Skip to main content

Limpeza e organização no canteiro de obras não são cenários muito comuns na construção civil brasileira. Na verdade, manter esse ambiente limpo e organizado é um desafio para muitos gestores de obra. A geração de entulho e os materiais utilizados na construção são os principais fatores que causam sujeira e desorganização. 

Somado a isso, está a cultura do setor. Os profissionais que atuam nas obras dificilmente são estimulados a manterem o ambiente mais limpo e organizado. Por isso é difícil controlar como o descarte e a manipulação dos materiais estão sendo feitas. 

O desafio é grande, mas existem recursos que podem ajudar os gestores a enfrentá-lo. Um deles é o Lean Construction

Neste artigo, você vai entender como a metodologia pode influenciar na limpeza e organização do canteiro de obras. Confira!

Limpeza e organização no canteiro de obras: o que diz a normativa

A falta de limpeza e organização no canteiro de obras pode levar a alguns problemas para as construtoras. Os principais deles são o desperdício e os acidentes de trabalho. Locais sujos e desorganizados contribuem para criar ambientes mais propícios a quedas, escorregões, tropeços ou desabamento de materiais.

A NR-18 é uma norma regulamentadora da saúde e segurança no trabalho que determina como devem ser as condições e o ambiente laboral na construção civil. A norma estabelece diretrizes administrativas, de planejamento e organização que determinam as medidas de controle e os sistemas preventivos de segurança que devem ser adotados nos processos.

Orientada pela norma, a construtora deve seguir procedimentos e adotar atitudes que garantam a segurança em cada atividade desenvolvida no canteiro de obras. Embora seja uma norma já estabelecida, muitas empresas ainda têm dificuldade para implementar ações que garantam a limpeza e organização no canteiro de obras

Mas a adoção do Lean Construction pode mudar essa realidade, tornando o processo mais fluido e fácil de ser seguido.

Como o uso do Lean Construction pode ajudar

Na construção civil, limpeza e organização no canteiro de obras são fatores fundamentais para o andamento do projeto. Quando o ambiente está organizado e limpo, acidentes são menos frequentes, os profissionais executam suas tarefas com mais eficiência e o tempo perdido em algumas atividades é eliminado.

Nesse sentido, o Lean Construction surge como um aliado importante do processo. Isso porque ajuda as empresas a cumprirem com a NR-18, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência das obras. 

O Lean Construction é um conceito da metodologia ágil, que consiste na adoção de alguns princípios com objetivo de aumentar produtividade e eficiência. Para isso, práticas de redução de desperdício, gargalos e tempo de espera e execução são adotadas. 

—> Para saber mais sobre o assunto, baixe nosso infográfico e conheça os 11 princípios do Lean Construction!

As empresas que usam Lean Construction eliminam diversas atividades que não agregam valor para a obra. Isso impacta diretamente no fluxo de materiais e processos que eram realizados, causando sujeira e desorganização. 

Um exemplo é a compra de materiais, que algumas obras fazem semanalmente, mas que podem ser feitas por mês. Assim, é possível reduzir o tempo e o esforço dedicado no recebimento e organização desses recursos. Há muitos casos em que o ambiente não comporta o volume de material que recebe toda semana, impedindo o armazenamento correto. 

Além disso, os processos se tornam mais transparentes e organizados, com sinalização adequada e o direcionamento correto. O descarte de materiais é feito corretamente e o planejamento por trás da compra reduz o desperdício de materiais.

—> Confira as respostas dos especialistas para as principais dúvidas sobre Lean Construction!

Bônus: saiba como conciliar Lean com a tecnologia da Prevision

A Prevision ajuda as construtoras a implementarem a metodologia Lean em seus projetos, contribuindo com a limpeza e organização no canteiro de obras, dentre tantos outros benefícios. A plataforma auxilia desde o início, no pré-obra, até a fase de planejamento e execução, reduzindo as horas operacionais e substituindo por horas estratégicas.

—> Quer entender mais sobre Lean? Acesse nosso conteúdo e receba e-mails semanalmente com informações completas!

Na plataforma da Prevision, o planejamento é desenvolvido em poucas horas e é atualizado em minutos, junto ao andamento da obra. Para isso, é preciso criar as dependências entre os serviços e as restrições de cada pacote de serviços. 

Isso vai ajudar o gestor a ter uma visão do que será executado, quanto de material e mão de obra será necessário. Assim, consegue organizar as compras e as contratações.

Todas as informações ficam centralizadas em um só lugar, o que permite que todos tenham acesso ao que está acontecendo no projeto. A construtora consegue trocar tempo operacional por  tempo estratégico, para tomada de decisão rápida, e acompanhar a obra em tempo real, fazendo ajustes no cronograma de acordo com os novos planos de ataque

Utilizando a metodologia de Linha de Balanço, o sistema atualiza as informações do cronograma, mostrando os ajustes de prazos. Dessa forma, o gestor consegue ver se é preciso ajustar suas compras, contratações de mão de obra ou equipamentos.

As informações entregues pelo sistema permitem que todos os processos sejam organizados e controlados em tempo real. Isso evita desperdícios de tempo, dinheiro e mão de obra.

Agora que você já entendeu os benefícios de manter o canteiro de obras limpo e organizado, que tal aplicar o Lean Construction com mais facilidade usando a Prevision? Experimente a plataforma!

demonstração prevision