Skip to main content

Lean Construction é um conceito que vem ganhando espaço na gestão de obras. No entanto, entre os profissionais do setor, existe uma ideia equivocada de que a metodologia só pode ser usada em obras com padrão de repetição

A repetitividade construtiva acontece em todos os projetos, mas nem sempre é vista dessa forma. A seguir, você vai entender como a Lean Construction na construção civil pode ser aplicada em obras corporativas, em que não há visão de repetitividade. Continue a leitura!

O que são obras corporativas?

Como obras corporativas, entende-se aqueles projetos de construção ou reforma cujo foco são edifícios comerciais, industriais ou institucionais, encomendados por empresas ou organizações. Essas obras podem incluir, por exemplo, a construção ou reforma de escritórios, fábricas, lojas, armazéns, hospitais, escolas, entre outros tipos de edificações corporativas.

A gestão eficiente dessas obras é fundamental para garantir a qualidade do resultado final, o cumprimento de prazos e orçamentos estabelecidos e a satisfação do cliente corporativo. A aplicação de conceitos Lean pode ajudar a melhorar a gestão desses projetos, otimizando processos e reduzindo desperdícios.

Lean Construction: o que é e porque usar em seu projeto

Lean Construction ou construção enxuta é uma metodologia que utiliza princípios sustentáveis para minimizar os desperdícios e aumentar a produtividade dos processos. A abordagem estimula um pensamento clean para o ambiente construtivo, aproveitando o máximo de eficiência dos recursos e da mão de obra.

Comparada com a construção tradicional, a principal diferença entre os dois modelos de gestão é a mentalidade. O objetivo da Lean é eliminar os excessos e manter apenas o que é realmente importante para o processo da gestão de obras.

No modelo tradicional, os processos são divididos em subprocessos, que acabam alongando as atividades que precisam ser entregues. Enquanto na Lean Construction, as tarefas que não agregam valor são eliminadas. Dessa forma, é possível reduzir o tempo de execução entre as tarefas, eliminar os gargalos e desperdícios, tornando o processo mais eficiente e produtivo. 

lean construction

Como aplicar a Lean Construction na gestão de obras corporativas

A Lean Construction costuma ser mais utilizada como uma boa prática de gestão de obras no que se entende por processos construtivos repetitivos. Ou seja, obras em que as atividades tendem a seguir um mesmo padrão, reproduzindo exatamente as mesmas tarefas em cada uma das divisões. Pavimentos de uma construção vertical e edifícios inteiros de um condomínio são os exemplos de padrão de repetição mais comuns.

Em obras corporativas, no entanto, não há essa visão de repetitividade. Isso porque geralmente esses projetos contam com apenas um pavimento e não se nota facilmente padrões de locais (áreas comuns) dentro deles. 

Seguindo esta lógica, ao não identificar um padrão de repetição comum, muitas vezes os gestores de obras optam por não utilizar o modelo Lean, mas esse raciocínio pode impedir que o projeto obtenha diversos benefícios que a metodologia oferece. 

O conceito pode ser aplicado em diversos tipos de projetos, isso vai depender do plano de ataque utilizado pela construtora. Existem diversas fases dentro do projeto que podem ser consideradas como um padrão de repetição. Rafael Amore, Gerente de Contratos na Método Engenharia, explica como aplicar a metodologia Lean Construction na gestão de obras corporativas:

“A compartimentação da obra quem monta é você, trabalhando frente a cada um dos objetivos é possível aplicar Lean. Em uma obra de agência bancária que tem forro e piso, por exemplo, é possível pegar a agência, dividir a agência em quatro partes e direcionar de forma sequenciada as diferentes equipes que irão atuar em cada uma delas. O Lean é um conceito, a aplicação cabe a cada um”, explica Amore. 

Para Rafael Amore, independente do tipo de obra, a metodologia proporciona muitos ganhos, tornando o processo construtivo mais eficiente e menos custoso. Afinal, em modelos de trabalho diferentes da construção enxuta, o retrabalho é frequente. 

“Um galpão logístico, que é uma obra horizontal, pode ser dividido em partes, como: piso de concreto, estrutura metálica, cobertura metálica etc. O Lean permite otimizar a mão de obra de forma que não fique ociosa e também que a obra nunca pare, contemplando o grande objetivo do Lean. A cultura do retrabalho que existe na construção civil não pode ser aceita. Todas as etapas precisam ser bem feitas e seguir um planejamento”, completa.

Rafael Amore também enfatiza que os processos construtivos exigem grandes investimentos, em todas as fases. Por isso, é preciso ter um cuidado maior com cada uma delas, sempre olhando para os custos que podem ser reduzidos e pensando lá na frente, em busca de previsibilidade para o projeto.

“Há um investimento muito grande em planejamento prévio, mas é preciso eliminar as restrições, criar compartimentação e olhando sempre para frente. O modelo Lean é uma quebra de paradigma, uma metodologia. Precisamos aprender com os asiáticos, tendo uma obra com grandes períodos de planejamento que se refletem em uma execução muito mais rápida e precisa”, conclui o especialista.

4 passos para adotar a Lean Construction em obras corporativas

A Lean Construction é uma metodologia orientada por onze princípios básicos, que pode ser aplicada em diversos tipos de gestão de obras. Estes são alguns dos passos que podem te ajudar a começar: 

1. Elimine os excessos

Um dos princípios da construção enxuta é a redução do que não é fundamental ou importante para a obra. Assim, reúna a sua equipe de gestão de obras, visualize todas as etapas do projeto, entenda o que precisa ser feito para serem concluídas e avalie o que não faz sentido ou não é necessário. Uma avaliação do fluxo de trabalho atual pode ajudar. Em seguida, elimine todos os excessos. 

2. Agregue valor ao projeto

Entenda as necessidades do seu projeto, conheça o público-alvo e busque formas de proporcionar experiências relevantes ao seu cliente. Tudo isso vai ajudar a aumentar o valor agregado do seu produto e torná-lo mais rentável.

3. Diminua a variabilidade

Imprevistos são muito comuns na construção civil e isso acontece por diversos motivos. No entanto, projetos com maior variabilidade tendem a ser menos previsíveis. O ideal é que o projeto siga um padrão, que vai nortear as ações e as tomadas de decisão. Assim, é possível ter maior previsibilidade e uma tomada de decisões mais ágil.

4. Otimize o tempo da sua equipe

Além de reduzir etapas, é preciso eliminar o tempo perdido entre uma tarefa e outra. Como isso pode ser feito? Com um cronograma mais eficiente, com datas definidas para a contratação de máquinas, atendendo aos prazos de entregas de materiais e evitando que os profissionais fiquem ociosos na obra. Invista mais na produção de lotes menores e, sempre que possível, elimine as interdependências, mantendo as atividades funcionando paralelamente.

A aplicação da metodologia Lean Construction na gestão de obras não é simples. É preciso mudar a forma com que os profissionais enxergam seus processos e transformar a cultura da empresa. Quer saber como adotar esse método nas suas obras? Confira nosso guia completo sobre Lean Construction.