Skip to main content
O relatório de entrega de obra é um documento onde são detalhadas todas as informações importantes sobre o projeto. Esse documento contém dados sobre a estrutura e característica do projeto, por isso deve ser feito com atenção aos detalhes. É nesse momento que muitos erros acontecem e isso acaba tornando o processo mais cansativo do que deveria ser. Diversos engenheiros têm dúvidas sobre como montar o relatório corretamente. Em geral, isso acontece porque eles não têm acesso a dados relevantes sobre o projeto. A falta de informações é um grande problema. Neste artigo, você vai ver como usar a tecnologia da Prevision para otimizar a montagem de um relatório de entrega de obra. Confira!

O que é acompanhamento e relatório de obra

O acompanhamento da obra é o processo em que todas as etapas do projeto são monitoradas. Esse monitoramento pode ser feito por um profissional específico, responsável por acompanhar a obra ou por vários profissionais que atuam no projeto e podem fazer as atualizações sobre o seu andamento. Empresas que não contam com nenhum tipo de tecnologia de acompanhamento ou até mesmo recursos mais simples, optam por seguir com um profissional específico para essa tarefa. O objetivo é que as informações fiquem centralizadas nele e que ele fique responsável por criar os relatórios de cada fase. —> Conheça as novas tecnologias para o setor e saiba mais sobre o cenário de inovação no Brasil! Em geral, esse profissional também acompanha outras obras, então não é uma pessoa dedicada a um projeto especificamente. O maior desafio nesse caso é, justamente, com relação às atualizações e registros dos dados. As informações são inseridas em planilhas e pelo distanciamento do profissional com a obra não é possível mantê-las atualizadas em tempo real —> Veja como gerenciar a cadeia de suprimentos da obra de forma eficiente

Como fazer um relatório de entrega de obra com a Prevision

O ideal é que a empresa utilize algum recurso tecnológico, que permita inserir e manter as informações sobre o andamento da obra e, ao mesmo tempo, o sistema atualize o status do projeto Utilizando uma tecnologia, a construtora consegue alimentar uma ferramenta com os dados da obra, manter as informações integradas entre as áreas e acessíveis a todos. Assim, o processo se torna mais ágil e efetivo, pois o engenheiro sabe exatamente onde encontrar os dados que precisa. Dessa forma, quando for preciso criar o relatório de entrega da obra, os dados já estarão lá e o relatório pode ser feito em poucos minutos. A seguir, veja como é possível fazer isso de forma rápida, fácil e prática pela plataforma da Prevision.

Centralização de informações

Com a plataforma da Prevision, as informações são centralizadas na ferramenta e não em uma pessoa só. Assim, qualquer colaborador envolvido no projeto consegue acessar os dados dos relatórios e conferir como está o andamento da obra. Além disso, na hora de gerar o relatório, basta consultar as informações que estão todas reunidas em um só lugar. Isso evita que algum dado tenha sido anotado errado ou que faltem informações que não foram inseridas durante os acompanhamentos.

Redução de prazos

Um relatório que demorava semanas para ser feito fica pronto em poucos minutos. A própria plataforma da Prevision gera os relatórios, mas se a empresa quiser algo mais personalizado e com outros dados, basta fazer o levantamento no sistema. O dashboard da Prevision entrega informações valiosas sobre o andamento da obra.  Dentro do sistema, o engenheiro tem acesso a informações consolidadas ou detalhadas. Por meio dos gráficos do dashboard, é possível verificar o avanço físico da obra, a curva S, o progresso mensal, a evolução por serviço, o IDP (Índice de Desempenho de Prazo) e muito mais. Isso garante que o relatório seja construído e entregue de forma rápida, pois todos os dados necessários estão reunidos em um só lugar. Outra vantagem é a certeza de que as informações contidas na plataforma estão realmente atualizadas. 

Atualização em tempo real

Assim que as informações sobre o andamento do projeto são adicionadas, os dados são atualizados no dashboard da Prevision. Ou seja, você poderá consultá-las em tempo real e gerar relatórios diários ou semanais com as informações para apresentar em reuniões e amparar decisões relacionadas com o projeto.  Não será mais preciso esperar que o profissional responsável pelo acompanhamento retorne ao escritório ou envie uma planilha com essas informações. Qualquer pessoa que atua no projeto pode acompanhar esses relatórios direto na plataforma.

Redução de custos

Em vez de ter um colaborador focado em acompanhamento de obras e ter custos com o deslocamento desse profissional por diversos projetos, o monitoramento das obras pode ser feito pelas pessoas que já estão no canteiro diariamente. Os próprios profissionais conseguem atualizar as medições a partir do aplicativo para dispositivos móveis. A empresa economiza em diversos aspectos e pode direcionar o profissional que faz acompanhamento para uma atividade mais estratégica.  A plataforma da Prevision oferece diversos benefícios, não só para o acompanhamento do projeto e relatório de entrega de obra, mas também para outras etapas fundamentais, como planejamento e cronograma. Conheça na prática essas vantagens, experimente a plataforma agora!