Lean Construction

Vantagens e aplicações práticas de Lean na construção civil

By 20 de agosto de 2020No Comments

Lean Construction é uma metodologia que torna os processos ágeis, eficientes e reduz os desperdícios na obra. Diversas empresas se interessam pelo tema, mesmo não sabendo como e por onde começar a aplicar o Lean na construção civil. 

Há, ainda, aquelas que pouco conhecem sobre o tema e não têm ideia de todos os benefícios que podem ter adotando a metodologia. 

Ajudar este público a ter acesso a essas informações e entender as vantagens do uso do Lean na construção civil é uma forma de ajudar a transformação do setor, em busca de processos mais enxutos e eficientes. 

Neste artigo, trouxemos alguns exemplos de aplicações práticas do Lean Construction na construção civil. Continue lendo e veja maneiras de implementá-lo!

Como levar o Lean Construction para as construtoras?

Em geral, as construtoras procuram um consultor de planejamento quando precisam organizar e atualizar seus processos. No entanto, qualquer grande mudança causa certa resistência, principalmente nas lideranças. 

Os líderes temem que a adoção de novos processos ou ferramentas possa impactar na produtividade dos profissionais. 

Isso é natural, afinal, é preciso passar por um processo de adaptação, treinar os colaboradores e até criar novas rotinas e hábitos. 

Uma forma de evitar essa resistência é começar o processo por partes, adequando processos menores, que não vão causar grandes impactos. 

Além disso, pode-se adotar ferramentas de apoio ao lean construction para otimizar algumas atividades

O apoio de conteúdos e até outros profissionais mais especializados em Lean Construction vai oferecer um direcionamento mais adequado, mas é fundamental colocar o aprendizado em prática. 

O importante é não ter medo de começar, pois só assim será possível entender onde se está errando e acertando. 

Em um bate-papo com a Prevision, o consultor e referência nacional em Lean Construction, Sergio Kemmer, apresentou dicas de como as empresas podem começar sua jornada. 

Confira essa conversa:

“Não gosto do termo ‘tocar obra’, engenheiro deve ser Gestor de Obra”, destaca Sérgio Kemmer

6 benefícios e modos de implementar o Lean na construção civil

Pensando em projetos de alta produtividade e aderência da equipe na realização de prazos e metas, os princípios que norteiam a metodologia Lean Construction servem como guia para essa transformação na forma de executar o andamento de projetos de construção.

Listamos 6 grandes benefícios que a implementação dos princípios Lean proporcionam à jornada construtiva. Veja quais são: 

Agregar valor para o projeto

A metodologia é aplicada antes mesmo de uma obra começar, desde bem antes do projeto. Isso garante que o projeto desenvolvido terá objetivos alinhados com as necessidades do usuário.

Na prática, pesquisas e análises de mercado podem ser realizadas na fase de desenvolvimento do projeto para verificar a viabilidade do negócio e entender se atende às expectativas dos clientes internos e externos.

Pode-se, por exemplo, disponibilizar aos projetistas dados relativos aos requisitos e preferências dos clientes finais, obtidos junto a compradores potenciais ou avaliações em empreendimentos já entregues. 

Reduzir desperdícios e perdas

Os custos causados pelo desperdício são prejudiciais para o negócio e geram impactos significativos no orçamento das construtoras. Por isso, uma metodologia que seja capaz de reduzir esses custos sempre será bem-vinda. 

Como falamos, o Lean Construction elimina o que está em excesso, otimizando os processos e tornando o fluxo de trabalho mais produtivo e eficiente. 

Em geral o primeiro passo para atingir este objetivo é explicitar as atividades de fluxo, por exemplo através da representação do fluxo do processo. Uma vez explicitadas, estas atividades podem ser controladas e, se possível, eliminadas.

Vale destacar que deve-se ter cuidado na eliminação de atividades de fluxo. Isso porque, existem diversas tarefas as quais não agregam valor ao cliente final de forma direta, mas que são essenciais à eficiência global dos processos, como, por exemplo, controle dimensional, treinamento da mão de obra, instalação de dispositivos de segurança entre outros.

Assim, a construtora reduz custos em diferentes etapas do projeto e consegue melhorar sua capacidade construtiva.

