Skip to main content

Quer conhecer uma estratégia de construção eficiente e que gera valor para a obra? Veja as opções que listamos neste conteúdo.

Por Yan BedinFounder & CFO/COO na Prevision

Estratégia de construção é um assunto importante, que deve ser debatido antes do início do projeto – até mesmo antes de começar a desenvolver o planejamento. Começar pela definição da estratégia vai permitir que todos os processos sejam orientados por uma metodologia.

No entanto, não são todas as construtoras que adotam esse comportamento. Por isso, neste conteúdo, você vai entender porque uma estratégia de construção pode ajudar em suas obras e conhecer alguns tipos para adotar. Continue lendo e confira!

O que levar em consideração na hora de escolher a estratégia de construção da minha obra?

Estratégia de construção são ações baseadas em dados, situações e ferramentas, que tem o objetivo de garantir melhores escolhas para os processos construtivos. Se a sua construtora nunca adotou uma estratégia de construção, avalie em quais pontos está errado e o que precisa ser melhorado. A estratégia deve proporcionar pontos de melhoria para o processo, fazendo com que ele se torne mais eficiente, reduza os custos e otimize as suas entregas.

Caso a sua construtora já utilize alguma estratégia, a análise deve ser feita em cima da técnica. Avalie quais são os pontos em que ela entrega bons resultados e tem ajudado as obras e pontue o que precisa ser melhorado. Nessa análise, se houver mais pontos negativos do que positivos, é melhor adotar outra estratégia. 

Porém, se os resultados são bons de forma geral, mas há pontos que precisam ser melhorados, você pode  analisá-los e buscar formas de adaptá-los ou substituí-los por outros processos. 

É importante que na análise, em qualquer um dos cenários, você e o seu time tenham bem claros quais são os objetivos que desejam alcançar e o que uma nova estratégia deve ter para ajudá-los.

Além disso, considere sempre estratégias que valorizam o uso da tecnologia e orientam a redução de processos e etapas. Isso vai tornar o trabalho do time mais otimizado, produtivo e eficiente.

Tipos de estratégia de construção para prever riscos e reduzir custos

Construção de modelos virtuais e processos construtivos modernos

A construção por meio de modelos virtuais é uma estratégia que diminui os riscos de imprevistos e as incertezas. O BIM, por exemplo, é uma modelagem da informação, que pode ser aplicada do início ao fim do processo para simular as etapas da obra.

Por meio dele, é possível ver exatamente como a obra está ficando ou vai ficar em cada uma de suas fases. Diante disso, em caso de qualquer atraso no cronograma, o modelo mostra exatamente o que será afetado no projeto e os impactos para toda a obra.

Assim, é possível identificar falhas, que são notadas apenas na obra, e melhorar a qualidade do projeto, reduzindo custos e aumentando a produtividade da equipe.

Além disso, pode-se adotar processos construtivos mais modernos, como as construções modulares. Nesse caso, os módulos são pré-fabricados no ambiente fabril e levados para a obra quando já estão prontos. As vantagens são diversas, como redução de custos, diminuição dos desperdícios, maior eficiência, entregas nos prazos etc.

Curva ABC

A Curva ABC é muito utilizada em administração de negócios e também é conhecida como Princípio de Pareto. Um método de análise de custos de recursos, gestão de estoque etc. 

Na construção civil, o conceito não é aplicado diretamente na produtividade, mas sim do orçamento da obra, onde:

  • A: são 20% dos produtos ou serviços de custo mais alto: podendo representar 80% do orçamento;
  • B: são os insumos de valor intermediário, que correspondem 15 % do total do orçamento;
  • C: são os 5% restantes do orçamento, onde estão reunidos os insumos de menor custo.

Por meio da curva ABC, é possível calcular o peso de cada insumo no orçamento da obra. Assim, o gestor avalia qual insumo tem maior ou menor importância em cada fase, variando a compra, o uso e o armazenamento.

Para aplicar esse método, é preciso que  a construtora desenvolva uma cultura inovadora internamente. Isso vai garantir que todos estão pensando de forma diferente, realizando ações e processos de maneira nova – e não seguindo padrões antigos. O objetivo de ter essa mentalidade de inovação é que todos consigam buscar e encontrar soluções novas para reduzir as despesas, garantindo a qualidade do serviço.

Lean Construction: a estratégia de construção que beneficia construtoras 

Lean Construction é uma filosofia que visa a redução de custos e processos, mantendo apenas o que é realmente necessário.  Por esse motivo, também é chamada de construção enxuta. A ideia de adotar essa filosofia é aplicar um plano de ação onde todo o processo utilizado até então é avaliado.

Conheça tudo sobre Lean Construction neste guia completo!

Dessa forma, é possível aumentar a produtividade, conquistar maior eficiência e reduzir os custos em qualquer obra. Para isso, é preciso fazer um levantamento de todas as etapas e atividades que são realizadas na obra e fazer uma análise do que gera valor e não gera valor para os projetos.

As atividades que não geram valor são eliminadas e apenas as essenciais são mantidas. Com isso, é possível diminuir o tempo dedicado para o projeto como um todo, reduzir os custos e os desperdícios, gerados pelo excesso.

Para que o conceito Lean seja aplicado, é preciso seguir seus princípios, que são: 

  • Just in Time: o JIT consiste na compra de materiais apenas quando são necessários, ou seja, quando sua utilização está próxima. Assim, evita-se a estocagem descontrolada, diminui o fluxo de desembolso e o estoque é mantido baixo. O estoque é um problema para as obras, pois exige que seja acomodado, ocupa espaço, gera trabalho e perda de fluxo de caixa. Além disso, muitos materiais que são adquiridos acabam nem sendo usados.
  • Controle de Qualidade: esse conceito defende que é necessário buscar a satisfação dos fornecedores, clientes e funcionários. Para isso, é preciso orientar o trabalho colocando o cliente em primeiro lugar sempre. O trabalho em equipe é fundamental para que o trabalho seja realizado priorizando a qualidade.
  • Adoção de planejamentos: a construtora deve trabalhar com planejamento de curto, médio e longo prazo, definindo metas claras e dividindo-as em espaços mais curtos. Isso aumenta o rendimento das equipes e permite maior controle sobre o que está sendo feito e entregue.
  • Negociação de prazos: deve ser feita tanto internamente, quanto com os fornecedores, de forma que todos se comprometam com as datas de entregas. Por meio do PPC (Percentual de Planos Concluídos), de cada time, é possível ter uma visão do planejamento de forma clara e entender se ele está sendo efetivo ou não. Reuniões semanais podem ajudar a estimular o compromisso da equipe.

A aplicação do Lean Construction não é só uma estratégia, é a construção de uma cultura interna, mas que também influencia quem se relaciona com a construtora. Empresas que pensam de forma enxuta conseguem reduzir custos e desperdícios, tendo ganhos e eficiência em todas as suas camadas, não só nas obras. 

Quer entender sobre a aplicação da filosofia Lean? Conheça um case de sucesso com aplicação dessa filosofia.