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Por Rafael Dal MoroHead de Account Growth

Nos últimos dias, o Chat GPT trouxe à tona o assunto da inteligência artificial (IA) e suas funcionalidades. A verdade é que, apesar de pouco notarmos, a tecnologia de IA está muito presente no nosso cotidiano através das redes sociais, dos smartphones e de outros dispositivos.

Mas, e na construção? Quais são as utilidades da inteligência artificial na construção civil?

A inteligência artificial pode ser usada em diversas fases dos projetos, porém, ainda encontra muito espaço para aumento de adesão pelo setor. Falta conhecimento sobre o recurso e os benefícios que oferece. 

O investimento das empresas da construção civil em tecnologia ainda é baixo, comparado com outros setores da indústria.  Isso faz com que as organizações deixem de ter ganhos significativos. A inteligência artificial tem potencial para aumentar os lucros da indústria da construção civil em aproximadamente 71% até 2035, e as empresas devem começar a enxergar isso para não ficarem para trás.

Antes de começar a adotar a tecnologia nos projetos e nas obras, no entanto, é preciso saber o que fazer com este recurso que têm tanto para oferecer e como aproveitá-lo da melhor forma. Neste artigo, você vai ver quais são as principais tendências da inteligência artificial na construção civil. Continue lendo e confira!

 

O que é inteligência artificial e como aplicá-la na construção civil?

Inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que cria máquinas e sistemas capazes de analisar e usar dados para resolver problemas, tomar decisões e aprender com as próprias atividades que executa.

Um dos usos mais comuns da IA hoje em dia é em sistemas de atendimento. O cliente entra em contato por chat e é atendido por um robô, que faz um atendimento prévio, entregando respostas padronizadas, baseadas em uma pré-configuração e com dados do próprio sistema da empresa. Por exemplo, as informações do cadastro ou da compra do cliente.

Outro recurso bastante comum, baseado em inteligência artificial, são os assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon, que pode ser conectada com outros recursos inteligentes da casa para controlar aparelhos domésticos, eletrônicos, iluminação, som etc.

Para que tudo isso seja possível, a inteligência artificial utiliza Machine Learning, uma tecnologia que permite que o sistema esteja em constante aprendizado. Por meio de algoritmos, capazes de processar grandes volumes de dados e encontrar padrões, a máquina consegue identificar tendências, prever respostas e aprender.

Os dados capturados e analisados através destas tecnologias podem ser estruturados ou não estruturados — neste último caso, são todas aquelas informações em imagem, vídeo, texto, mapa etc., que não são possíveis de serem incluídas em uma tabela simples. Assim, algumas tarefas deixam de ser executadas exclusivamente por pessoas, proporcionando um investimento mais estratégico do tempo dos profissionais.

A partir desses grandes volumes de dados, estruturados ou não, a inteligência artificial, ainda é capaz de gerar novos dados com as análises obtidas. Dessa forma, facilita o processo entregando possibilidades e previsões.

Na construção civil, a IA pode ser usada tanto no atendimento ao cliente, por meio dos chatbots, quanto no canteiro de obras, fazendo alocação de recursos, por exemplo. 

A ideia de usar a inteligência artificial na construção civil é de que a tecnologia utilize o volume de informações que são capturados e manipulados diariamente para proporcionar respostas preditivas, construir cenários e proporcionar mais confiança nos momentos de tomada de decisão.

Veja a seguir como aplicar a inteligência artificial na construção civil na prática.

 

 

5 formas de aplicar inteligência artificial na construção civil

 

Prospecção de terrenos

A inteligência artificial pode ajudar as empresas que atuam com Landbank, prática de compra de terrenos para incorporação imobiliária. Utilizando a tecnologia, é possível adicionar as informações do imóvel em um sistema, que vai criar possibilidades de projetos com ele.

Dessa forma, a empresa pode começar os estudos de viabilidade do projeto e as análises de retorno que teriam investindo naquele ou em outro terreno. Tudo isso é feito com mais agilidade do que no processo tradicional, com isso a empresa ganha tempo e aumenta suas possibilidades de fechamento de novos negócios.

 

Desenvolvimento imobiliário

Visualizar como será o projeto de uma área ou de um prédio inteiro é possível a partir da combinação de diversas variáveis. Isso permite que o design seja gerado a partir dos objetivos do projeto, sem que seja necessário envolver um grande número de profissionais ou que tenham que atuar por um longo período.

