Skip to main content

Construção 4.0 é o termo utilizado para se referir a uma abordagem inovadora na indústria da Construção Civil que incorpora tecnologias avançadas e práticas modernas para melhorar eficiência, produtividade e sustentabilidade em todo o ciclo de vida de um projeto de construção. 

No entanto, o caminho é longo para quem quer atuar de fato com as tecnologias da Indústria 4.0, mas o mais importante é começar e ir avançando um passo de cada vez.

O setor da Construção Civil demorou a perceber a necessidade da inovação e também a aplicá-la em seus contextos. Entre as consequências desse atraso, estão a deficiência em produtividade e a pouca eficiência e previsibilidade em processos, que leva a desperdícios de tempo e dinheiro na execução das obras

No entanto, para acompanhar o ritmo do mercado e se manter relevante, é fundamental buscar adaptar-se às novas metodologias e tecnologias, mas como, você deve estar se perguntando? Fique até o final e descubra!

Neste artigo, explicamos o que é Construção 4.0, trazemos as novidades que a Indústria 4.0 trouxe para a Construção Civil, bem como os desafios que as construtoras precisam enfrentar para se adequar a este novo contexto.

Quer saber mais sobre Construção 4.0? Confira o E-book que construímos em conjunto com a CON.TECH, a Escola de Eficiência da Construção sobre o assunto: 

O que é Construção 4.0?

A Indústria 4.0, período de desenvolvimento industrial no qual estamos situados, se refere à integração de processos produtivos industriais às diversas tecnologias disruptivas que estão sendo desenvolvidas, como Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas e computação em nuvem etc.  

A Construção 4.0 é, portanto, a aplicação da evolução dos sistemas e tecnologias produtivas da Indústria 4.0 à Construção Civil. Seu principal objetivo é transformar a maneira como os projetos de construção são concebidos, planejados, executados e mantidos, resultando em projetos mais eficientes, sustentáveis e economicamente viáveis.

A tecnologia surge, então, como uma importante condutora da transformação da jornada construtiva para levá-la a uma Construção 4.0. 

Aliadas a metodologias como a do Lean Construction, diversas soluções digitais inteligentes já estão disponíveis para que as construtoras ganhem mais eficiência e qualidade em suas atividades. Confira a seguir quais são essas tecnologias e no final, tenha acesso aos exemplos práticos de sua aplicação. 

Tecnologias da Construção 4.0 que você precisa conhecer 

Para além de conhecer o conceito de Construção 4.0, é preciso entender quais avanços tecnológicos essa nova era traz para as construtoras. Assim, se torna possível determinar qual será o primeiro investimento a ser implementado, o próximo, e assim por diante. 

Confira abaixo as ferramentas que poderão auxiliar na eficiência e agilidade dos processos construtivos: 

  • BIM: representação virtual da construção que inclui, além da visualização do projeto, diversas informações, como valores de componentes, propriedades de materiais e prazos.
  • Sensores: dispositivos que coletam dados do ambiente, como localização, temperatura, movimento ou umidade.
  • IoT: a “Internet das Coisas”, que facilita o fluxo de dados entre objetos, pessoas e bancos de dados.
  • Inteligência Artificial: sistemas virtuais com características semelhantes ao raciocínio humano, podendo ser empregados em classificações, predições, processamento de imagens, resolução de problemas, entre outros.
  • Realidade Aumentada/Artificial: tecnologias que possibilitam a adição de elementos virtuais à visão do mundo real, no caso da realidade aumentada, e a geração de visualizações altamente imersivas virtuais, no caso da realidade virtual.
  • Robótica e Automação: utilização de máquinas para realizar tarefas que normalmente são desempenhadas por humanos, com aplicações em transporte, montagem, produção, entre outros.
  • Ambiente Comum de Dados na Nuvem: solução online para armazenamento e compartilhamento de informações, permitindo a distribuição para os envolvidos conforme necessário.
  • Sistemas Aéreos Não Tripulados: veículos voadores não tripulados, como drones, utilizados principalmente para a coleta de imagens aéreas para análise posterior.

Após a familiarização com os conceitos, confira abaixo a aplicação prática e suas vantagens para a Construção Civil. 

Transformação Digital

Segundo Roberto de Souza, da CTE e Enredes, a digitalização é um importante pilar da inovação para a Construção Civil 4.0. Em um bate-papo sobre o Cenário da Transformação Digital na Construção Civil, Roberto destacou que, em termos de digitalização, já há um avanço significativo da adoção de BIM pelas construtoras em todo o país. 

Além do BIM, também já há um desenvolvimento considerável dos aplicativos e softwares SaaS, como a Prevision, e ainda um início da adoção de Big Data Analytics e IoT. Assista à entrevista completa com Roberto de Souza no Talk Visionário #1 da Prevision:

Sistemas Pré-Moldados e Construção Modular

Mais de 500 moradias em wood frame foram construídas em São Sebastião em apenas 6 meses, geralmente o prazo para a construção das mesmas chega a 18 meses. Essa notícia exemplifica como a construção modular é um recurso importante para reduzir desperdícios e aumentar a agilidade do setor. 

A construção modular é um modelo que pode ser usado na construção de diferentes projetos, e um dos principais benefícios é o ganho de velocidade. Para empreendimentos comerciais e de serviço (exemplo: lojas, supermercados, hotéis, hospitais, obras feitas para renda) isso se torna uma vantagem enorme, já que nestes casos o prazo de entrega é de grande importância: quanto antes a obra é entregue, antes começa a gerar faturamento.