Simplificar e diminuir os erros do processo

Ainda hoje, o processo construtivo engloba muitas etapas, e como falamos, algumas delas podem e devem ser excluídas para reduzir tempo, custos e, claro, falhas.

Como o Lean Construction visa a otimização do processo, eliminando tarefas que não são importantes, a construtora consegue também minimizar os erros e faz com que os profissionais se dediquem mais às tarefas estratégicas para o negócio.

Existem várias formas de atingir a otimização, como, por exemplo:

  • Utilização de elementos pré-fabricados, reduzindo o número de etapas para a execução de um elemento da edificação. O uso de blocos pré-fabricados em estruturas ou de sistemas industrializados de instalações elétricas e hidrossanitárias evita, por exemplo, retrabalho, perda de tempo, desperdício de materiais e custos adicionais;
  • Uso de equipes polivalentes, ao invés de um maior número de equipes especializadas;
  • Planejamento eficaz do processo de produção, buscando eliminar interdependências e agregar pequenas tarefas em atividades maiores. 
  • A disponibilização de materiais, equipamentos, ferramentas e informações em locais adequados tende a eliminar ou reduzir movimentações e deslocamentos desnecessários provocadas por interrupções na tarefa.

O Lean Institute Brasil aplicou alguns conceitos e ferramentas Lean no desafio de montar uma casa com tamanho e custo compatíveis com um empreendimento Minha Casa Minha Vida em 24 horas de trabalho. Veja os resultados neste artigo

Aumentar a transparência nos processos

A eliminação de algumas tarefas melhora a visibilidade de outras atividades, colocando todo foco e atenção naqueles processos mais estratégicos. 

Ou seja, impede que certos procedimentos possam esconder o que precisa ser visto e analisado com mais atenção.

A redução de custos e a concentração no que é mais importante aumenta a transparência nos processos. 

Durante a prestação de contas, por exemplo, não haverá mais contagens e recontagens para tentar identificar ou justificar determinados custos. 

Além disso, a metodologia alinha a comunicação, assim os ruídos são eliminados. 

Recentemente, conversamos com a Luiza Crippa da Hype Empreendimentos, e Bernardo Etges, da consultoria Climb Group, que explicaram como a comunicação é fundamental para implementação do Lean Construction nas obras. 

Assista ao webinar

Minimiza a taxa de variabilidade

Imprevistos acontecem em qualquer setor, na construção civil não seria diferente. As obras são muito particulares, cada uma conta com suas características e ritmo, mesmo quando seguem o mesmo projeto. 

Adotando a metodologia Lean as construtoras conseguem reduzir essa variabilidade, pois o planejamento e o cronograma se tornam mais precisos. 

Por exemplo, ao adotar um procedimento padronizado de execução de instalações hidrossanitárias pode-se reduzir o surgimento de erros e defeitos após a finalização do serviço, eliminando-se, assim, a incidência de retrabalhos.

Ou então, ao utilizar ferramentas para elaboração e acompanhamento do cronograma da obra que são aderentes a filosofia Lean, como a Linha de Balanço, é possível ajustar as etapas de acordo com o andamento da obra. 

Assim, é possível aumentar a previsibilidade e se preparar para os imprevistos. 

Proporciona ganho de tempo

Fazer mais em menos tempo é um dos pilares da metodologia Lean. Quando a obra não conta com um cronograma estratégico, perde-se tempo, material, produtividade e dinheiro.

Além disso, a construção enxuta está diretamente ligada ao conceito de Just in Time. Com este sistema, o produto ou matéria-prima chega ao local somente no momento exato em que for necessário, ou seja, não existe estoque parado.

Portanto, criar um ambiente mais produtivo, onde os materiais são usados de forma sustentável e de acordo com a demanda é fundamental para eliminar os excessos. 

Ao reduzir o templo de ciclo de todas as atividades que afetam a obra, a construtora consegue entregar o projeto no prazo ou até antes.  Com isso, todos os envolvidos na cadeia construtiva são beneficiados. 

Quer começar aplicar essa metodologia no seu dia a dia de trabalho? Então, veja o FAQ que desenvolvemos para ajudar nesse processo. 

Nele você vai encontrar as respostas para as principais dúvidas sobre o tema trazidas por especialista no assunto.

Baixe o material e aproveite!

Leave a Reply