Skip to main content

Por André VailatiProduct Manager Especialista em BIM

Não é novidade que o cenário econômico está cada vez mais desafiador. O mercado da construção, além de estar progressivamente mais competitivo, enfrenta a alta dos custos dos insumos que comprime as margens de lucro das empreiteiras e construtoras. 

Os principais causadores das perdas de produção e de custos são falhas relacionadas ao gerenciamento e à gestão de atividades. Neste sentido, o conceito de Lean Construction vem se destacando por ter como objetivo principal a eliminação de desperdícios.

Ao mesmo tempo, os modelos em BIM 4D vem como solução para melhorar a visualização do processo de construção, fornecendo compreensão do cronograma e detecção de problemas antes da execução.

Confira aqui, as vantagens de combinar Lean e BIM em seu planejamento.

Lean Construction

O Lean Construction busca proporcionar melhorias nos processos de gerenciamento e de planejamento da construção civil por meio da aplicação de 11 princípios e diversas ferramentas. Dentre as ferramentas, destaca-se o cronograma em Linha de Balanço

A Linha de Balanço é uma alternativa ao Gráfico de Gantt. Por meio dela, tem-se uma visão ampla e simples do que está sendo realizado e o que ainda precisa ser executado. Além disso, a Linha de Balanço permite obter informações que podem melhorar a produtividade no canteiro de obras.

Apesar disso, os cronogramas tradicionais, sejam eles em Gantt ou Linha de Balanço, não repassam informações suficientes sobre a complexidade dos componentes de um projeto. Assim, o uso de ferramentas de BIM para a criação de simulações construtivas em 4D pode ser a alternativa para a melhor compreensão das etapas de cronograma, permitindo a fácil identificação de problemas no planejamento e garantindo maior produtividade.

BIM 4D

A Modelagem da Informação da Construção (BIM) surgiu com o objetivo de reduzir as limitações existentes na aplicação do CAD, como: visualização, conflitos de informações e limitações de comunicação entre os responsáveis pela elaboração dos projetos.

O BIM consiste em um conjunto de tecnologias, processos e políticas que possibilitam o desenvolvimento de modelos tridimensionais compatibilizados em  plataformas colaborativas. Isso permite gerenciar projetos e analisar seu desempenho de forma a reduzir custos e melhorar a gestão do tempo.

Atualmente, o Modelo de Informação da Construção possui até 10 dimensões, sendo que, em cada dimensão, adiciona-se uma variável ao projeto. No caso do BIM 4D, a variável tempo é incorporada ao modelo por meio do cronograma de obra. Nesta dimensão, também são definidos quando cada elemento será comprado, armazenado, preparado, instalado e utilizado. 

Por que aplicar BIM 4D?

Os cronogramas, por serem representações abstratas do planejamento, não fornecem informações sobre a complexidade dos componentes de um projeto. Por meio de modelos BIM 4D, consegue-se identificar conflitos logísticos ou de operação antes da execução. Ao evitar o problema no canteiro de obras, os métodos construtivos são otimizados, reduzindo o tempo das atividades e do prazo total da obra.

Além disso, os modelos 4D aperfeiçoam a gestão logística dentro do canteiro de obras ao permitir realizar previsão e definição das melhores áreas de armazenamento, locação de equipamentos e acesso ao canteiro, bem como possibilita a comparação entre planos de execução e controle do avanço físico da construção. 

Com os modelos BIM 4D se torna fácil comparar diferentes programações. A identificação do andamento da obra se dá de forma rápida por meio da coordenação das atividades de acordo com o tempo e liberação de frente de trabalho, podendo verificar se o projeto está no prazo ou atrasado.

A fim de obter resultados ainda mais expressivos em produtividade e redução de custos, pode-se fazer uso de ferramentas BIM juntamente com técnicas de planejamento Lean, como a Linha de Balanço.

Prevision BIM 4D: a Interação entre Lean e BIM

Atualmente, já existem soluções que permitem associar as vantagens da modelagem 3D com cronogramas que utilizam princípios do Lean Construction. A Prevision é um software de planejamento e gestão de obras que utiliza a técnica de Linha de Balanço no cronograma e possui integração com os softwares BIM Autodesk Navisworks e Bentley Synchro 4D.

A integração da Prevision com esses softwares não só permite que se crie um modelo 4D como também garante que o cronograma de obras esteja otimizado, ou seja a combinação entre conceitos Lean em ferramentas BIM.

Dessa forma, o modelo BIM 4D com a Prevision possibilita um processo de projeto e construção mais integrado e mais visual. Por consequência, contribui para tomada de decisão mais precisa, resultando em construções com custo e prazos reduzidos.

Descubra como a ATR incorporadora aproveitou a Prevision com BIM 4D e conheça todos os benefícios dessa integração!