Skip to main content

Você sabe o que é uma obra modular? Conheça sobre esse processo construtivo e quais benefícios oferece para a construção civil.

Por Yan BedinFounder & CFO/COO na Prevision

Obra modular é um tipo de construção que está crescendo no mundo todo por causa dos benefícios que oferece. Além de reduzir os custos e o desperdício, uma construção modular é muito mais rápida e, dificilmente, sofre atrasos. 

Uma obra modular é vantajosa para todas as pontas do processo, desde a construtora, passando pela mão de obra e terminando no cliente final. Neste artigo, você vai entender mais sobre esse sistema construtivo, o que é e quais são as suas vantagens. Continue lendo e confira!

O que é uma obra modular?

Obra modular é o tipo de construção feita em módulos individuais pré-fabricados. Isso quer dizer que uma fábrica produz os módulos, que são entregues e montados na obra. Esse processo pode ser definido também como uma construção seca e limpa, pois não utiliza água e não gera resíduos.

A construtora adquire os módulos seguindo as medidas do seu projeto, quando chegam na obra, os profissionais não precisam cortar ou fazer ajustes. Basta começar a montar. Com isso, a construtora consegue eliminar a sujeira e evitar erros no processo, pois todos os módulos são feitos sob medida.

Como funciona a construção modular

A construção modular é um modelo que parte da padronização. Os módulos são produzidos de forma padronizada para atender às necessidades daquela construção. Depois de finalizados, os módulos são entregues na obra e começa o processo de montagem. As peças são conectadas de forma estruturada e segura, formando a área, que pode ser uma parede ou um ambiente completo.

Toda obra pode ser feita de forma modular, desde a sua estrutura até a infraestrutura interna, que inclui conexões elétricas e hidráulicas. Os recursos para fazer esse tipo de instalação são desenvolvidos em kits, entregues prontos para montar.

3 vantagens da obra modular

Redução de custos

Um dos principais e maiores benefícios da obra modular é a economia que proporciona para a obra. Estimativas mostram que uma construção modular residencial pode ser até 30% mais econômica do que uma casa de alvenaria. A economia se deve a  diversos fatores, um deles é que todo material utilizado nos módulos já é previsto no início do projeto. 

Por serem padronizados e produzidos com máxima precisão, os módulos consomem apenas os materiais que já estavam previstos em sua fabricação. Outro fator que gera economia é que a construção modular dispensa o canteiro de obras, isso reduz as perdas de materiais em no mínimo cinco vezes. 

A construção modular evita o desperdício de materiais, bem como sobras, perdas e a necessidade de repor materiais ou de rever o orçamento. Ou seja, economiza o tempo de trabalho também.

Processo rápido e fácil

A obra modular tem boa parte do seu processo concluído quando é entregue na obra. Os módulos chegam prontos para serem montados, com essa pré-montagem, uma obra modular se torna até 30% mais rápida do que uma construção de alvenaria, por exemplo.

Cerca de 60% do processo de produção é feito nas fábricas, isso otimiza o tempo, fazendo com que a obra seja finalizada com muito mais agilidade. A facilidade na montagem dos módulos evita que erros aconteçam, o que impacta diretamente no custo e no prazo de entrega.

Sustentabilidade

Como mostramos anteriormente, a obra modular gera menos resíduos, utiliza menos água e energia. Os módulos são produzidos nas fábricas, seguindo um processo rigoroso de controle e qualidade, isso elimina qualquer possibilidade de erros durante a montagem.

Na construção civil, os materiais e as falhas de execução são os fatores que mais geram custos e mais prejudicam o meio ambiente. A construção modular impede que esses dois problemas aconteçam, porque o módulo é entregue da forma que deve ser montado. Não precisa de cortes e nenhum tipo de ajuste.

Além disso, não são produzidos em quantidade maior do que o necessário.

Tendências da obra modular na construção civil

Tecnologia 3D na pré-fabricação

As peças personalizadas e pré-moldadas já estão sendo produzidas com a tecnologia 3D, que oferece agilidade e elimina o desperdício de matéria prima. Uma impressora 3D é capaz de até produzir peças pequenas para projetos menores, mas com qualidade, durabilidade e de forma sustentável. 

Adoção de Inteligência Artificial na produção

A Inteligência Artificial (IA) é um recurso eficiente para a construção de paredes e muros inteiros de forma automatizada. Por meio de máquinas, controladas por IA, é possível empilhar os módulos. Isso reduz erros que são muito comuns e causam muitos prejuízos para o processo de construção tradicional.

Mercado de edifícios modulares

Construções modulares já podem ser compradas pela internet. Em alguns países, existem sites de vendas com módulos prontos para atender objetivos específicos, como quem quer montar um escritório em um determinado espaço ou ter a sua própria casa modular.

Componentes elétricos e hidráulicos

A tecnologia modular também pode ser usada no acabamento da obra, em instalações elétricas, hidráulicas, na climatização etc. Com esses recursos, é possível reduzir o uso de mão de obra em até 40% e em até 50% no tempo das montagens. Em alguns casos, a montagem também elimina resíduos e a necessidade de manter estoques.

Softwares de gestão de obras 

Para que uma construção modular seja realizada com sucesso, é preciso que o projeto seja bem planejado. As medidas de módulo devem estar bem definidas para garantir o encaixe perfeito durante a montagem.

Um software de gestão, como a Prevision, integrado à tecnologia BIM, é fundamental nesse processo, pois permite projetar a obra em modelagem 3D. Dessa forma, é possível visualizar o projeto e entender como os módulos vão encaixar em cada parte da obra. Esses sistemas também entregam outros dados relevantes para o processo construtivo, como informações sobre o planejamento, etapas do cronograma, uso dos materiais etc.

Veja como começar a obter alguns dos benefícios de uma construção limpa e enxuta, neste material.

princípios construção enxuta