Skip to main content

A Linha de Balanço é uma técnica de planejamento e controle de prazo, que tem como princípio organizar e planejar os locais da obra no tempo, favorecendo obras que têm padrões de repetição de serviços

O planejamento de obras pode ser desafiador para construtoras e profissionais de engenharia que não fazem uso de ferramentas adequadas para essa tarefa. No mercado, existem algumas soluções que podem ser aproveitas para elaboração e acompanhamento do cronograma de obra. Porém, muitas delas são complexas e não proporcionam o controle e visibilidade necessários para o projeto.

Uma boa alternativa, que permite visão ampla e simples do que está sendo realizado e o que ainda precisa ser executado, é a Linha de Balanço. Ela é uma técnica de planejamento e controle de prazo que tem como princípio organizar e planejar os locais da obra no tempo, favorecendo projetos cujos serviços têm um padrão de repetição.

Tendo como base alguns dos princípios do Lean Construction, ela entrega informações que podem ser usadas para melhorar a produtividade e qualidade das tarefas nos canteiros de obras.

Entender como esse recurso funciona e os benefícios que oferece permite que os gestores consigam ter ganhos significativos. Veja, a seguir, como aplicar e aproveitar a Linha de Balanço em suas obras.

Origem e conceito de Linha de Balanço

A Linha de Balanço é um processo de controle de planejamento que foi criado pela Goodyear na década de 1940. Desde então, vem sendo amplamente utilizada na construção civil, principalmente em projetos que possuem padrão de repetição, como prédios ou loteamentos.

Apesar de ser anterior à Lean Construction, a Linha de Balanço engloba alguns de seus princípios de construção enxuta e padronizada, como a produção contínua, a eliminação de folgas e sistema just-in-time.

O balanceamento em linhas consiste em um planejamento em que os locais da obra – como pavimentos, lotes, casas e trechos – são dispostos no eixo Y, enquanto o calendário segue no eixo X.

As atividades ou serviços que serão realizados ficam na junção dos dois, formando um gráfico com diversas retas. Além das linhas, o planejamento pode ser visualizado também como um conjunto de blocos, em que a espessura equivale à duração da atividade.

linha de balanço

Visualização do planejamento em Linha de Balanço


Dessa maneira, o planejamento da linha de balanço é feito com atividades que tenham padrão de repetição, ou seja, quando o mesmo serviço é executado em diversos andares ou unidades. A inclinação da reta ou do conjunto de blocos fornece a produtividade de cada equipe por atividade.

Por esse motivo, obras que apresentam padrões de repetição em seus serviços, como edificações, rodovias e túneis, são favorecidas e atingem resultados melhores com a Linha de Balanço. 

Isso porque, com a visualização apresentada, fica mais fácil entender a sequência lógica de execução dos serviços e também o ritmo de produção, determinado pela inclinação da reta de cada serviço.

Aplicação da Linha de Balanço na construção civil

Como já mencionamos, a Linha de Balanço é uma técnica de planejamento que favorece e beneficia principalmente os projetos em que há muitas atividades repetitivas, como obras de edificação ou rodovias.

Nesse formato de planejamento, é possível entender de maneira rápida o que precisa ser executado em cada etapa e em cada lugar da obra. Isso facilita o entendimento da necessidade de recursos (material, mão de obra e econômico) e contribui para a gestão estratégica da obra.

Dados e informações atualizadas sobre o que está programado para cada pacote de serviço e sobre a produtividade da equipe determinam qual a demanda de mão de obra necessária para executar o projeto dentro do prazo esperado.

A Linha de Balanço ainda facilita a visualização e promove maior participação e interação de todos os envolvidos na obra, de forma ampla e completa. Isso porque facilita a leitura e o entendimento do cronograma, mostrando de forma visual o ritmo e as necessidades de cada serviço. O resultado final é um trabalho integrado e fluido entre as equipes, para que não haja atrasos nem desperdícios.

Saiba mais: Veja como a construtora LYX aplica o cronograma visual para o pré-lançamento de obras

Vantagens de usar a Linha de Balanço

Um dos maiores benefícios da Linha de Balanço é permitir a visualização do fluxo de trabalho do projeto, facilitando o planejamento da continuidade das atividades. Desse modo, é possível entender como está o aproveitamento das equipes e o ritmo de produção.

Outras vantagens são percebidas ao usar esta técnica. Veja quais são as principais:

  • Facilita a troca de informações entre os gestores e a mão de obra do canteiro: na prática, torna a comunicação mais eficiente, pois todos conseguem entender de forma fácil o cronograma e o que precisam realizar em cada etapa, democratizando a informação;
  • Proporciona maior controle do andamento do projeto e do ritmo com que as atividades são executadas: isso permite que se consiga implementar soluções para aumentar a produtividade, sempre que for necessário. Além disso, favorece a identificação de oportunidades de otimização do tempo de trabalho das equipes em obras, evitando períodos de ociosidade e interrupções na produção;
  • Permite a visualização total dos serviços: tanto dos que estão adiantados, quanto dos atrasos no cronograma. Ainda oferece uma visualização dos recursos operacionais que podem ser descartados ou realocados em outras obras;
  • Mostra quais unidades foram concluídas, bem como as atividades e seus grupos de trabalho: essas informações oferecem maior controle com relação ao prazo de entrega final;
  • Evidencia as interferências: ajudando no entendimento do que pode prejudicar o planejamento de execução e afetar a entrega no prazo definido.

Como resultado, há uma melhor comunicação no canteiro de obras e no planejamento, além de economia de recursos, uma vez que com o maior entendimento dos envolvidos, o trabalho é executado de maneira mais eficaz. 

