Skip to main content

O engenheiro civil é um profissional capaz de atuar na gestão de diversos tipos de projetos, por causa das habilidades que desenvolve durante o curso de engenharia e pelas experiências que adquire ao longo da profissão. No entanto, o conhecimento acadêmico não é suficiente para formar o engenheiro do futuro, ou seja, o perfil que as empresas estão buscando cada vez mais.

Embora seja um profissional multifacetado, o engenheiro civil precisa desenvolver outras habilidades para que consiga se capacitar para a gestão de obras. As empresas estão mais exigentes em suas contratações e querem os melhores profissionais do mercado, por isso, o engenheiro do futuro é aquele que está em constante evolução. 

Neste artigo, você vai saber o que é preciso para se tornar o engenheiro do futuro e um profissional requisitado no mercado. Confira!

Quem é o engenheiro do futuro?

Durante o curso de engenharia, os futuros engenheiros aprendem fundamentos de administração e gerenciamento de projetos, além de disciplinas mais técnicas, voltadas para a rotina da obra e do escritório. 

O que falta nesse momento – e muitos profissionais percebem apenas quando buscam uma posição de gestão – é a necessidade de ter matérias relacionadas com psicologia e comunicação. Saber lidar com situações de adversidade, bem como conduzir crises e problemas de relacionamento com tranquilidade e segurança é fundamental para quem quer gerenciar uma obra. 

No entanto, o que vemos desde que os cursos de engenharia existem é uma formação técnica, que não garante rápida colocação para nenhum profissional. As chamadas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais para lidar com diversas situações, são fundamentais para os profissionais de engenharia que desejam assumir posições de gestão. 

Não importa se o profissional vai atuar diretamente no canteiro de obras, juntamente com os operários, no planejamento de obras ou no desenvolvimento de produtos. Toda e qualquer área tem desafios e a forma com que o profissional lida com eles vai dizer muito sobre a sua capacidade de gerenciar obras. 

O trabalho na obra é desgastante e estressante, pois o profissional lida com a pressão de atender os prazos, controlar os custos do projeto, gerir os recursos humanos, garantir qualidade etc. Atividades que exigem controle emocional e agilidade para tomar decisões. 

Por isso, o engenheiro do futuro não é mais aquele que somente domina todas as técnicas ensinadas no curso, mas sim que consegue formar uma equipe e ser capaz de trabalhar bem junto, assim como gerenciar cada etapa do projeto com eficiência. 

Quais são as habilidades esperadas desse profissional?

Como mencionamos no tópico anterior, desenvolver soft skills vai permitir que o engenheiro do futuro consiga lidar com diferentes cenários. Existem diversas habilidades que são consideradas como soft skills e umas são mais impactantes do que outras, dependendo da área de atuação do profissional. 

Além disso, outras habilidades também são fundamentais para quem quer trabalhar com o gerenciamento de obras. Veja algumas delas a seguir:

  • Estar sempre informado sobre recursos tecnológicos;
  • Ter capacidade de analisar o mercado;
  • Saber gerenciar recursos diversos, como pessoas, finanças, projetos etc;
  • Ter uma visão focada em projetos que visam o bem-estar;
  • Saber aproveitar melhor os recursos naturais;
  • Ser flexível e ter capacidade de se reinventar;
  • Ter criatividade para lidar com desafios e incertezas;
  • Ser altamente capaz de trabalhar em equipe e de forma multidisciplinar;
  • Ser um líder nato ou ter senso de liderança;
  • Agir e pensar como empreendedor;
  • Conseguir se comunicar facilmente em mais de um idioma;
  • Ter boa capacidade de comunicação e sensibilidade social.
 

As empresas preocupadas com seu posicionamento e imagem perante o mercado são as que mais investem em seus colaboradores, mas também as mais exigentes nas contratações. Por isso, valorizam os profissionais alinhados com os conceitos de sustentabilidade, novos materiais, construções inteligentes e modernas e que conseguem se adaptar facilmente a qualquer cenário.

Além disso, é fundamental que o engenheiro do futuro seja criativo, dinâmico e tenha uma visão generalista sobre diferentes aspectos da sociedade. Isso quer dizer que esse profissional deve estar sempre atualizado não só sobre a sua área, mas principalmente sobre a economia, comportamento do consumidor e outros temas afins. 

Para os profissionais que querem atuar especificamente na gestão de obras, a comunicação — tanto oral, quanto escrita —, a capacidade de negociação, liderança e o trabalho em equipe são habilidades necessárias para construir e consolidar uma carreira de sucesso.

Como desenvolver as habilidades necessárias para se destacar nesse mercado competitivo?

O curso de engenharia tradicional não é suficiente para quem quer se tornar o engenheiro do futuro. Infelizmente, quando o assunto é tecnologia e inovação, a maioria das grades curriculares dos cursos deixam a desejar. 

Em algumas universidades, o BIM, por exemplo, ainda é apresentado como uma inovação distante e que não é usada nas obras brasileiras, enquanto o Autocad é mencionado como um conhecimento fundamental. 

O aluno que quer se destacar precisa, desde os primeiros meses de curso, buscar alternativas de conhecimento em paralelo. Assim, além de se manter atualizado, poderá questionar seus professores sobre o uso de algumas ferramentas no mercado e sobre a atuação dos profissionais dentro das empresas. 

Além disso, outras ações vão ajudar o engenheiro do futuro a adquirir os conhecimentos necessários para sair da universidade e conseguir se destacar diante de tantos estudantes que também estão se formando. Veja algumas dessas ações abaixo:

  • Procure por oportunidades de ter experiências práticas em diferentes áreas;
  • Busque por cursos e disciplinas complementares sobre temas de interesse da área;
  • Pratique habilidades e conhecimentos extraclasse, como estágios, projetos sociais e trabalhos voluntários;
  • Mantenha-se sempre atualizado sobre técnicas da área, política nacional e mundial, economia e mercado;
  • Participe de eventos, congressos, workshops e cursos na sua área (mesmo que sejam online);
  • Mantenha-se sempre informado sobre tecnologias do setor e procure entender minimamente sobre cada uma delas;
  • Busque outros modelos de formação, que vão complementar seus conhecimentos, como MBAs, mestrados, doutorados ou outros cursos superiores.

Além disso, acompanhe o trabalho das empresas que desenvolvem soluções para o setor, construtoras, incorporadoras, profissionais renomados e todo tipo de fonte de conteúdo que pode obter por meio de seus canais. Isso vai te ajudar a estar sempre informado sobre o que estão buscando no mercado e o que você precisa desenvolver.

Aproveite este momento e comece a investir no seu projeto de se tornar um engenheiro do futuro: acompanhe os conteúdos no blog da Prevision, onde você vai encontrar muita informação sobre tecnologia e inovação para construção civil!

Novas tecnologias na construção civil