Skip to main content

Em um setor dinâmico e em constante mudança como o nosso, atualizar-se das novidades é crucial para o sucesso profissional e empresarial. Por isso, buscar conhecer e quem sabe participar dos principais eventos da Construção Civil não apenas proporciona acesso às mais recentes inovações, mas também oferece uma série de benefícios valiosos.

Um destes benefícios é a oportunidade de estar entre os primeiros a conhecer as novidades do mercado. As empresas do ramo constantemente apresentam novas tecnologias, materiais e métodos construtivos nestes eventos, e quem está presente acaba sabendo em primeira mão e ainda com oportunidade de tirar dúvidas.

Além disso, estes encontros são excelentes oportunidades para construir uma rede de contatos sólida. O networking nesse ambiente permite trocar experiências, conhecer profissionais renomados e estabelecer parcerias estratégicas. Essas conexões podem abrir portas para novos projetos, fornecedores e até mesmo possíveis colaboradores.

Outro grande benefício é que nestes ambientes as empresas têm a chance de promover sua imagem de forma eficaz para um público estritamente segmentado. A presença em eventos importantes traz credibilidade para o negócio, demonstra comprometimento com a inovação e destaca a empresa perante a concorrência.

Neste ano, teremos diversos eventos importantes da Construção Civil que você pode aproveitar. Abaixo, você confere os 10 principais para se programar e não ficar de fora. 

10 eventos da Construção Civil que você não pode perder em 2024

No Brasil, temos boas opções de eventos de Construção Civil anualmente. Cada um deles têm objetivos diferentes, o que amplia as possibilidades para o aprendizado e troca de experiências. Vamos dar uma olhada abaixo nos 10 principais eventos para 2024.

1) FEICON 2024

A FEICON 2024 acontece entre os dias 02 e 05 de abril deste ano, no São Paulo Expo, em São Paulo/SP. O evento é dividido em quatro setores: Acabamentos, onde são vistos itens de decoração, revestimentos, tintas, metais, fechaduras etc; Instalações, onde podemos conferir tudo sobre sistemas de aquecimento, hidráulica, elétrica, segurança e muito mais; Externos, sobre portas e janelas, áreas externas, coberturas e fachadas; e Estruturas, onde são discutidos os sistemas construtivos, ferramentas, fundações, máquinas etc. 

– Data: 02 e 05 de abril de 2024

– Local: São Paulo/SP

– Mais informações: https://www.feicon.com.br/ 

2) Construsummit 2024

Nos dias 04 e 05 de setembro acontece um dos eventos mais aguardados da Construção Civil para este ano, o Construsummit 2024. Esta será a 6ª edição deste encontro, que sempre fez sucesso entre os profissionais e empreendedores do setor. Neste evento são discutidos temas abrangentes como cenário econômico e previsões, gestão e inovação, planejamento e Lean Construction, engenharia de custos, transformação digital e muito mais. O evento acontecerá em Florianópolis/SC e contará com mais de 70 palestrantes. 

– Data: 04 e 05 de setembro de 2024

– Local: Florianópolis/SC

– Mais informações: https://www.sienge.com.br/construsummit/  

3) ExpoConstruindo 2024

De 04 a 07 de abril vai acontecer o ExpoConstruindo, um evento focado em Construção, Arquitetura e Decoração. O evento acontece em Cascavel, no estado do Paraná, e já vai para sua 9ª edição. A feira conta com mais de 650 expositores e costuma receber mais de 100 mil visitantes por ano. A promessa é a troca de ideias sobre inovação, muito networking e, é claro, vendas.

– Data: 04 a 07 de abril de 2024

– Local: Cascavel/PR

– Mais informações: https://www.expoconstruindo.com.br/  

4) BIM Fórum Conference 2024

O BIM Fórum Conference – Brasil 2024 é mais um dos eventos na Construção Civil para este ano. Focado especificamente em BIM (Building Information Modeling), o encontro recebe o tema “O BIM avança. A transformação continua” e pretende abordar a  adoção do BIM em escala. Serão apresentadas novidades do mercado relacionadas a esta tecnologia, bem como padrões, normas e expectativas futuras no que diz respeito à Estratégia BIM BR. O evento vai acontecer nos dias 27 e 28 de maio em São Paulo/SP. 

– Data: 27 e 28 de maio de 2024

– Local: São Paulo/SP

– Mais informações: https://bimforumconference.com.br/o-evento/   

5) Expo Construção Offsite 2024

A Expo Construção Offsite é considerada a maior exposição modular offsite da América Latina. Focada especificamente nesta área, a feira recebe milhares de pessoas anualmente em cada uma das suas edições. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 04 a 07 de junho, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo/SP. Possui formato open air, e reúne grandes nomes da indústria bem como marcas renomadas da construção modular

– Data: 04 a 07 de junho de 2024

– Local: São Paulo/SP

– Mais informações: https://www.expoconstrucaooffsite.com.br  

6) FENAHABIT 2024

De 23 a 26 de maio acontece a FENAHABIT 2024, na Vila Germânica em Blumenau/SC. O encontro abrange detalhadamente as áreas da Construção Civil e Habitação, trazendo os principais insights e atualizações da área. A expectativa é de que o evento receba mais de 20 mil visitantes para prestigiar os expositores da indústria da construção, empresas fabricantes, produtos e serviços para habitação, fornecedores, empresas de tecnologia e muito mais. 

