O que é Linha de Balanço

A Linha de Balanço é um processo de controle de planejamento criado pela Goodyear na década de 1940, e amplamente utilizada na construção, principalmente em projetos que possuem padrão de repetição, como prédios ou loteamentos, em que outras metodologias são menos adequadas.

Consiste em um planejamento em que os andares, ou terrenos, são dispostos em uma coluna (eixo y), o cronograma em uma linha (eixo x) e as atividades (ou serviços) na junção dos dois, formando um gráfico com diversas retas. Além das linhas, o planejamento em linha de balanço pode ser visualizado também em um conjunto de blocos, em que a espessura equivale à duração da atividade.

linha de balanço

Dessa maneira, o planejamento da linha de balanço é feito com atividades com padrão de repetição, ou seja, quando são feitas em diversos andares ou unidades. A inclinação da reta ou do conjunto de blocos fornece a produtividade de cada equipe por atividade.

Você pode também assistir ao vídeo da nossa web série, que trata do conteúdo desse artigo!

Como projetar com Linha de Balanço

1. Cronograma e expectativa de conclusão

Tudo começa com um cronograma da obra, separado por atividades a serem concluídas e por unidades de tempo, sejam elas dias, semanas ou meses. Cada atividade deve ter uma data de início e previsão de fim, com progresso definido andar por andar ou unidade por unidade.

2. Ferramenta

Outro passo importante é utilizar as ferramentas certas para aplicar a linha de balanço. O mais utilizado entre engenheiros e projetistas é o Excel, por ser semelhante ao plano cartesiano, com linhas e colunas. Outra opção é utilizar softwares específicos para criação da linha de balanço, que facilitam a atualização posterior e a criação inicial.

3. Aplicação

Com cronograma, atividades e ferramenta em mãos, o próximo passo é fazer a aplicação da metodologia, transformando-os em um planejamento detalhado e preciso de cada etapa da obra. Esse planejamento em linha de balanço pode ser levado direto para o canteiro para controle e aplicado na prática para a execução.

Como atualizar e reprogramar a Linha de Balanço

Uma das maiores vantagens de utilizar linha de balanço é a visualização das falhas no cronograma serem claras e poderem ser corrigidas rapidamente, por meio do balanceamento. Esse balanceamento é feito por meio do deslocamento de uma reta para frente ou para trás na linha do tempo para que ela não tenha interrupções.

Essa técnica é muito utilizada em serviços com relação de dependência, por exemplo a pintura, que só é feita depois que o reboco estiver pronto. Com o balanceamento feito, pode-se descobrir qual a data correta para começar a pintura para que a equipe não fique nenhum dia ociosa esperando pelo reboco.

linha de balanço com relação de dependencia

Utilização no canteiro

Com um cronograma bem planejado e otimizado, o próximo passo é levá-lo para o canteiro para aplicação na obra. A linha de balanço facilita a visualização de todos os envolvidos, e dá uma visão mais ampla e completa, pois promove o entendimento de que um serviço depende de outro, assim o trabalho das equipes deve ser integrado e fluido para que não haja atrasos nem desperdícios.

Portanto, a linha de balanço promove não só uma melhor comunicação no canteiro de obras e no planejamento, mas uma economia de recursos (uma vez que com o maior entendimento dos envolvidos o trabalho é executado de forma mais eficaz) e de tempo (com equipes que não ficarão ociosas, agilizando outros aspectos da obra e colaborando para a conclusão no prazo estimado). E aí? Você já utilizou ou utiliza a metodologia da linha de balanço nas suas obras? Tem alguma dúvida? Conta pra nós nos comentários, vamos adorar te ouvir!

Leave a Reply