GestãoPlanejamentoTecnologia

5 razões para adotar processos de gestão de obras

By 29 de janeiro de 2020 No Comments

Pouca inteligência no uso de tempo, pessoas e recursos. Assim pode ser resumido o verdadeiro drama das obras executadas sem processos de gestão. 

Assumir o desafio de gerir canteiros com eficiência é uma decisão que a consultoria McKinsey & Company aponta como inadiável para a competitividade da construção civil, como já falamos por aqui. 

E que tal, então, entender motivos que fazem dos processos de gestão uma aposta em diferencial competitivo e melhores resultados? Vamos te contar nesse post!

  1. Gestão de obras é domínio real sobre o andamento do processo
    Sem planejamento e gestão, a obra carece de parâmetros fundamentais. Não há métricas para dimensionar o desempenho da equipe ou o andamento de atividades. Ou seja, fica quase impossível saber o real status do projeto, entendendo de forma clara se está em dia, adiantado ou atrasado. 

É algo que mantém os proprietários das construtoras incertos do andamento dos seus empreendimentos e pode provocar perda de boas oportunidades de negócios pela falta de um painel de cenários. Com isso, até mesmo a expectativa de Retorno sobre Investimento fica abalada.

  1. Processo decisório assertivo 

Quando o canteiro de obras carece de processos de gestão, não há um horizonte claro. E sem visão de curto, médio e longo prazos, falta base para o estabelecimento de metas e sua comunicação aos responsáveis por cada etapa e tarefa. 

Além de gerar falta de integração entre os envolvidos, isso compromete o processo decisório, já que não se torna possível antever e evitar problemas. As decisões são tomadas em cima da hora, num constante “apagar de incêndios” que inviabiliza os melhores resultados.

  1. Horizonte claro e bons resultados

As consequências das decisões pouco assertivas só surgem quando é tarde para a correção. Isso é o que provoca atrasos, estouro de orçamento e desperdício de material, dinheiro e mão de obra. 

A inviabilidade dos projetos de construção, via de regra, é causada por falta dessa clareza no processo de execução da obra que, consequentemente, impossibilita o cumprimento do cronograma físico-econômico. Além disso, a falta de visão do longo e médio prazos não permite planejar ações que geram economia como contratações e compras com menor custo. 

Sem processos de gestão, o alinhamento entre canteiro e escritório também fica comprometido. É preciso que os times de suprimentos, financeiro, marketing e vendas trabalhem com dados precisos e confiáveis para uma atuação certeira.

  1. Sustentabilidade e imagem positiva

Uma obra bem gerida também tem a vantagem de ser mais sustentável. Isso por conta de um processo do qual faz parte a previsão do descarte correto de materiais e resíduos. 

E bem como a preocupação com sustentabilidade é um ponto benéfico para a imagem das empresas, o bom relacionamento com os clientes também é fundamental. Quando uma obra atrasa gera-se um prejuízo de credibilidade  incalculável. Isso sem contar as perdas financeiras decorrentes do pagamento de multas e encargos. 

  1. Excelência garantida

Da mesma forma, fica muito mais fácil garantir qualidade de entrega a uma obra realizada a partir de parâmetros de gestão. A preocupação com planejamento dá mais tempo e eficiência aos processos de controle e conferência. Assim, os padrões de qualidade ficam mantidos e evita-se altos gastos com problemas pós-obra.

É a garantia de entregar ao consumidor o produto que ele espera receber. E cliente satisfeito é o melhor caminho para potencializar o posicionamento de marca de qualquer construtora ou incorporadora! Ter compromisso com a excelência dos empreendimentos como valor inegociável é um diferencial de mercado.

Ficou claro que processos de gestão de obras são legítimos instrumentos de planejamento, controle e melhoria dos canteiros, não é mesmo? Em breve, nosso blog também vai trazer um conteúdo especial sobre como aplicar esse conceito. 

Você vai entender que softwares como o Prevision são uma ajuda e tanto para percorrer esse caminho com tranquilidade. Nossa plataforma oferece a funcionalidade certa para o bom gerenciamento do seu canteiro de obras. Fique ligado!

Leave a Reply