– Data: 23 a 26 de maio de 2024

– Local: Blumenau/SC

– Mais informações: https://www.viaapiaeventos.com/feira-fenahabit  

7) Rio Construção Summit 2024

O Rio Construção Summit 2024 acontece sempre no Rio de Janeiro. Este evento é de cunho internacional e visa promover discussões sobre a atual situação do setor e as perspectivas para o aumento da produtividade na Construção Civil, a redução do déficit habitacional e a otimização da infraestrutura no país. Na última edição, foram mais de 200 palestrantes em 4 palcos simultâneos. 

– Data: ainda sem data definida para 2024

– Local: Rio de Janeiro/RJ

– Mais informações: https://www.rioconstrucaosummit.com.br/ 

8) Construexpo 2024

A Construexpo 2024 vai acontecer nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto em Atibaia, São Paulo e possui o objetivo de gerar negócios e auxiliar o desenvolvimento nos setores da Construção Civil. É voltado para engenheiros, arquitetos, profissionais da construção e investidores que possuam o interesse de se atualizar sobre as mais recentes inovações tecnológicas da construção. Possui entrada gratuita e a presença das famosas tiny houses feitas de icf e construção modular. 

– Data: 15 a 18 de agosto de 2024

– Local: Atibaia/SP

– Mais informações: https://construexpo.com.br/  

9) Construsul 2024 

A Construsul 2024 terá dois eventos neste ano. O primeiro, a Feira da Indústria da Construção e Acabamento, que acontecerá nos dias 23 a 26 de abril em Balneário Camboriú/SC e tem foco não só na construção, como em acabamentos. O segundo é a Feira Internacional da Construção, um evento que já possui 25 anos de história e acontecerá nos dias 23 a 26 de julho em Porto Alegre/RS. Ambos os eventos trazem assuntos relevantes sobre o mercado para profissionais da área. 

Feira da Indústria da Construção e Acabamento:

– Data: 23 a 26 de abril de 2024

– Local: Balneário Camboriú/SC

– Mais informações: https://feiraconstrusulbc.com.br/home 

Feira Internacional da Construção:

– Data: 23 a 26 de julho de 2024

– Local: Porto Alegre/RS

– Mais informações: https://feiraconstrusul.com.br/home 

10) 98° Encontro Nacional da Indústria da Construção

O Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma iniciativa promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e é considerado o principal evento no calendário da Construção Civil no Brasil. 

Proporciona um espaço privilegiado para a discussão de temas cruciais da agenda nacional e do setor da construção. Além disso, o evento se destaca como uma plataforma fundamental para a troca de conhecimentos e a exposição de produtos e novas tecnologias, mantendo todos os segmentos dessa indústria atualizados sobre as últimas tendências e inovações.

Recentemente a CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, juntamente à RX, anunciaram que as edições 98º e 100º do ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção) acontecerão durante as edições de 2024 e 2025 da FEICON. Portanto, quem for prestigiar a feira neste ano vai poder participar do evento. A FEICON 2024 acontece nos dias 02 e 05 de abril, no São Paulo Expo.

– Data: 02 a 05 de abril de 2024

– Local: São Paulo/SP

– Mais informações: https://www.feicon.com.br/ 

Pronto para se inscrever? 

Como você viu acima, existem diversos tipos de eventos, com diferentes objetivos  e investimentos. A participação ativa nestes encontros não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade para aqueles que buscam se destacar em um ambiente tão dinâmico e cheio de mudanças. 

O acompanhamento, sempre que possível, de eventos da Construção Civil não só mantém os profissionais e empresas atualizados(as) sobre as últimas tendências, mas também desempenha um papel crucial na construção de uma marca pessoal sólida.

Assim, é possível não apenas adquirir conhecimentos valiosos, mas também expandir significativamente as oportunidades devido ao networking. A construção de parcerias e conexões com colegas do ramo é muito facilitada com estes encontros, oferecendo perspectivas que vão além das fronteiras tradicionais do negócio.

Essa interação contínua fortalece o posicionamento posição no mercadoe contribui para o crescimento profissional. Portanto, a presença em eventos na Construção Civil não é apenas uma forma de se manter relevante, mas uma maneira de liderar, inovar e inspirar. E aí, já fez sua inscrição? 

Se você deseja se manter informado sobre os principais eventos da Construção Civil, assine a Constru_News – nossa newsletter que traz mensalmente uma Agenda completa de eventos da Construção. Não perca! Assine agora mesmo

Banner - Constru_News