Há também uma economia de tempo. Afinal, as equipes não ficam ociosas e podem agilizar outros aspectos da obra, colaborando para que a conclusão seja feita no prazo estimado.

Como projetar com Linha de Balanço

Agora que você já descobriu quais são as principais características e as vantagens da Linha de Balanço, veja como colocar essa técnica em prática no seu projeto:

1. Cronograma e expectativa de conclusão

Tudo começa com um cronograma da obra, separando as atividades a serem concluídas e as unidades de tempo, sejam dias, semanas ou meses. Cada atividade deve ter uma data de início e previsão de fim, com progresso definido a cada local, andar ou trecho.

2. Ferramenta

Outro passo importante é utilizar as ferramentas certas para aplicar a técnica. O mais utilizado entre engenheiros e projetistas é o Excel, por ser semelhante ao plano cartesiano, com linhas e colunas.

 

 

 

 

 

Outra opção são os softwares específicos para criação da Linha de Balanço, que também facilitam a atualização durante o sequenciamento das atividades.

3. Aplicação

Com o cronograma de atividades e a ferramenta em mãos, o próximo passo é fazer a aplicação da metodologia, transformando-os em um planejamento detalhado e preciso de cada etapa da obra. O planejamento em Linha de Balanço pode ser levado direto para o canteiro para controle e execução prática.

Leia mais: Linha de Balanço: passo a passo para migrar seu Project para esta metodologia

Como atualizar e reprogramar a Linha de Balanço

Ao utilizar a técnica de Linha de Balanço, é possível visualizar claramente as falhas no cronograma. Isso permite que elas sejam corrigidas rapidamente por meio do balanceamento das linhas. Ele deve ser feito por meio do deslocamento de uma reta, para frente ou para trás na linha do tempo, para que não haja interrupções.

Em serviços com relação de dependência, a Linha de Balanço auxilia a ordenar com eficiência as atividades. Um exemplo é a pintura, que só é feita depois que o reboco estiver pronto.

linha de balanço com relação de dependencia

Seguindo dessa forma, você terá uma lógica de execução dos serviços no projeto. Voltando para o exemplo que citamos, será possível descobrir exatamente qual a data correta para iniciar a pintura de forma que a equipe não fique nenhum dia ociosa, aguardando a finalização do reboco.

Ferramentas para elaborar a Linha de Balanço do projeto

O objetivo de utilizar a técnica de balanceamento é fazer com que o gestor e toda a equipe envolvida no projeto consigam ter uma visualização do cronograma da obra de maneira completa. De forma totalmente visual, ela permite o entendimento do que já foi executado e o que está planejado.

A partir da inserção de novas informações sobre o andamento da obra, é possível organizar o planejamento, fazendo ajustes quando necessário e identificando o que não está em conformidade com o cronograma.

Além de aplicar as melhorias necessárias, para ter acesso a todos os dados e conseguir uma visão completa, é fundamental contar com uma solução dinâmica, ágil e eficiente.

A Prevision é uma dessas soluções, pois otimiza o tempo gasto na execução da Linha de Balanço, ao tornar as horas de trabalho operacional em tempo estratégico para o negócio. A plataforma oferece agilidade para todos os profissionais do projeto e permite que o planejamento seja realizado em poucas horas. Além disso, o replanejamento do cronograma pode ser feito em minutos e as informações são atualizadas em tempo real.

A mobilidade é outro fator benéfico para as empresas que utilizam a Prevision. O sistema pode ser usado no escritório e no canteiro de obras, com acesso via plataforma web ou aplicativo mobile. Assim, os profissionais da obra atualizam o sistema com os dados e o gestor consegue acessá-los em tempo real de onde estiver.

A Prevision ainda consolida os principais indicadores da obra em uma tela, por meio de gráficos interativos. Tudo isso oferece previsibilidade, permitindo o rápido ajuste do cronograma físico-financeiro da obra ou até mesmo a antecipação de cenários, ao trabalhar em hipóteses prévias que podem ajudar na tomada de decisão e direcionar melhor as atividades.

A plataforma ainda permite a exportação de todas as informações em Excel, para que sejam conectadas e compartilhadas com ainda mais facilidade. Com isso, é possível manter o planejamento atualizado e integrado a outras plataformas – ERPs, por exemplo – conectando de maneira fácil e flexível o cronograma da obra ao seu orçamento. Assim, a construtora ganha, de fato, uma gestão estratégica da obra.

Conclusão

Como vimos, a ideia de utilizar a Linha de Balanço na obra é fazer com que todos tenham uma visão mais completa sobre os processos e um controle maior sobre as atividades. Isso garante que falhas, desperdícios e atrasos sejam evitados.

Além disso, as informações são armazenadas para que, em um novo projeto, o gestor consiga dimensionar as atividades e identificar possíveis necessidades e desafios da obra logo no início. Esses benefícios vão garantir que os processos se tornem cada vez melhores e eficientes, otimizando as entregas e aumentando a vantagem competitiva do negócio no mercado. 

Nesse aspecto, o uso de uma ferramenta tecnológica e automatizada será fundamental para alcançar todas as vantagens e potencializar os resultados do projeto.

Quer saber mais sobre a  Linha de Balanço, suas aplicações na obra e como a sua construtora pode melhorar os processos utilizando essa técnica? O time de especialistas da Prevision está disponível para tirar dúvidas e mostrar os recursos que a ferramenta oferece para tornar o seu planejamento de obras mais estratégico e eficiente. Clique aqui e fale conosco.