Skip to main content

O canteiro de obras é o ambiente de execução de um empreendimento da Construção Civil. Antes de sua formação, o projeto passa por diversas etapas até ser estruturado. Cada uma dessas fases é fundamental para que a construtora tenha um canteiro de obras organizado.

Desde o estudo de viabilidade, passando pela definição do orçamento, estruturação do planejamento, elaboração do cronograma e medições, cada fase impactará o ambiente no qual a obra será de fato executada. Olhar para cada uma dessas atividades é essencial para evitar a desorganização, os desperdícios e impulsionar a produtividade.

Veja neste artigo como ter um canteiro de obras organizado e mais eficiência nos projetos da sua construtora.

Entenda a dinâmica no canteiro de obras

O canteiro de obras deve ser um ambiente seguro, organizado e oferecer boas condições de trabalho para quem utiliza aquela área. Para isso, é preciso desenhar o seu layout, definir a disposição dos trabalhadores, equipamentos, materiais, entrada e saída de veículos, entre outras questões. 

O desenho da estrutura vai depender de alguns fatores, como, por exemplo, a classificação do canteiro de obras, que pode ser dividida em 3 tipos:

  • restrito: toda área é disponibilizada para a obra;
  • amplo: a obra ocupa uma parte pequena do terreno para manter o fluxo de veículos e as instalações, como alojamentos e armazenamento. Esse modelo é mais comum em obras industriais ou de grandes dimensões;
  • longo e restrito: são para obras em locais mais difíceis de acessar, como túneis, redes de gás etc.

A NR 18 é a norma que regulamenta e define os critérios de segurança que os canteiros devem cumprir. Atender às exigências da NR18 com relação ao canteiro de obras vai evitar multas e punições para as empresas. A sua importância pode ser definida a partir dos seguintes critérios: 

  • Prevenção de acidentes e promoção da segurança dos trabalhadores: estabelece diretrizes específicas para prevenir acidentes e promove condições de trabalho seguras e saudáveis.
  • Regulamentação do canteiro de obras: contém exigências para o canteiro, como a instalação de áreas de vivência. Além disso, ela garante boas condições sanitárias e a disponibilidade de água potável durante o processo de execução de obras
  • Proteção da integridade dos trabalhadores: resguarda a integridade dos trabalhadores, contribuindo para um ambiente mais seguro e produtivo.

Por que é importante manter o canteiro de obras organizado?

Um canteiro de obras organizado oferece muitos ganhos para a construtora e sua mão de obra. O primeiro e um dos mais importantes é a segurança. A falta de organização é um facilitador de acidentes de trabalho, que acontecem por alguns fatores, como:

  • descarte incorreto de substâncias tóxicas, por falta de locais adequados. 
  • materiais que oferecem perigo espalhados pela obra, como agentes químicos, poeiras minerais e agentes biológicos.
  • trânsito indevido de máquinas, movimentação de materiais por meio de gruas.
  • armazenamento de materiais em locais que não são seguros.
  • riscos físicos, como a exposição ao calor e o trabalho sob condições hiperbáricas.
  • problemas ergonômicos advindos do trabalho manual.

A produtividade é outro fator afetado pela falta de um canteiro de obras organizado. Sem a definição correta dos espaços, orientações sobre armazenamento correto dos materiais, onde deve ser feita a carga e descarga, entre outros fatores, a rotina de trabalho acaba ficando confusa e propensa a interrupções

Armazenar um material incorretamente, como deixá-lo exposto ao ar livre ou a condições que possam alterar sua composição, não apenas prejudica a passagem e movimentação dos profissionais, mas também aumenta os riscos de acidente, resultando em desperdícios para o projeto.

Em geral, um canteiro de obras desorganizado revela que há problemas estruturais na gestão de obras. Isso quer dizer que faltou planejamento, definição de um cronograma estratégico e há falhas no acompanhamento e controle da obra.

Resolver esses problemas não é uma tarefa fácil. Por isso, o ideal é começar já pelo caminho certo. 

Como ter um canteiro de obras organizado?

