras

No canteiro de obras existem diversos ambientes que podem ser construídos em projetos modulares. Como é o caso de almoxarifados, depósitos, vestiários e refeitórios. Utilizando uma construção off site, é possível mudar de local sempre que for necessário reestruturar a planta do canteiro.

Quando a obra está chegando ao fim e há menos profissionais trabalhando, não é necessário manter refeitórios e vestiários espaçosos. Nesses casos, o ambiente pode ser reduzido de tamanho.

Outra vantagem para esses tipos de ambiente é o isolamento termoacústico, que proporciona baixa troca de calor e pouca interferência sonora. Assim, os trabalhadores conseguem tomar banho, trocar de roupa ou se alimentar em salas com temperaturas agradáveis e com pouco barulho.

cronograma visual de obras

Escritório

O mesmo se aplica aos escritórios. O engenheiro mantém a estrutura de forma que atenda às suas necessidades, caso seja preciso, o escritório pode mudar de lugar dentro da obra. Assim, conforme o projeto avança, o escritório não se torna um empecilho que precisa ser eliminado, deixando o engenheiro sem ambiente para trabalhar. Com a finalização da obra, o escritório pode ser removido do canteiro rapidamente.

O barulho na obra pode ser constante em alguns dias e o engenheiro vai precisar de momentos de silêncio, seja para receber alguém da construtora, um fornecedor ou o cliente. Os projetos modulares são aliados nesse sentido, pois reduzem os ruídos da construção.

Ambientes reaproveitados

As salas que foram utilizadas em um canteiro podem ser reaproveitadas em outro ou até em stand de vendas. Todo ambiente é levado de um local para outro, permitindo que a construtora consiga reaproveitar totalmente o ambiente. Isso evita não só os desperdícios de materiais e minimiza os impactos para o meio ambiente, mas principalmente reduz os custos para a construtora.

Conexões elétricas e hidráulicas

Nos projetos modulares, as instalações elétricas e hidráulicas são entregues em kits prontos para instalar. Isso facilita bastante o processo, pois não é necessário quebrar paredes, fazer as conexões etc.

Dessa forma, minimiza as chances de erro nas instalações, pois o kit já vem pronto para instalar. Além disso, evita os desperdícios que são frequentes na construção in loco, onde é necessário quebrar o que já está pronto para fazer a passagem dos fios, cabos etc.

Vantagens da construção off site

Mais qualidade construtiva

A construção off site diminui a probabilidade de erros de execução no projeto, com isso, a qualidade aumenta. Além disso, esse tipo de construção é conduzida em ambiente controlado, por isso, seguem padrões rigorosos – o que também aumenta a qualidade dos módulos e da construção.

Projetos mais integrados

A aquisição de construções modulares exige que os projetos sejam pensados em conjunto, pois eles precisam se conectar. Isso proporciona maior integração entre os projetos, evitando erros de compatibilização entre o que foi projetado, o que foi desenvolvido na estrutura e os recursos complementares.

Aumenta a produtividade

Os projetos modulares tornam os processos construtivos mais ágeis e eficientes. Consequentemente, aumentam a produtividade na obra. Os profissionais não perdem tempo com atividades que não são estratégicas ou fundamentais para a construção.

Reduz os atrasos

Demora na entrega de equipamentos, chuva, falta de mão de obra e outros fatores prejudicam o andamento do projeto e acabam causando atrasos, que vão impactar na obra de forma geral. Utilizando as construções modulares, a construtora consegue eliminar boa parte desses problemas

Como os componentes são entregues prontos, os profissionais não precisam esperar que a entrega de materiais seja na data combinada. O mau tempo também não influencia tanto, pois alguns componentes podem ser montados mesmo na chuva. Além disso, caso a obra fique parada um dia, com a construção off site a construtora ganha cinco de adianto. As falhas de cronograma também passam a acontecer com menos frequência e as suas consequências não são tão prejudiciais. 

Os ganhos são diversos e você pode conhecer mais sobre outros tipos de tecnologia, que oferecem ainda mais benefícios neste artigo!

Novas tecnologias na construção civil