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Veja 8 passos para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na construção civil, garantindo excelência na entrega de produtos e serviços

A gestão de qualidade é um fator decisivo de sucesso para empresas em diversos setores, e na construção civil isso não seria diferente. Nesse mercado de projetos complexos, que envolvem uma série de etapas e diferentes profissionais, é fundamental ter uma abordagem sistêmica e estruturada, que assegure a entrega de produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes.

Além disso, a gestão da qualidade é fundamental para garantir a segurança das edificações e a eficiência dos processos construtivos. Empresas que investem na qualidade dos produtos e serviços tendem a ser reconhecidas como referência no mercado, o que ainda pode aumentar a fidelidade dos clientes e a demanda pelos seus serviços.

Para usufruir de todos esses benefícios, é importante que as construtoras desenhem e implementem um Sistema de Gestão da Qualidade e, neste artigo, elencamos 8 passos para atingir excelência neste trabalho. Boa leitura!

Sistema de gestão da qualidade na construção civil

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem o objetivo de garantir que os processos de construção sejam planejados, executados e controlados de forma consistente e eficaz para fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes.

Algumas normas e programas regulamentam e direcionam a implantação e manutenção do SGQ no setor, como:

  • ISO 9001: baseada em um conjunto de normas estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO), define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em uma organização;
  • Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h): o programa de qualidade mais importante para a construção civil, que visa melhorar a gestão do canteiro de obras e consequentemente a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, aumentando a produtividade e a competitividade das empresas.

Um Sistema de Gestão da Qualidade ajuda as empresas no cumprimento dessas e de outras normas e regulamentações, reduzindo riscos legais e operacionais.

Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na construção civil é uma iniciativa que também se alinha à filosofia Lean Construction, já que essa visa a melhoria contínua e é reconhecida no mundo todo como um dos principais modelos de gestão da qualidade. Na Lean, é preciso compreender os processos produtivos, estabilizá-los e colocá-los em um ritmo, buscando reduzir os estoques, diminuir o retrabalho e o desperdício em cada etapa.

A seguir, vamos explicar quais são os 8 passos a serem seguidos pelas construtoras que desejam melhorar seus processos, produtos e serviços e implementar com sucesso um Sistema de Gestão da Qualidade.

8 passos para atingir excelência em um Sistema de Gestão da Qualidade

Elencamos 8 passos importantes para que as empresas alcancem a excelência no SGQ e com isso colham os melhores frutos desta boa prática:

1. Estabeleça uma cultura de qualidade

A Gestão da Qualidade deve fazer parte da cultura da empresa e ser uma prioridade em todos os níveis e atividades da organização, de forma integrada. Para criar essa cultura, o incentivo das lideranças é fundamental. Além de criar as condições necessárias, eles devem acompanhar todo esse processo, de tal forma que os colaboradores entendam a importância da qualidade como parte do DNA da empresa e, com isso, contribuam para a evolução do SGQ.

2. Defina políticas e objetivos de qualidade

É importante definir políticas e objetivos claros de qualidade, que estejam alinhados com a missão e visão da empresa. Essas políticas e objetivos devem ser comunicados a todos os colaboradores e monitorados regularmente para garantir que estejam sendo atendidos.

3. Identifique, controle e gerencie os processos-chave

Identifique os processos-chave que afetam a qualidade e até mesmo a solidez do produto final e implemente um plano de gerenciamento para garantir que eles sejam monitorados e controlados de forma eficaz.

No canteiro de obras, por exemplo, consideramos como processos-chave o controle tecnológico do concreto e demais materiais utilizados na execução da obra. A padronização e controle dos serviços executados através das FVS (Ficha de Verificação de Serviço) também é considerado um processo de altíssima importância que precisa de controle e gerenciamento.

4. Estabeleça um sistema de documentação da qualidade

A construtora deve ter um sistema de documentação da qualidade que inclua procedimentos operacionais padrão, instruções de trabalho e registros de qualidade. Esse sistema deve ser de fácil acesso e atualizado regularmente. Importante ressaltar que, quanto mais completa a documentação, maior será o controle e a qualidade dos processos e dos serviços executados.

5. Implemente um sistema de monitoramento, inspeções e controle de forma sistemática

Implemente um sistema de monitoramento e controle para avaliar a eficácia da Gestão da Qualidade. Este sistema de monitoramento envolve processos e pessoas, para que seja possível fazer o acompanhamento de desempenho, análise de tendências e a realização de auditorias internas de forma sistemática. Também é essencial criar parâmetros de qualidade dentro da própria empresa e, dessa forma, ter indicadores próprios para garantir uma melhoria contínua nos processos.

6. Realize treinamento e desenvolvimento do time

Forneça treinamentos e promova o desenvolvimento constante dos colaboradores em relação aos objetivos e processos de qualidade. A política de desenvolvimento pode incluir treinamentos focados em: habilidades técnicas, comunicação, resolução de problemas e até mesmo um plano de participação nos resultados com base em desempenho, motivando ainda mais a equipe para atingir a nota máxima em gestão da qualidade.

7. Envolva fornecedores e clientes

Para que a construtora consiga alcançar a excelência na gestão da qualidade, é importante que seus fornecedores e clientes também estejam engajados no processo, da seguinte forma:

  • Fornecedores: precisam atender aos requisitos mínimos de qualidade e segurança, apresentando certificados e laudos de seus produtos ou serviços. Isso garante que tudo o que for utilizado na obra, estará de acordo com as normas;
  • Clientes: a melhor forma de engajar o cliente no processo de qualidade é buscando e colhendo feedbacks. Pode ser por meio de visitas à obra ou com pesquisas de satisfação, aplicadas em diferentes períodos durante a execução e especialmente no pós obra. Desta forma, a construtora terá informações suficientes para construir imóveis cada vez melhores e mais alinhados com a exigência e necessidade do seu público alvo.

8. Tenha uma ferramenta que automatize e digitalize o processo

Para que a construtora consiga implementar os passos anteriores de forma linear, eficaz e sem retrabalhos, é fundamental contar com uma ferramenta que automatize e digitalize todos os processos, pois só assim garantirá a excelência do Sistema de Gestão da Qualidade na construção civil.

Ferramentas como um software para gestão da qualidade ajudam as empresas a padronizar seus processos, facilitando a operação e a identificação de possíveis problemas por meio de relatórios atualizados em tempo real. Tais indicadores também contribuem para ações e tomadas de decisão muito mais rápidas. A digitalização favorece, ainda, a melhoria contínua de processos com maior controle, rastreabilidade em todos os níveis e redução de custos.

Conclusão

Para alcançar sucesso com um Sistema de Gestão da Qualidade na construção civil, vimos que é importante seguir alguns passos básicos. Dentre eles, está o estabelecimento de uma cultura de qualidade e o alinhamento de todo o time em prol de resultados e objetivos comuns.

Outro passo importante é identificar, controlar e gerenciar os processos-chave da empresa, rastreando todas as etapas para identificar e corrigir possíveis falhas. Para que esse trabalho não se torne moroso e ineficiente, é importante capacitar continuamente a equipe e contar com uma ferramenta que automatize e digitalize o gerenciamento da qualidade.

O InMeta é um exemplo de solução que ajuda as construtoras a alcançar excelência no Sistema de Gestão da Qualidade, atendendo a esses 8 passos e vários outros requisitos. No módulo Qualidade da plataforma, é possível realizar auditorias nas obras de maneira simples, emitindo relatórios e identificando deficiências de documentações, treinamentos, projetos e processos.

Para otimizar o gerenciamento das suas obras e integrar a inspeção de qualidade com planejamento, a Prevision possui integração com o InMeta. Os dados são sincronizados entre as plataformas e você aproveita todos os benefícios dessa gestão integrada. Quer saber mais? Clique aqui e fale com nossos consultores.