Hubs de inovaçãoPlanejamentoProdutividade

Construção inteligente: parcerias reais entre consultor, Prevision e construtora

By 3 de setembro de 2020setembro 15th, 2020No Comments

O planejamento da obra é uma das etapas mais desafiadoras para uma construtora: o processo é complexo e deve ser realizado de forma estratégica para não impactar negativamente nas entregas e até causar prejuízos. Para ter uma construção inteligente e eficiente, muitas  construtoras  buscam o apoio de um consultor especializado.

O objetivo é ter um olhar mais técnico e focado nessa fase. A entrega de um trabalho bem estruturado e com resultados significativos também depende das ferramentas e soluções que são utilizadas. 

Por isso, diversos consultores e construtoras trabalham em conjunto com a Prevision. Neste artigo, você vai entender como essa parceria pode ser determinante para o sucesso de uma obra. 

Confira!

Os desafios enfrentados na condução de uma construção inteligente

Leonardo Kock, consultor na Methodo, conta que o principal desafio para ter uma construção inteligente é a falta de transparência.

Para o especialista, seu trabalho é bastante impactado com o uso da Prevision, pois as informações que eram centralizadas apenas na consultoria, agora podem ser facilmente compartilhadas com a construtora

“Sem a Prevision no processo de monitoramento e controle, a informação fica centralizada no consultor. Usando ferramentas mais tradicionais do mercado, por exemplo, a consultoria precisa gerar o relatório, levar na obra, consolidar os dados etc.  E toda vez que o gestor tiver qualquer dúvida, ele vai ter que se basear no relatório enviado ou entrar em contato para perguntar. A comunicação fica travada”, explica Kock. 

Além da estruturação do planejamento, Leonardo Kock diz que novos desafios dentro de uma mentalidade de construção inteligente vão surgindo no decorrer do projeto como, por exemplo, a fase de monitoramento. “A medição na obra sempre foi uma dificuldade grande, no sentido de gerar um valor que fosse percebido financeiramente”.  

Kock explica que com o monitoramento sendo feito manualmente era impossível ter relatórios analíticos relevantes, com dados coerentes. O tempo perdido no levantamento e na análise dessas informações era muito grande e impactava também em outros processos. 

Segundo ele, o desgaste que esse procedimento causa muitas vezes faz com que as construtoras limitem a quantidade de medições feitas ao longo do mês. Em geral, apenas uma medição na obra é realizada. Porém, quando as informações chegam até o gestor do projeto, uma série de problemas já aconteceram e se torna mais difícil corrigi-los. 

Sérgio Kemmer, da SK Consultoria e Treinamento, destaca que os desafios para chegar a uma construção inteligente enfrentados pelos consultores não são apenas operacionais. Para o consultor, é preciso lidar com o mindset de que o planejamento nunca será eficiente. 

Como os processos no setor são, de forma geral, pouco eficientes, historicamente os profissionais trazem essa experiência de outros projetos e não conseguem ter confiança. Isso também impacta na contratação das ferramentas, pois o investimento é visto como um custo. 

De acordo com Kemmer, o cálculo que os gestores fazem para contratar uma solução ainda está baseado em quanto vão gastar a cada mês, e não no retorno que a solução vai oferecer, o que muitas vezes não pode ser mensurado de forma tão simples. 

“Há casos em que a construtora ainda não atingiu a maturidade digital. Por mais que uma plataforma inovadora seja implementada, sem a mudança estrutural na empresa, pensando em processos e metodologias ágeis, é difícil alcançar resultados satisfatórios”, destaca Kemmer. 

Como a Prevision resolve esses e outros desafios do trabalho entre consultoria e construtora?

A Prevision se tornou uma solução fundamental para a fase de planejamento da obra, mas não só isso. Os ganhos obtidos impactam outras áreas e processos do projeto, como é o caso do monitoramento e controle, por exemplo.

“Nessa parte de monitoramento e controle, temos uma conexão muito grande com a Prevision. Quando fazemos uma proposta, já conectamos com a Prevision porque gera muito valor para o nosso trabalho. O processo fica mais transparente”,  comenta Leonardo Kock. 

Veja como fazer um controle de obras com eficiência. Confira os nossos cases!

Kock explica que quando a medição da obra é feita, a plataforma gera um relatório e essas informações são conectadas e cruzadas com as do ERP. Durante esse processo, a qualquer momento o gestor e o engenheiro da obra conseguem acessar as informações que precisam, e a medição deixa de ser um processo mensal, fazendo com que informações mais atualizadas estejam disponíveis a todo o momento. 

Antes de usar a Prevision, as medições na Construtora CK, cliente da Methodo, eram mensais, não tinha uma periodicidade pois demandava muito tempo e era preciso deslocar um profissional até o local. 

Com a implementação da  plataforma Prevision tudo ficou mais fácil e ágil, já que o próprio engenheiro pode fazer este acompanhamento, no celular mesmo, corrigir as falhas no processo e tomar decisões mais estratégicas. 

“A gente trabalha com três módulos de acompanhamento: semanal, quinzenal e mensal. O mensal é para consolidar as informações do mês. No semanal e no quinzenal, já vamos começando a dar as informações estratégicas para ir corrigindo a rota. Isso é uma dor que vários clientes têm, mas que já conseguimos solucionar com a ferramenta”, afirma Leonardo Kock.  

Com a Prevision, é possível ter uma construção inteligente porque o consultor atua de forma mais estratégica. Consegue eliminar diversas etapas em processos manuais e, consequentemente, reduzir o tempo gasto em cada uma. 

“A velocidade na criação do planejamento, quando comparada a outros recursos, é muito maior”, comenta Kock.  O especialista completa “conseguimos fazer um planejamento muito rápido, fazendo simulações e acompanhando a evolução da obra. O planejamento se torna mais realista”.

Essa agilidade impacta na falta de credibilidade que as construtoras tendem a colocar nos projetos. Se antes havia uma desconfiança de que o planejado não seria colocado em prática, usando a ferramenta essa mentalidade muda completamente. 

O planejamento é desenvolvido e o cronograma é atualizado de acordo com o que está sendo feito na obra. Isso permite que a construtora tenha previsibilidade e consiga se organizar para atender às exigências das próximas etapas. A plataforma entrega dados reais, sendo possível trabalhar de forma mais estratégica. 

“Com o uso da plataforma, o consultor tem mais autonomia, pois a ferramenta permite gerar alternativas de cenário, fazer estudos e apresentar isso para o cliente com maior agilidade”, explica Kemmer. 

O consultor consegue conduzir processos que seriam impossíveis no Excel, por exemplo, como é o caso da construção de cenários. Assim, ele é capaz de desenhar possibilidades e apresentá-las para a construtora em poucas horas. 

A Prevision é uma plataforma que entrega diversos benefícios a partir do desenvolvimento de um planejamento estratégico, pois é nesse momento que a obra começa a ser conduzida. Quando o planejamento é bem construído, acompanhado e revisado periodicamente, todas as outras etapas tendem a fluir adequadamente. 

A solução foi desenvolvida para atender especificamente uma etapa do processo de construção, mas acaba atuando como uma solução de gestão especializada, que permeia todo o processo, se tornando um hub de informação para todos em prol dos melhores resultados. A plataforma da Prevision é usada como base para a condução do planejamento e do controle da obra.  
Descubra mais vantagens da nossa plataforma neste case: Como a Construtora Laguna estruturou sua área de planejamento e controle de obras com apoio da Prevision!

Leave a Reply