Em relação aos tipos de sistemas construtivos, as paredes de concreto, também usadas em construções modulares, já são largamente adotadas em diferentes obras no Brasil, especialmente as populares. Mas já há um crescimento do wood frame, a consolidação da estrutura metálica em projetos corporativos e um início da madeira engenheirada e do steel frame.

Análise de Big Data 

Um relatório apresentado pela PwC Global orienta sobre a necessidade do uso de dados em todos os setores da indústria. A falta de clareza com relação ao mercado, exigirá mais cautela em decisões financeiras, impactando, inclusive, a implementação de novas soluções. 

Ao reunir e analisar dados detalhados sobre cada projeto, desde as questões administrativas, financeiras, arquitetônicas e de engenharia até disposições contratuais – as construtoras poderão entender os cenários e definir rumos de atuação com maior propriedade.

Integração das etapas construtivas

Integrar a gestão e o planejamento dos projetos é outra importante diretriz da Construção Civil 4.0. Sabemos que cada etapa da obra costuma envolver muitas equipes e gerar dados em excesso, e nem sempre é fácil ter previsibilidade e controle sobre todo o processo.

Mas, com o apoio da tecnologia e integração de softwares de gestão e planejamento, como o BIM, os ERPs, a Previson, torna-se simples centralizar, integrar, utilizar e acessar sempre que necessário as informações, criando gráficos e dashboards para facilitar o controle de todo o empreendimento. Esta integração traz agilidade para análises preditivas de Big Data Analytics que falamos acima.

Leia mais: Integração de dados: superando as ilhas digitais na construção civil

Tecnologia para colaboração entre equipes

Outro aspecto importante é a conexão de equipes. Neste ponto, a tecnologia de colaboração traz ferramentas que permitem o acesso em diferentes dispositivos. Com eles, os profissionais conseguem trabalhar juntos, mesmo estando em locais diferentes

Uma pesquisa realizada pela Procore, com empresas dos Estados Unidos e Canadá, mostra que 90% dos entrevistados continuarão trabalhando em regime home office nos próximos meses. Por esse motivo, 75% acreditam que tecnologias de colaboração serão mais utilizadas.  Esses dados mostram que o trabalho colaborativo, entre profissionais do canteiro de obras e do escritório também será possível com o uso da tecnologia. 

Vale destacar que uma importante facilitadora das tecnologias de colaboração é a computação em nuvem, que fornece serviços e soluções como servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, tudo pela Internet.

Drones

Os drones já estão por toda a parte e desempenham inúmeras funções, como entregas, coleta de imagens e vídeos, transporte de medicamentos e até órgãos. Na construção, por exemplo, ele é utilizado para: 

  • Levantamento topográfico e mapeamento
  • Inspeções visuais
  • Monitoramento de progresso da construção
  • Gestão de inventário e logística
  • Segurança no canteiro de obras
  • Entrega de materiais
  • Mapeamento térmico e detecção de defeitos
  • Acompanhamento ambiental

O uso de drones na Construção Civil não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também reduz custos, melhora a segurança no local de trabalho e proporciona uma visão mais detalhada e precisa do projeto.

O primeiro passo: mudança de mindset, foco em pessoas e processos

Uma pesquisa realizada pela Deloitte revelou que apenas 25% das lideranças acreditam que seus times tenham competências necessárias para atuarem na indústria 4.0.  Ao mesmo tempo, 17% das empresas não valorizam o capital humano como fator necessário para a implantação da indústria 4.0. 

Mas, como ter um time capacitado para atuar com inovação e tecnologia, se o fator humano não é uma prioridade para as empresas? 

Para Osvaldo Lahoz Maia, especialista em inovação e tecnologia do SENAI/SP, “o entendimento da Indústria 4.0 vai muito além da tecnologia. É um novo mindset, uma nova condição de interpretar o negócio tecnológico”. 

Portanto, fica claro que as organizações dependem de seus colaboradores para evoluírem nesse sentido.  A consultora Márcia Codecco também falou sobre a importância das pessoas e de uma gestão integrada com o time neste processo de inovação. 

Para ela, a construção civil sempre foi muito focada no resultado, sem perceber o caminho que é necessário trilhar para chegar a ele. “Há um processo de maturação necessário, que passa pelas pessoas, e são elas que vão levar a implementação de projetos sustentáveis e perenes”, explicou. Confira o que a Márcia tem a dizer sobre gestão de pessoas, tecnologia e liderança na Construção Civil, no vídeo: 

 

O especialista do SENAI/SP também defende que o Brasil precisa competir de igual para igual com outros mercados, sendo protagonista das tendências e não apenas um seguidor. “É preciso olhar para outros mercados, mas conseguir aplicar a tecnologia para a realidade do nosso país. Assim, vamos conseguir criar nossas próprias tendências”.

Conclusão

Como vimos, adotar as tecnologias da Construção Civil 4.0 não é necessariamente ser totalmente disruptivo nos processos da construtora. Para chegar até ela, a recomendação é simples: primeiro mude a forma de pensar, depois, implemente melhorias nos processos internos e da obra, sempre verificando o que as outras construtoras também estão fazendo para avançar, ou seja, olhe para fora e vá ao encontro disso para implementar no seu dia a dia. 

E mais do que isso, é importante incluir os colaboradores da construtora em todo o processo de mudança, criando uma cultura de inovação e mudança e melhoria constantes. A partir daí, pode-se buscar ferramentas e tecnologias que foram compartilhadas acima para potencializarem os resultados.