Skip to main content

O uso da metodologia Kanban na construção civil ajuda a eliminar inúmeras tarefas e tornar os processos mais produtivos. Por ser um recurso visual dividido em etapas — a fazer, fazendo e feito, ou conforme a necessidade da empresa —, o método proporciona uma visualização simples de tarefas muitas vezes complexas. O uso de e-mails, planilhas e listas de tarefas, por exemplo,  como forma de controle e orientação pode ser substituído pelo Kanban.

Pelas orientações da metodologia é preciso ter o material certo, na quantidade certa e na hora certa. Isso vai melhorar a gestão de estoque, reduzir os desperdícios e os custos e impedir a geração de gargalos. Por esse motivo, a metodologia Kanban está diretamente ligada ao Lean Construction

Embora o uso do Kanban na construção civil traga diversos benefícios, muitas empresas ainda não conhecem ou sabem como aplicar a metodologia e gerar inovação no setor e agregar resultados para a empresa. Neste artigo, você vai descobrir como aproveitá-la em sua construtora. Confira!

Como a filosofia Lean Construction se relaciona com a metodologia Kanban

A filosofia Lean Construction orienta sobre práticas sustentáveis, produtivas e de baixo custo. Resumidamente, é fazer mais com menos e utilizar o máximo dos recursos no projeto em construção. 

Além da redução de materiais e custos, na filosofia Lean atividades e tarefas que não são necessárias também são eliminadas. Essa redução permite que ações mais estratégicas e efetivas sejam utilizadas no lugar, reduzindo assim o tempo de execução entre uma atividade e outra e agilizando as entregas.

Entre os processos mais demorados dentro de um planejamento de obra está a comunicação. Com a aplicação da metodologia Kanban, esse processo torna-se centralizado, colocando no mesmo lugar todas as informações, tornando de fácil acesso de forma que todos os envolvidos recebam as informações que precisam e saibam como está o andamento da obra.  

Na metodologia Kanban, esse — e também diversos outros — processo é resumido em cartões. As informações do que precisa ser feito são colocadas em cartões de forma resumida, e apenas as tarefas que precisam de uma orientação mais completa são escritas de forma detalhada.

Para tornar a comunicação mais ágil, a empresa pode usar a tecnologia. Existem diversas ferramentas de gestão de tarefas no mercado com base na metodologia. O uso desses recursos permite que um profissional atualize a ferramenta com as tarefas enquanto o restante da equipe acompanhe aquelas inserções em tempo real por meio do desktop ou dispositivo móvel. 

Quais são os benefícios da metodologia Kanban na construção civil?

Adotar a Kanban na construção civil como uma metodologia de gestão e acompanhamento de tarefas oferece diversos benefícios. O setor — que tem grande participação no PIB mundial — ainda é um dos que mais desperdiça e perde em produtividade. A Kanban é capaz de mudar esse padrão porque:

  • torna o planejamento de obras mais confiável;
  • ajuda a reduzir os atrasos nas obras;
  • melhora o monitoramento do desempenho das equipes;
  • auxilia no acompanhamento e cumprimento dos prazos;
  • torna a comunicação mais transparente, por meio da integração de dados entre equipes e fornecedores;
  • muda a percepção e identificação das prioridades e facilita a gestão de restrições;
  • reduz os desperdícios, pois elimina as tarefas que não são necessárias e não agregam valor;
  • otimiza a gestão do tempo entre os profissionais, com isso aumenta a produtividade.

Outros benefícios podem ser percebidos de acordo com o projeto e a sua aplicação. Quer saber como implantar a metodologia Kanban na sua empresa? Acompanhe no próximo tópico.

 

5 dicas para implantar o Kanban na construção civil

Planejamento

O planejamento inicial de uma obra orienta sobre as atividades que serão realizadas no canteiro e os prazos necessários para serem concluídas. Essa visão macro permite saber quais as tarefas que precisam ser feitas e quem são os responsáveis por cada uma delas. A partir dessas informações, é possível distribuir as tarefas dentro do padrão visual do Kanban de acordo com a área e seus responsáveis e acompanhar todo o andamento por ali.

Cronograma

Depois do planejamento, o cronograma é desenvolvido pensando nos prazos que serão necessários para a execução de cada tarefa. Esse documento também será usado no futuro para avaliar o que foi realizado no prazo estipulado ou não.

Na metodologia Kanban, o cronograma é importante para delimitar quais são as próximas etapas a serem realizadas e também ter um registro do que já foi feito. A atualização do cronograma vai depender dos passos que foram executados na metodologia Kanban, e que também podem ser integrados a ferramentas de gestão de obras se a sua construtora tiver interesse.

Análise de produção por dia

Ao aplicar a metodologia Kanban na construção civil o grande objetivo das empresas deve ser o de elaborar um planejamento de curto a médio prazo para ser atrelado ao cronograma de obras. Com isso, é possível acompanhar com maior periodicidade as chamadas restrições, que serão incluídas como tarefas com data de finalização dentro da metodologia.

Assim, a recomendação é a de que nas reuniões de acompanhamento e revisão do planejamento e cronograma sejam levantados quais serão os serviços a serem executados no projeto nos próximos 3 a 6 meses e o que é preciso para cada um deles. Isso facilita a identificação de quando cada restrição está sendo finalizada, quais são possíveis gargalos e como é possível ter uma atuação preventiva sobre eles, pensando em otimizar todos os processos periodicamente. 

Gerenciamento

O gerenciamento deve ser feito com objetivo de analisar como os profissionais estão se adaptando aos processos baseados na nova metodologia. É também uma forma de identificar falhas e adotar melhorias para tornar a nova rotina mais estratégica e eficiente. Por isso, o gerenciamento e a revisão do planejamento devem ser constantes. Inclusive, a gestão da aplicação da metodologia pode ser somada à gestão geral do projeto.

Tecnologia

O uso da tecnologia é fundamental para o sucesso da metodologia Kanban. Por ser um método que preza pela produtividade e otimização do tempo, seguindo também a filosofia do Lean Construction, não faz sentido executá-la de forma manual, pois o tempo dedicado à atualização e manutenção do Kanban ainda será considerável. 
Escolher uma solução que se adapte à realidade e necessidades do negócio é um dos primeiros passos para implantar o Kanban na construção civil. Quer aprender mais sobre Kanban? Então continue acompanhando o nosso blog!