Skip to main content

No planejamento de obras, a definição de prazos é importante para determinar quando a obra será entregue, mas é fundamental para que todos os envolvidos saibam quando suas tarefas serão finalizadas. Afinal, as atividades dependem umas das outras. Dentro dessa lógica, o caminho crítico representa a rota onde de forma nenhuma as atividades podem atrasar.

Isso porque as ferramentas de gestão de projetos que utilizam metodologias como Gantt traçam uma sequência lógica de acontecimentos dentro da obra de modo que, se em um ponto dessa linha for identificado um atraso de um dia, isso se reflete em atrasar um dia a entrega final da obra.

Por isso chama-se método do caminho crítico (CPM), pois são pontos do cronograma que não podem sofrer atrasos, pois, normalmente, não possuem nenhum tipo de espaço para comportá-los. É um método bastante utilizado na Construção Civil e pode inclusive ser aliado ao Lean Construction, utilizando a técnica de Linha de Balanço. 

Neste artigo, você vai entender o que é o caminho crítico, porque há divergências sobre sua aplicação, o que aproveitar desse método no seu dia a dia e como visualizá-lo tanto por Gantt e como pela Linha de Balanço. Acompanhe! 

O que é caminho crítico?

Segundo o livro “Gerenciamento de Projetos na Construção Civil” escrito por Maurício Bernardes, o caminho crítico pode ser definido como “a sequência de atividades que determina o prazo final de um projeto. Qualquer atraso em uma atividade crítica irá atrasar o projeto como um todo”. Normalmente isso acontece quando o cronograma e o planejamento são desenhados sem levar em consideração a previsão de respiros entre um pacote de serviços e outro, de modo que o atraso de um item impacta diretamente no seguinte.

Alguns imprevistos podem acabar acontecendo na obra, como, por exemplo: atraso na entrega de um material, chuvas, falhas na execução etc. E é justamente para identificar os impactos dos imprevistos é que o caminho crítico foi criado. 

Ele é utilizado na Construção Civil principalmente por meio da metodologia de Gantt, onde são traçadas as sequências de atividades e cada ponto crítico é sinalizado com uma cor vermelha e um alerta emitido. Assim, os gestores do projeto conseguem saber se aquele ponto está ou não atrasado e qual o impacto que isso pode ter na obra como um todo. 

Como identificar o caminho crítico na Construção Civil? 

Ao construir o caminho crítico da obra, você identifica os momentos em que não pode ocorrer nenhum imprevisto ou atraso, caso contrário a entrega final da obra será prejudicada.Entenda a seguir, como determiná-lo. 

Definir atividades que fazem parte do escopo

A primeira coisa a se fazer é definir todas as atividades que fazem parte do seu projeto. Esse passo é importante para que você tenha uma visão geral do projeto e da complexidade do que será executado. 

Delimitar o prazo de cada atividade

Depois, é necessário estabelecer o prazo de cada uma das atividades enumeradas no passo anterior, assim, a organização dos materiais e trabalhadores envolvidos fica mais fácil e também possíveis pontos de atenção podem ser identificados no cronograma. 

Identificar dependências entre as atividades

Agora é a parte de identificação de quais atividades são dependentes entre si, isso é, o que precisa estar pronto para que outra atividade comece. Para entender essas relações de dependência, nada melhor do que criar um gráfico de rede. Com setas, conecte as atividades que estão relacionadas e estabeleça um caminho visual de tarefas a serem executadas na obra.

Verificar prazo máximo para início de cada atividade

O próximo passo é verificar o prazo máximo para iniciar cada atividade, de modo que elas se concentrem dentro do cronograma e não gerem estouros no prazo. A partir daí, será possível identificar a maior sequência de atividades sem folga entre o fim de uma e começo da outra. 

Pronto, você acaba de identificar o caminho crítico da obra. Resumindo: 

  1. Defina as atividades do projeto;
  2. Estabeleça a duração de cada atividade;
  3. Identifique as relações de dependência; 
  4. Desenhe o gráfico de rede;
  5. Calcule o caminho crítico.

Agora que o caminho crítico foi identificado, é essencial monitorá-lo, dedicar recursos e atenção para que ele não prejudique o andamento da obra. A utilização do caminho crítico acaba sendo uma abordagem que permite as mudanças no planejamento de obras a médio e longo prazos. 

Entenda abaixo a diferença entre a aplicação do caminho crítico de acordo com a metodologia de Gantt e a técnica de Linha de Balanço.  

Caminho Crítico: Gantt versus Linha de Balanço

O caminho crítico pode ser visualizado tanto na aplicação da Linha de Balanço, quanto na adoção do Diagrama de Gantt. 

Primeiro, vamos entender qual a diferença entre os dois. Quando utilizamos o Gantt para a visualização do caminho crítico, temos uma dificuldade visual em entendê-lo. Isso ocorre, pois as atividades do cronograma são apresentadas em um gráfico de barras horizontais que indica a duração e a programação de cada atividade do projeto. Veja abaixo como seria a visualização do caminho crítico em Gantt: 

Caminho crítico em Gantt

Pesquisadores da filosofia Lean Construction identificam que metodologias de antecipação, como a Linha de Balanço, tornam todas as atividades do processo críticas, uma vez que a alteração de qualquer uma delas, poderá impactar a entrega final da obra. Além disso, essas metodologias são bem visuais e garantem que o planejamento e replanejamento a curto e médio prazos sejam feitos de forma facilitada. 

Quando se utiliza a Linha de Balanço, o foco é na garantia de que as atividades sejam programadas para não interromper o fluxo contínuo de trabalho. Veja como funciona a visualização do caminho crítico dentro da Linha de Balanço:

Caminho Crítico em Linha de Balanço

O planejamento de uma obra pelo método de caminho crítico ajuda na visualização da situação do contrato, permitindo aos gestores identificar sua evolução. No entanto, dificulta a operação e gestão diária ou semanal da produção, caso seja necessário fazer mudanças na estratégia no curto prazo, por exemplo. Com a Linha de Balanço é possível mudar esse cenário. Confira no Webinar abaixo como: 

O caminho crítico é uma ferramenta muito importante no planejamento de obras da Construção Civil, pois permite aos gestores a identificação da sequência de atividades cujos atrasos poderiam comprometer a entrega final de um projeto. Esse método destaca os pontos críticos gerados pela interdependência de atividades e oferece um mecanismo claro para monitorar os principais pontos do cronograma. 

O método de Gantt, composto por gráficos de barras horizontais, pode ser um pouco mais complexo para a identificação do caminho crítico. Enquanto isso, a Linha de Balanço, técnica advinda da filosofia Lean Construction, prioriza a continuidade do fluxo de trabalho e facilita o planejamento e replanejamento a curto e médio prazos.

Se você deseja entender mais sobre Linha de Balanço, baixe o material gratuito, clicando no banner abaixo: