Skip to main content

Lean Construction é uma metodologia que torna os processos ágeis, eficientes e reduz os desperdícios na obra. A ideia é que as empresas sejam mais enxutas e valorizem seus recursos, fazendo mais com menos.

Diversas companhias se interessam pelo tema, mesmo não sabendo como e por onde começar a aplicar a Lean na construção civil. Há também aquelas que pouco conhecem sobre o tema e não têm ideia de todos os benefícios que podem ter adotando a metodologia. 

Ajudar este público a ter acesso à essas informações e entender as vantagens do uso da Lean na construção civil é uma forma de ajudar a transformação do setor, em busca de processos mais enxutos e eficientes. Por isso, neste artigo, apresentamos alguns exemplos de aplicações práticas da Lean Construction. Continue lendo e veja maneiras de implementar a metodologia!

Como as construtoras podem começar a aplicar a Lean Construction?

Em geral, as construtoras procuram um consultor de planejamento quando precisam organizar e atualizar seus processos. No entanto, qualquer grande mudança causa certa resistência, principalmente nas lideranças. Os líderes temem que a adoção de novos processos ou ferramentas possa impactar na produtividade dos profissionais. 

Isso é natural, afinal, é preciso passar por uma adaptação, treinar os colaboradores e até criar novas rotinas e hábitos. Uma forma de evitar a resistência é fazer a transição por partes, adequando processos menores, que vão causar impactos menores. Além disso, pode-se adotar ferramentas de apoio à Lean Construction para otimizar algumas atividades

O apoio de conteúdos e profissionais especializados em Lean Construction vai oferecer um direcionamento mais adequado, mas é fundamental colocar o aprendizado em prática. O importante é não ter medo de começar, pois só assim será possível entender os erros e acertos. 

Em um bate-papo com a Prevision, Sergio Kemmer, consultor e referência nacional em Lean Construction, apresentou dicas de como as empresas podem começar sua jornada. Confira essa conversa:

“Não gosto do termo ‘tocar obra’, o engenheiro deve ser o gestor de obra”, destaca Sérgio Kemmer

6 aplicações práticas de Lean Construction e seus benefícios

Os princípios que norteiam a metodologia Lean Construction servem como guia para transformar a forma de executar o andamento de projetos de construção, agregando alta produtividade e aderência da equipe na realização de prazos e metas.

Listamos aqui 6 aplicações práticas de Lean Construction e os benefícios que a sua implementação proporcionam à jornada construtiva. Veja quais são: 

1. Pesquisas e análises para entender as expectativas dos clientes

A metodologia é aplicada antes mesmo da obra começar. Isso garante que o projeto desenvolvido terá objetivos alinhados com as necessidades do usuário e valor agregado.

Na prática, pesquisas e análises de mercado podem ser realizadas na fase de desenvolvimento do projeto para verificar a viabilidade do negócio e entender se atende às expectativas dos clientes internos e externos.

Pode-se, por exemplo, disponibilizar aos projetistas dados relativos aos requisitos e preferências dos clientes finais, obtidos junto a compradores potenciais ou avaliações de empreendimentos já entregues. 

2. Desenho do fluxo construtivo e eliminação de atividades desnecessárias

Os custos causados pelo desperdício são prejudiciais para o negócio e geram impactos significativos no orçamento das construtoras. Por isso, uma metodologia que seja capaz de reduzir despesas sempre será bem-vinda.

Como falamos, a Lean Construction elimina o que está em excesso, otimizando os processos e tornando o fluxo de trabalho mais produtivo e eficiente. Em geral, o primeiro passo para atingir esse objetivo é explicitar as atividades do processo por meio de uma representação visual, por exemplo. Uma vez explicitadas, essas atividades podem ser controladas e, se possível, eliminadas. Assim, a construtora reduz custos em diferentes etapas do projeto e consegue melhorar sua capacidade construtiva.

Porém, vale destacar que é importante ter cuidado na eliminação de atividades de fluxo. Isso porque existem diversas tarefas as quais não agregam valor ao cliente final de forma direta, mas que são essenciais à eficiência global. Podemos citar como exemplos o controle dimensional, o treinamento da mão de obra, a instalação de dispositivos de segurança, entre outros processos.

