Skip to main content

Por Ana Catarina AbelProduct Manager na Prevision

Para que as construções cheguem ao seu final e sejam bem sucedidas, um dos fatores mais importantes é que o controle financeiro de obras, ou seja, o valor de orçamento, esteja dentro do estipulado ou pelo menos dentro das margens de desvio previamente estabelecidas.

Mas estar dentro do orçamento muitas vezes gera dores de cabeça para os engenheiros, pois são diversos os fatores a serem considerados, tanto no início quanto ao longo da obra.

Neste artigo você irá receber 5 dicas que podem te ajudar a superar este desafio e a ter melhor controle financeiro de obras:

Planejamento e orçamento alinhados

Um dos maiores erros  que o engenheiro pode cometer é não alinhar o planejamento das atividades com o orçamento, o que acontece muitas vezes quando um orçamento antigo é utilizado como justificativa para otimizar tempo.

É preciso entender que cada empreendimento é único e dessa forma terá um planejamento e orçamento específicos e ambos devem estar alinhados.

A dedicação de um tempo inicial para compor um orçamento real e alinhado ao planejamento irá facilitar muitas análises de custos futuras, onde é possível acompanhar com precisão o valor agregado que vai sendo consumido ao longo da obra.

Medições consistentes e confiáveis

Para que todo o trabalho de alinhar o orçamento ao planejamento seja realmente vantajoso é preciso que a obra tenha medições recorrentes.

De nada adiantará ter um planejamento e orçamento alinhados se as medições, que vão dar o norte para as análises, não estejam sendo feitas de forma correta.

O ideal é ter uma recorrência de medições pré-estabelecidas, de preferência semanal, e também criar um padrão de medição entre todos que realizam a tarefa.

Com dados de medição seguros, a análise do valor agregado é mais real e pode ajudar de forma mais efetiva na gestão dos custos.

Ter acesso à métricas e dados comparativos

Com suas medições recorrentes acontecendo de forma efetiva, elas vão gerar dados de avanço e isso precisa estar visível para os tomadores de decisão.

Ter uma dashboard com dados de acompanhamento de valor agregado facilita muito a visualização de possíveis falhas e necessidade de ajustes.  Dessa maneira é possível saber quais atividades estão impactando mais em seu orçamento e criar um plano de ataque para que a obra continue no prumo.

Além disso, em casos de utilização de financiamento, é importante ter dados comparativos entre o seu orçamento e a PLS (Planilha de Levantamento de Serviço), pois a PLS segue um padrão definido pela financiadora, o que resulta em diferenças no valor agregado.

Com a Prevision você tem a possibilidade de ter esta visão comparativa, o que facilita a visão do andamento dos dois tipos de orçamento e uma melhor gestão para recebimento dos pagamentos  da financiadora.

Gerenciar suas restrições

Uma outra abordagem muito importante é o gerenciamento de restrições, que são basicamente barreiras que impedem a conclusão da atividade com sucesso.

Gerir bem as restrições têm um grande impacto no controle do orçamento da obra, pois assim são evitados imprevistos e gastos desnecessários.

Recomenda-se que as restrições sejam acompanhadas periodicamente com um olhar de médio prazo, ou seja, sempre a frente do que será executado para que os imprevistos não aconteçam e o orçamento siga como estipulado.

Confira mais detalhes sobre como gerir restrições neste artigo.

Uso de tecnologia para controle financeiro de obras

Por último, mas não menos importante, uma grande aliada para o controle financeiro de obras é a tecnologia.

Usar ferramentas que facilitem a sua gestão tanto de criação do orçamento, quanto de acompanhamento e análise podem trazer mais eficiência para sua empresa e suas obras.

A Prevision traz uma visão completa de acompanhamento físico-financeiro das obras e está também conectada com os principais ERPs do mercado que facilitam ainda mais o controle e concepção do seu orçamento.

Domine o planejamento e controle financeiro de obras

A Prevision é uma plataforma de planejamento e monitoramento de obras, que permite que os planos sejam desenvolvidos com maior agilidade e eficiência. Por meio de um processo simples, a Prevision possibilita que o engenheiro se reúna com outros profissionais envolvidos no projeto e desenvolva um planejamento realista e estratégico, considerando as fases e custos da obra.

Depois de planejado, todos os profissionais podem acessar e estudar o planejamento e se preparar para suas atividades. Durante o desenvolvimento da obra, a Prevision reúne as principais informações para gestão de obra, permitindo que todos se mantenham informados sobre o seu andamento físico financeiro do empreendimento. 

A plataforma também permite que o replanejamento seja realizado com rapidez e que decisões sejam tomadas de forma mais estratégicas associando o planejamento físico ao financeiro. O cronograma, em Linha de Balanço, mostra o impacto das entregas e dos atrasos de cada atividade em suas dependências, assim, o gestor tem mais previsibilidade sobre as próximas etapas do projeto.

Saiba como a Joal Teitelbaum reduziu o cronograma de obra durante a pandemia, reduzindo o orçamento com custos diretos!