PlanejamentoTecnologia

Cases Prevision: planejamento e controle de obras com eficiência

By 3 de julho de 2020No Comments

O tempo gasto com o planejamento, cronograma, acompanhamento e controle de obras podem interferir na conclusão do empreendimento. Isso porque, os profissionais envolvidos ainda precisam dedicar horas no desenvolvimento de atividades que não são tão estratégicas, como o levantamento e compartilhamento de dados do projeto e da sua execução. Dessa forma, a produtividade fica prejudicada.

Ter as informações integradas e acessíveis na palma da mão é uma forma de reduzir o tempo gasto com a coleta e repasse diários destes insumos, por exemplo. Além disso, quando há essa conexão mais eficiente de dados, também há mais previsibilidade. Isso torna possível organizar e reajustar as atividades e os investimentos de acordo com as novas necessidades. 

E esta é uma dos principais diferenciais da Prevision, plataforma para planejamento estratégico da obra. Com a Prevision, é possível centralizar os principais indicadores das obras em uma tela, acompanhar os dados e atualizações em tempo real, e escolher o melhor cenário de planejamento com facilidade

Nossos clientes já notaram as vantagens  de utilizar nosso sistema, tornando suas atividades de planejamento e o controle de obras mais eficiente. A seguir, você vai conhecer alguns desses cases de sucesso. Confira!

Veja como construtoras melhoraram o planejamento e o controle de obras com a Prevision

RDO Empreendimentos

A RDO Empreendimentos está no mercado de Florianópolis/SC há quase 40 anos. A empresa cresceu pautada em entregar imóveis de qualidade, com os melhores materiais e acabamentos, e dentro do prazo. Com isso, construiu uma trajetória de credibilidade, adquirida por causa do cuidado e comprometimento que tem com os clientes.

Um dos principais desafios que a empresa enfrentava na gestão de obras era com relação ao tempo. O planejamento, por exemplo, podia levar até uma semana para ficar pronto. Outra atividade que demorava para ser executada era a atualização das linhas de balanço. A empresa perdia quase um dia inteiro nessa atividade.  

Depois de adotarem a Prevision, o tempo gasto reduziu drasticamente. O planejamento passou a ser concluído em até três horas, enquanto as linhas de balanço, em apenas uma hora. Além disso, há autonomia para que todos os engenheiros relacionados àquela obra possam atualizar e analisar os dados.

Outros benefícios percebidos pela construtora são com relação à dashboard da ferramenta, que reúne tudo em um só lugar e entrega indicadores. Antes da Prevision, as equipes da RDO não tinham acesso a estas informações. A facilidade de atualização que a ferramenta oferece ajudou a reduzir o retrabalho e aumentar a previsibilidade do projeto.

Assista o case da RDO:

Optima  Estrutural

A Optima Estrutural está no mercado há mais de dez anos, trabalhando no desenvolvimento de projetos estruturais e na execução deles em obras. A empresa atua com o foco em sistemas estruturais que se adaptam a cada projeto, com alto desempenho. Para isso, precisam investir em um planejamento detalhado e utilizam os conceitos da metodologia Lean Construction para agilizar os processos. 

Dessa forma, a empresa inicia o projeto priorizando o combate ao desperdício e pensando em todos os conceitos defendidos pela metodologia Lean. No entanto, antes da Prevision, a empresa enfrentava desafios para atualizar o planejamento, devido ao alto nível de detalhamento e o envolvimento de diversas equipes. 

Como as obras precisam evoluir rapidamente, o planejamento é feito diariamente. Com isso, qualquer atraso comprometia todas as atividades do dia de trabalho. A adoção do sistema Prevision para o controle de obras ajudou a empresa a reestruturar seus processos, adequando-os para a necessidade de rápidas atualizações e compartilhamento de informações.

Dessa forma, o volume de dados atualizados que a ferramenta oferece permitiu que a empresa conseguisse ter maior previsibilidade. Em caso de atrasos, por exemplo, a plataforma corrige o planejamento rapidamente, entregando uma nova previsão de prazos e entregas. 

O grande benefício percebido é o de conseguir manter o prazo de entrega, mesmo que a obra sofra com algum imprevisto no caminho, o que é uma realidade na construção civil.

Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários

Desde 1999 no mercado, a Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários atua no desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais que atendam as necessidades de seus moradores e usuários, de forma sustentável, conectada e com harmonia. A construtora entrega mais do que imóveis, e sim, um estilo de vida, que visa o convívio e o respeito entre a natureza e os moradores.

Depois de implantar a Prevision em seu processo, a Pedra Branca ganhou mais agilidade. O planejamento da obra passou a ser feito em torno de quarenta minutos, no máximo uma hora. Para avaliar o andamento das obras, a construtora passou a emitir diversos relatórios por meio da plataforma. 

Além disso, as equipes da Pedra Branca utilizam as linhas de balanço para avaliar o andamento da obra, tendo uma visão do que está programado para as próximas semanas, o que estava programado para as semanas anteriores e o que foi executado. 

Outra vantagem percebida pela empresa é a facilidade de uso da ferramenta, tanto na obra, quanto no escritório. As informações obtidas a partir do controle da obra são inseridas no aplicativo, integrado com a plataforma web. Isso permite que todos os envolvidos no projeto tenham uma visão do seu andamento.

O principal benefício percebido pela Pedra Branca com a adoção da Prevision para o controle de obras é o dashboard, que entrega informações precisas sobre o status da obra, de forma simples e eficiente. Todas as informações aparecem no dashboard e os profissionais conseguem ter uma visão ampla de tudo que foi executado e o que ainda está para ser realizado na obra.

Veja os cases completos da Optima e Pedra Branca:

Os clientes Prevision estão entre as 100 maiores construtoras do Brasil

Todos os anos o Ranking das 100 Maiores Construtoras do Brasil, realizado pela INTEC Brasil, classifica, homenageia e premia as construtoras brasileiras do ano. 

Em 2020, seis clientes Prevision ficaram entre as 100 maiores. Sao eles: Árbore Engenharia, Thá Engenharia, CK Construções e Empreendimentos, Jotanunes Construtora, Construtora Planeta, e Rottas Construtora e Incorporadora.

Conheça todas as premiadas do ano de 2020.

Como vimos, a Prevision é uma aliada de todos os profissionais da construção, sendo usado na integração entre o escritório e no canteiro de obras e de fácil entendimento para todos envolvidos no projeto. 

Essa versatilidade permite que as tarefas sejam executadas com maior agilidade e eficiência, aumentando os ganhos para as empresas, tanto em produtividade, quanto em redução de custos. O planejamento da obra se torna, de fato, mais estratégico!

Entenda melhor as funcionalidades e vantagens da Prevision no artigo Veja como a Prevision faz da tecnologia um aliado do planejamento e controle de obras. Ou confira mais feedbacks sobre os problemas que a ferramenta resolve no dia a dia da obra:

Você também pode experimentar na prática a plataforma Prevision. Solicite agora!

Leave a Reply