Skip to main content

A organização do canteiro de obras é vista como um desafio difícil de ser enfrentado, principalmente quando envolve tecnologia. Isso acontece porque a construção civil ainda é um ambiente conservador, que utiliza recursos tradicionais para resolver seus problemas. 

Esse tipo de pensamento, no entanto, apenas impossibilita o avanço na forma de executar as tarefas e entregar os resultados. 

A tecnologia tem se mostrado essencial para o sucesso de diversas tarefas no setor e com o canteiro de obras não seria diferente. Neste artigo, você vai ver como a tecnologia pode ajudar na organização do canteiro de obras e revolucionar os processos no setor. Continue a leitura e confira!

Por que utilizar tecnologia na organização do canteiro de obras?

Um dos principais motivos para usar tecnologia na organização do canteiro de obras é a integração de informações entre a área e o escritório. O distanciamento entre os dois ambientes pode causar conflitos e prejudicar as atividades. O planejamento de obras, por exemplo, é um dos processos mais afetados pela falta de conexão das informações. 

Como o setor de planejamento não tem visão em tempo real do que acontece no canteiro, não é possível atualizar o cronograma de obras de acordo com o que foi planejado e realizado. 

A tecnologia elimina diversas tarefas manuais, otimizando processos e, com isso, reduz o tempo perdido em cada uma delas. Os profissionais do canteiro de obras e do escritório ganham mais produtividade e conseguem entregar suas tarefas em um prazo reduzido. Entenda melhor a seguir como a tecnologia ajuda na organização do canteiro de obras.

Novas tecnologias na construção civil

4 caminhos para organizar o canteiro de obras usando tecnologia

Orçamento, cronograma e planejamento de obras

Essas atividades são as primeiras – e algumas das mais importantes – a serem realizadas em um projeto da construção civil. Por isso, precisam de atenção redobrada e acompanhamento contínuo

A falta de informações pode fazer com que tudo que foi estruturado no início do projeto se perca depois que a obra começar, afetando os resultados e os prazos de entrega.  

O uso da tecnologia integra todas as informações e ajuda na criação de interdependência. Ou seja, atividades que dependem de outras para serem concluídas serão controladas com  maior facilidade e eficiência.

Armazenamento de materiais

Depois que a obra é iniciada e o canteiro de obras é montado, algumas atividades começam a acontecer de forma recorrente. Uma delas é o recebimento e armazenamento de materiais. Ambos estão atrelados ao processo de compra de suprimentos, que precisa estar conectado com as informações atualizadas sobre o andamento da obra. Isso vai permitir que as compras sejam realizadas de forma planejada, de acordo com as necessidades do projeto.

Assim que os materiais chegam é preciso estocá-los corretamente. No entanto, essa não é a realidade em muitas obras. Em geral, a estocagem é feita de forma indevida, expondo os materiais em locais abertos, na calçada e em outros ambientes que podem causar perdas, prejuízos ou até acidentes. 

Na maioria dos casos, a estocagem é feita dessa forma por falta de espaço, pois os materiais são comprados em quantidades maiores do que o necessário ou sem previsão de quando serão usados. 

Essas falhas refletem uma falta de organização do canteiro de obras, e podem ser evitadas com o uso de tecnologias que proporcionam previsibilidade. As informações são inseridas no sistema e atualizadas de acordo com o andamento da obra. Com isso, é possível saber quais são os materiais necessários para a próxima etapa. 

Caso a obra esteja com alguma fase atrasada, é possível ver no sistema que ainda não é o momento de fazer o pedido de mais materiais.

Contratação de profissionais

Outro processo que sofre influência negativa da falta de organização do canteiro de obras é a contratação de profissionais. Uma reclamação bastante frequente no setor é a ausência de mão de obra e o tempo ocioso em que os profissionais são encontrados frequentemente. Esse segundo ponto pode acontecer por diversos motivos, um deles é a falta de materiais.

Falamos sobre este desafio anteriormente, porém vale reforçar que quando a entrega de materiais atrasa ou os suprimentos acabam no meio de uma atividade, toda obra é impactada. Especialmente a equipe presente no canteiro de obras.

Se não há previsão de quando uma etapa será finalizada, não é possível fazer um pedido de materiais para serem entregues no prazo. E enquanto aguardam a chegada do pedido, os profissionais não conseguem trabalhar.

Tecnologias disponíveis para o setor da construção civil entregam dados atualizados que permitem organizar esses processos e planejar a compra e a entrega dos materiais.  Assim, a construtora consegue monitorar melhor suas equipes e distribuir a demanda de trabalho de forma adequada.

Identificação e correção de erros

Os dados que as plataformas capturam e reúnem proporcionam insights importantes para a condução da obra. Com eles, o gestor consegue analisar as informações e identificar erros e falhas no processo para que sejam corrigidos o quanto antes.

O uso desses dados estratégicos pode ser, então, direcionado às tomadas de decisão, buscando evitar ao máximo a ocorrência de prejuízos financeiros para a obra.
O uso da tecnologia influencia na organização do canteiro de obras e, consequentemente, em outras áreas e processos da empresa. Saiba como extrair o melhor de um software para construção civil nos diferentes níveis de planejamento.