Skip to main content

Assunto familiar aos trabalhadores da construção civil, o MS Project e sua metodologia de visualização do planejamento e cronograma apresentam alguns desafios. Especialmente para cenários de planejamento de longo prazo, o número de linhas aumenta muito e a compreensão do todo fica prejudicada. Para isso, apresentamos como alternativa a linha de balanço e o passo a passo para que você possa implementar nas suas obras anteriormente planejadas no Project.

A Linha de Balanço surgiu como uma excelente  alternativa para as construtoras que querem mudar seus processos, adotando soluções mais inteligentes. Para ajudar a sua construtora nesta jornada, trazemos aqui um guia de uso da linha de balanço, sinalizando o que fazer para migrar e como usufruir dos benefícios.

Em algum momento dos projetos, muitas empresas optam por realizar essa troca, visando a implementação de métodos mais ágeis e eficientes. Utilizando a plataforma da Prevision, o passo a passo para migrar seu Project para Linha de Balanço é bem simples, e você vai entender melhor neste artigo! 

O que é linha de balanço?

Linha de Balanço é uma técnica para planejamento e controle de prazos, que ajuda a organizar e planejar os locais da obra no tempo. Assim, é possível saber exatamente qual etapa da obra está sendo executada, qual etapa já foi finalizada e qual é a próxima fase. Veja no vídeo mais detalhes sobre o assunto:

Dessa forma, apresenta uma visualização simples e ampla, ao mesmo tempo, do que está sendo feito e do que está planejado. A técnica favorece grandes projetos, com padrão de repetição, tornando a visualização mais clara para todos. 

Para saber como construir uma linha de balanço passo a passo, continue a leitura dos próximos tópicos!

Quais são os benefícios da metodologia?

O primeiro benefício percebido ao implementar a Linha de Balanço — e também o principal deles — é a visibilidade que a técnica oferece. Além disso, a construtora tem acesso a outras vantagens para as obras. Veja quais são os principais:

  • favorece a troca de informações entre os gestores da obra e os profissionais que estão no canteiro. Todos conseguem entender o cronograma com facilidade, vendo tudo que precisa ser feito em cada etapa;
  • permite que o gestor tenha maior controle sobre o andamento da obra e do ritmo das atividades que estão sendo executadas. Assim, é possível aumentar a produtividade, por meio da implementação de soluções, além de otimizar o trabalho dos times, evitando que aconteçam interrupções e momentos de ociosidade na obra;
  • proporciona que todos consigam ver como estão os serviços, tanto aqueles que estão adiantados, quanto aqueles que estão atrasados ou dentro dos prazos. É possível ver também como os recursos operacionais estão sendo realocados ou descartados nas obras;
  • facilita a visualização da conclusão das unidades das obras e as atividades de cada grupo de trabalho, proporcionando maior controle com relação aos prazos de entrega;
  • mostra o que pode prejudicar o planejamento da obra ou impedir que a entrega seja feita no prazo definido. Isso é possível por meio das visualizações das interferências.

Com todas as informações integradas na plataforma da Prevision, é possível ter um controle maior, sabendo tudo que está acontecendo. Além disso, o gestor consegue tomar decisões com mais rapidez, pois a plataforma oferece maior previsibilidade do projeto.

—> Para você que precisa de mais praticidade no seu dia a dia, construa com a Prevision a sua Linha de Balanço através da nossa planilha!

Linha de balanço: passo a passo da importação para migrar a sua obra do MS Project

Existem alguns cuidados importantes para dar início à montagem da sua linha de balanço e importar o seu projeto. O principal que você deve fazer neste momento é preparar o seu projeto, e a seguir você confere como fazer isso.

Primeiro, crie três colunas extras no MS Project, elas devem ser divididas em Bloco, Pavimento e Serviço.

  • Bloco: essa coluna será preenchida com o bloco ou torre do empreendimento. Se o projeto tiver apenas um bloco, não é necessário criar essa coluna;
  • Pavimento: insira a unidade de repetição da atividade. Essas unidades podem ser os pavimentos, apartamentos, lotes de casas ou áreas diferentes;
  • Serviço: agrupe as atividades detalhadas em pacotes de trabalho que agregam valor. Uma forma de fazer isso é relacionar as atividades de: Marcação, Levantamento e Encunhamento, com o pacote de trabalho “Alvenaria”.

As informações de cada bloco, pavimento ou serviço devem ser preenchidas apenas nas “atividades filhas”, que são o último nível da estrutura de tópicos para manter as relações de dependência. As dependências e os custos serão importados e vinculados com as respectivas atividades, caso sejam adicionados.

É importante destacar que você não precisa importar o arquivo todo. Se houver alguma tarefa que não quer adicionar na plataforma da Prevision, basta deixar as novas colunas em branco.

Para importar o arquivo já preparado,  vá na aba de projetos da Prevision, clique em “+” e crie um novo projeto. Uma janela vai abrir, clique na opção “Arquivo MPP” e escolha o seu arquivo. Aguarde o projeto ser criado em alguns minutos.

—> Ficou com alguma dúvida? Acompanhe o passo a passo em vídeo de como fazer os ajustes e importação no vídeo abaixo.

Vale lembrar que as regras de negócio do Project e do Prevision são diferentes, e talvez seja necessário fazer alguns ajustes para que o cronograma fique 100%. Mas não se preocupe, pois a equipe Prevision estará pronta para te ajudar nesses casos!

Os benefícios da Linha de Balanço dentro da Prevision

Migrando o projeto do MS Project para a Linha de Balanço da Prevision, a construtora ganha diversos benefícios. A estrutura do cronograma pode ser feita em duas semanas, o processo de identificação visual é alto, bem como o suporte visual e o suporte à decisão. Isso sem contar a facilidade de replanejamento do cronograma da sua obra, que com a linha de balanço se torna amplamente mais ágil. 

Confira alguns números que refletem esse cenário:

  • replanejamentos tornam-se 48x mais rápidos;
  • o cronograma de obras fica até 25x mais visual;
  • a agilidade do processo aumenta em 20x;
  • você conquista 100x mais resultados em seus projetos;
  • e existem 4x mais chances da sua equipe identificar e corrigir problemas no processo.

Além disso, a construtora ganha visibilidade das inconsistências, tem acesso às informações com maior agilidade, consegue integrar todos os setores envolvidos e permite integração com outras soluções, como o Sienge e Mega

Quer ver como funciona na prática? Saiba o que fazer para montar a sua linha de balanço passo a passo e faça o teste com a Prevision por 7 dias grátis!

ganttolob