Como mencionamos no tópico anterior, planejamento, cronograma e gestão de obras são fundamentais para ter um canteiro de obras organizado. Veja a seguir como os processos devem ser conduzidos para começar um projeto de forma organizada e colher bons resultados.

Faça um planejamento do canteiro de obras

Defina onde será cada espaço no canteiro, como escritório, alojamentos, refeitório, banheiros, almoxarifado, área de descarga, armazenamento de materiais, etc. Coloque todos esses ambientes em um mapa, onde você consegue ter noção da disposição e de como vai ocupar o terreno.

Modelo de mapa do canteiro

Modelo de mapa do canteiro

Leve em consideração a quantidade de profissionais que vão trabalhar na obra durante todo o projeto. Normalmente, as obras começam com um número maior de profissionais e esse total vai diminuindo quando o projeto está próximo do fim. 

No entanto, há casos em que no meio da obra é preciso contratar mais pessoas para acelerar a entrega. Considere isso também. Avalie quantos profissionais a mais o ambiente é capaz de suportar, sem oferecer riscos para todos. Você pode precisar do planejamento do projeto para ter uma noção dessa demanda.

Siga as Normas Regulamentadoras

No início do conteúdo, citamos a NR18 como uma norma que regulamenta sobre a disposição do canteiro de obras. Existem outras normas específicas para a construção civil, que regulam as questões de segurança e higiene, que também devem ser mantidas no radar para se ter um canteiro de obras organizado.

Utilize recursos de sinalização

Diversas pessoas entram e saem de um canteiro de obras por dia e elas não podem se apoiar na ideia de que haverá alguém o tempo todo para dar informações. Por isso, a sinalização é fundamental para que o trabalho possa fluir no dia a dia. Além disso, as sinalizações vão evitar muitos acidentes. Por isso, adote em sua obra:

  • informações sobre as zonas de perigo de choque;
  • áreas com piso ou pavimento escorregadio;
  • orientações sobre as saídas de emergência em áreas fechadas;
  • indicação de onde estão os extintores de incêndio;
  • advertências sobre manutenção e limpeza dos ambientes;
  • placas indicando onde estão o escritório, banheiros e outras áreas.

Vale reforçar que existem outras sinalizações necessárias segundo o tipo de obra e com a atividade que está sendo executada. De qualquer forma, ao adotar a sinalização, a obra ganha tempo, agilidade e segurança.

Oriente-se pelo cronograma de obras

No cronograma estão descritas todas as atividades e serviços que precisam ser entregues, o custo de cada tarefa, os materiais que serão necessários, qual a duração de cada um e as datas previstas para suas entregas. 

Com base nessas informações e seguindo as orientações de execução que constam no cronograma, o gestor será munido de todas as informações que precisa para acompanhar e controlar a obra. Dessa forma, consegue impedir que o canteiro saia do que foi organizado, além de obter ganhos como a redução de custos e prazos.

Adote uma tecnologia e tenha todas as informações em um só lugar

A tecnologia tem sido uma aliada fundamental dos processos construtivos e das empresas que conseguem ter um canteiro de obras organizado. Por meio de um sistema de comunicação integrada, todos os profissionais envolvidos na obra conseguem acompanhar tudo que está acontecendo e o que ainda vai acontecer.

Isso quer dizer que os profissionais têm a visão do que foi planejado e definido em cronograma, acompanham o que está sendo feito naquele momento e ainda podem ver o que está previsto e vai acontecer na sequência. A tecnologia também entrega dados que permitem ao gestor ter maior previsibilidade e avaliar cenários de imprevistos que podem acontecer. Assim, é possível impedir que qualquer desafio prejudique tudo que já foi organizado.

Conclusão

Como foi possível ler anteriormente, manter o canteiro de obras organizado é fundamental, uma vez que evita acidentes, imprevistos e atrasos na obra. Ao longo do texto, entendemos a dinâmica presente no canteiro de obras, a importância de sua organização e também conhecemos práticas que auxiliam na organização deste espaço. Para continuar aprendendo mais sobre os principais temas da Construção Civil, assine a Constru_News, a newsletter que reúne conteúdo que te mantém atualizado das tendências do mercado.