Skip to main content

No dia 04/10 a Prevision promoveu o evento constru_i com a missão de impactar o mercado da construção através da gestão eficiente. Pesquisas mostram que o setor da construção é um dos que menos inova, ganhando apenas do agronegócio e caça.

Felizmente hoje existem no nosso país diversas iniciativas para mudar esse cenário, como hubs de inovação e associações de tecnologia. Uma dessas associações é a ACATE, em Florianópolis, principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina, sede da Prevision e do constru_i.

Olhando para esses desenvolvimentos que criamos um passo a passo de inovação na obra, na prática. Foram apresentados cases de sucesso com todos os temas interligados, de planejamento e gestão da empresa.

Começamos falando sobre o cenário de inovação nacional e internacional, com Roberto de Souza do CTE/Enredes, passamos para BIM, que ao contrário do que muito se fala, já está sendo aplicado na prática, não só na parte de modelagem mas também na gestão da informação. Para falar sobre o tema recebemos os especialistas Rogério Suzuki, da RS Consult, Ana Cecília, da Autodoc, Jeane di Primio, da Graphisoft e Rodrigo Koerich da Alto QI.

Seguimos com planejamento eficiente de obras, que é um passo estratégico em busca de eficiência. Tivemos a presença de Bernardo Etges da Climb Consultoria, de Deísa Conegundes da Andrade Gutierrez e de Marcia Codecco da Vistta Consultoria, que falaram muito sobre os resultados gerados pelo planejamento focado no conceito lean.

Para falar de industrialização da construção e sobre as novas maneiras de se ganhar eficiência e rapidez construindo, recebemos Ricardo Mateus da Brasil ao Cubo, para falar de construção modular, e Danilo Lorenceto da Lorenceto Engenharia, falando sobre Paredes de Concreto.

Já temos mais de 500 construtechs (empresas de tecnologia para a construção civil) no país, e grandes impulsionadores dessas empresas são os hubs de inovação. Conhecemos alguns no constru_i com Luis Guggenberger da Vedacit Labs, André Medina da Vetor AG (Andrade Gutierrez) e Marcus Anselmo da Terracotta.

Planejamento e modelagem feitos, a gestão da obra é algo fundamental, e para falar de práticas inovadoras de gestão recebemos Rafael Valadares da Direcional, referência nacional em obras Minha Casa Minha Vida, e Didier Alvarez da Construtora Laguna, referência em obras de alto padrão no sul do país.

Falamos também sobre Lean construction, conceito totalmente alinhado à solução da Prevision, e para o tema recebemos os grandes especialistas Eduardo Lavocat do Lean Institute Brasil e Bryan Müller da Porsche Consulting.

E por falar em inovação tivemos apresentação de startups que já estão entregando valor a grandes empresas! Além da Prevision, contamos com a Conaz, Construcode, Construct IN e Rede Vistorias. Cada uma atua em um eixo da obra, de planejamento à vistoria final, otimizando o dia a dia e os resultados de quem constrói.