Foi assim que a Autodesk conseguiu otimizar o layout do projeto de sua sede, em Toronto, no Canadá. A equipe utilizou inteligência artificial para criar o layout do local e depois construir o espaço, utilizando variáveis que mostravam a incidência de sol, os ruídos que poderiam atrapalhar os times e como cada profissional ficaria posicionado no escritório.

A partir da visualização dessas possibilidades foi possível decidir qual o melhor layout para o ambiente.

 

Condução da obra

Na condução da obra, a inteligência artificial pode ser usada de diversas maneiras, tanto na fase de planejamento, como no desenvolvimento e controle da obra, quanto no canteiro de obras, garantindo a segurança dos recursos humanos. Soluções que reúnem dados sobre as obras e apresentam gráficos de fácil visualização contribuem para o andamento da obra com maior agilidade e previsibilidade.

Com o auxílio de robôs com câmeras, imagens em 3D dos canteiros de obras são capturadas e analisadas por um algoritmo de inteligência artificial. O recurso transforma os dados obtidos em insights, que serão usados posteriormente pela equipe de gestão e controle da obra para tomar decisões que diminuam os desperdícios no orçamento.

A segurança no canteiro de obras também pode ser otimizada quando a empresa se utiliza da inteligência artificial na construção civil com imagens de câmeras. Por meio do reconhecimento das imagens, feito pela tecnologia, o gestor consegue identificar as áreas e os cenários de risco, como por exemplo um operário sem o equipamento de segurança. No mesmo instante, o sistema emite um alerta.

Além de ser avisado em caso de cenários de risco, o gestor consegue avaliar a situação de forma macro, identificar outras possíveis falhas e definir processos de segurança para mitigar os riscos. Assim, a empresa reduz os acidentes e os processos trabalhistas causados por denúncias de falta de fiscalização e controle na obra, por exemplo.

 

Comportamento dos clientes

A inteligência artificial na construção civil também auxilia os clientes do setor. Isso pode acontecer em diversos momentos da relação com o empreendimento, como por exemplo na pesquisa de um imóvel para compra. O algoritmo identifica as preferências do cliente e indica propriedades que correspondem às suas expectativas.

Se o consumidor tem um imóvel para vender ou pretende comprar no futuro, a IA ajuda a prever as flutuações de preços. Com isso, o interessado consegue ter uma previsão de quando é o momento certo para vender seu imóvel, por exemplo.

Os corretores de imóveis também são beneficiados com a tecnologia, que pode analisar diferentes características dos clientes que estão pesquisando por imóveis em sites e identificar aqueles que têm reais intenções de compra ou só estão fazendo buscas por curiosidade. Isso é possível a partir da análise do comportamento do usuário em sites de imóveis, pesquisas sobre crédito, financiamento, compra em outros sites etc.

Antes de fechar contrato com um cliente, a inteligência artificial prevê quais perfis podem causar transtornos para o vendedor ou para a construtora. É isso que a Zero Distrato, startup brasileira, faz. A empresa atua com análise preditiva, identificando com 90% de precisão, no início de uma obra, quais são os clientes que com maior probabilidade de distrato. Isso evita que a construtora tenha que lidar com alguns transtornos depois de fechar um contrato.

Redução de custos com manutenção

Os custos de manutenção imobiliária em grandes propriedades, como edifícios corporativos, são altos e ocupam grande parte do orçamento das administradoras. No entanto, parte dos espaços nem sempre são usados, com isso a empresa paga para manter o espaço, mas não tem retorno sobre esse custo.

Esses custos silenciosos prejudicam o caixa das empresas, que não conseguem usar o dinheiro para investir em melhorias para o próprio local. Com sensores de Wi-Fi e Internet das Coisas, as empresas conseguem gerenciar a utilização do empreendimento por meio dos dados capturados e analisados pela inteligência artificial. As informações são transformadas em insights que as empresas podem utilizar para decidir as melhores formas de gerenciar os espaços de trabalho.

Assim, é possível reorganizar os layouts dos escritórios, ajustar os espaços de trabalho do profissional e propor usos mais inteligentes para os ambientes, reduzindo os custos de manutenção.

E isso não é tudo: a inteligência artificial também pode ser usada como uma forma de economizar energia e recursos na propriedade. Os algoritmos de Machine Learning analisam os dados meteorológicos e identificam os picos no consumo de energia, sinalizando a gestão do prédio que poderá adotar estratégias para diminuir os desperdícios.

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