3. Identificação e redução de erros no processo

Ainda hoje, o processo construtivo engloba muitas etapas e, como falamos, algumas delas podem e devem ser excluídas para reduzir tempo, e custos. Como o Lean Construction visa a otimização do processo, eliminando tarefas que não são importantes, a construtora consegue também minimizar os erros e faz com que os profissionais se dediquem mais às tarefas estratégicas para o negócio.

Existem várias formas de atingir a otimização. Alguns exemplos:

  • Utilização de elementos pré-fabricados, reduzindo o número de etapas para a execução de um elemento da edificação. O uso de blocos pré-fabricados em estruturas ou de sistemas industrializados de instalações elétricas e hidrossanitárias evita, por exemplo, retrabalho, perda de tempo, desperdício de materiais e custos adicionais;
  • Uso de equipes polivalentes ao invés de um maior número de equipes especializadas;
  • Planejamento eficaz do processo de produção, buscando eliminar interdependências e agregar pequenas tarefas em atividades maiores;
  • A disponibilização de materiais, equipamentos, ferramentas e informações em locais adequados tende a eliminar ou reduzir movimentações e deslocamentos desnecessários provocadas por interrupções na tarefa.

O Lean Institute Brasil aplicou alguns conceitos e ferramentas Lean no desafio de montar uma casa com tamanho e custo compatíveis com um empreendimento Minha Casa Minha Vida em 24 horas de trabalho. Veja os resultados neste artigo.

4. Promoção da comunicação para aumentar a transparência nos processos

A eliminação de algumas tarefas melhora a visibilidade de outras atividades, colocando todo foco e atenção naqueles processos mais estratégicos. Ou seja, impede que certos procedimentos possam esconder o que precisa ser visto e analisado com mais atenção.

A redução de custos e a concentração no que é mais importante aumenta a transparência nos processos. Durante a prestação de contas, por exemplo, não haverá mais contagens e recontagens para tentar identificar ou justificar determinados custos. Além disso, a metodologia alinha a comunicação e elimina os ruídos. 

Recentemente, conversamos com a Luiza Crippa, da Hype Empreendimentos, e com Bernardo Etges, da consultoria Climb Group, que explicaram como a comunicação é fundamental para implementação da Lean Construction nas obras.

5. Adoção de processos padronizados para minimizar a taxa de variabilidade

Imprevistos acontecem em qualquer setor e na construção civil não seria diferente. As obras são muito particulares, cada uma conta com suas características e ritmo, mesmo quando seguem o mesmo projeto. Mas ao adotar a metodologia Lean, as construtoras conseguem reduzir essa variabilidade, pois o planejamento e o cronograma se tornam mais precisos.

Por exemplo, ao adotar um procedimento padronizado de execução de instalações hidrossanitárias, pode-se reduzir o surgimento de erros e defeitos após a finalização do serviço, eliminando, assim, a incidência de retrabalhos. Ou então, ao utilizar ferramentas aderentes à filosofia Lean para elaboração e acompanhamento do cronograma da obra, como a Linha de Balanço, é possível ajustar as etapas de acordo com o andamento da obra. Dessa forma, há aumento da previsibilidade e preparação para lidar com imprevistos. 

6. Redução do ciclo de atividades para ganhar tempo

Fazer mais em menos tempo é um dos pilares da metodologia Lean. Quando a obra não conta com um cronograma estratégico, perde-se tempo, material, produtividade e dinheiro.

Além disso, a construção enxuta está diretamente ligada ao conceito de Just in Time. Com esse sistema, o produto ou matéria-prima chegam ao local somente no momento exato em que forem necessários. Ou seja, não existe estoque parado.

Para eliminar excessos, é fundamental criar um ambiente mais produtivo, onde os materiais são usados de forma sustentável e de acordo com a demanda. Ao reduzir o templo de ciclo de todas as atividades que afetam a obra, a construtora consegue entregar o projeto no prazo ou até antecipá-lo. Com isso, todos os envolvidos na cadeia construtiva são beneficiados. 

Quer começar aplicar a metodologia Lean no seu dia a dia de trabalho? Então veja o FAQ que desenvolvemos para ajudar nesse processo. Nele você vai encontrar as respostas para as principais dúvidas sobre o tema trazidas por especialista no assunto.