Skip to main content

Planejamento e gestão de obras são pilares importantes na construção de qualquer projeto de construção civil. Estratégias bem definidas e processos alinhados permitem que a construtora alcance seus objetivos mais desafiadores.

E para elaborar cada etapa de um bom planejamento e gerir posteriormente a obra, é possível contar com recursos tecnológicos que ajudam, desde o estudo de viabilidade até a entrega.

Há alguns anos, o setor da Construção Civil era considerado desatualizado e pouco digital, contudo, esse panorama está mudando. De acordo com uma pesquisa realizada pela Softplan, a transformação digital aumentou em 60% a produtividade das empresas do setor, você vai perder estes ganhos? 

No texto, abordaremos o que é planejamento e gestão de obras, quais são as suas diferenças e similaridades, como contribuem para o sucesso do projeto e por qual motivo a tecnologia é a sua principal aliada no dia a dia.

 

O que é planejamento de obras? 

O planejamento corresponde à definição do que deve ser feito, ou seja, quais atividades deverão ser executadas e qual a sequência lógica para sua execução. Além disso, nele se determinam os prazos para conclusão das atividades e também localizam-se estas atividades no espaço

Cria-se assim um cronograma que contém todas as atividades que levam à entrega final da obra. Para um planejamento bem feito, algumas etapas devem ser cumpridas, como: 

  • Análise da incorporação e projetos
  • Determinação de um orçamento para a obra
  • Planejamento em curto, médio e longo prazo
  • Criação de um cronograma de acompanhamento da obra
  • Conexão entre o andamento do projeto e seus gastos financeiros
  • Rotinas de acompanhamento 

A falta de um planejamento bem estruturado e estratégico pode levar a equipe a cometer erros primários e muito prejudiciais para o orçamento da obra.

A compra de materiais em excesso ou fora do prazo necessário, por exemplo, geram desperdícios de recursos. O ideal é não pecar pelo excesso e nem pela falta, pois quando materiais são comprados em menor quantidade a mão de obra também não consegue executar o serviço planejado.

Esses são apenas alguns exemplos simples, mas as falhas no planejamento causam atrasos, geram custos inesperados, prejudicam as entregas e levam o cliente final à insatisfação. Com isso, a imagem da construtora ou incorporadora é prejudicada. 

Para elaboração de um bom planejamento, existem algumas tecnologias disponíveis, como softwares e plataformas digitais com foco em planejamento, que permitem a criação de um plano estratégico, tático e operacional. Recorrer à tecnologia no processo de planejamento é essencial, já que assim, é possível verificar o andamento das atividades em apenas uma tela, gerando alta conexão e melhoria na comunicação entre os envolvidos no projeto.

Confira em detalhes como realizar o planejamento no E-book exclusivo Processo de Planejamento de Obras: 

 

ebook processo planejamento de obras

 

O que é gestão de obras? 

A gestão de obras é um termo mais amplo que inclui o planejamento e corresponde à supervisão e controle de todas as atividades envolvidas na construção de um projetoControlar ou gerir uma obra implica em garantir que o cronograma definido na fase de planejamento seja cumprido, dentro do orçamento previsto no início do projeto. 

Esse processo é geralmente realizado por profissionais formados em Engenharia Civil ou áreas afins e é essencial para garantir que os projetos de construção sejam bem-sucedidos em termos de prazo, custo, qualidade e segurançaAlgumas atividades do gerenciamento da obra consistem em: 

  • Acompanhamento do andamento do projeto: verifica-se o cumprimento do cronograma, a execução das atividades e os gastos com as mesmas. 
  • Gestão à vista: corresponde à democratização das informações sobre a obra tornando-as visíveis a todos os envolvidos. 
  • Gestão de restrições: identificação, análise e controle de elementos limitadores que podem impactar o andamento da obra. 
  • Realização de medições: acompanhamento da evolução das atividades previstas no cronograma e realizadas no canteiro.
  • Acompanhamento de indicadores: verificação dos principais indicadores (IDP, PPC, aderência, IRR) que apontam os resultados advindos do desempenho do cronograma da obra. 

Durante o acompanhamento da obra, diversos imprevistos podem ocorrer, como questões climáticas, falta de mão de obra, atraso na entrega de materiais, entre outros. Além desses desafios comuns, os responsáveis pelo planejamento e gestão de obras ainda precisam lidar com a descentralização das informações.

Algumas empresas já adotam a tecnologia para lidar com esse desafio, contudo os sistemas são genéricos, criados para atender diferentes tipos de projetos. Isso quer dizer que as soluções não foram criadas para atender às especificidades, características e particularidades do setor da Construção Civil. 

Novamente, a tecnologia desempenha um papel crucial na superação dessa desconexão entre o escritório e o canteiro de obras. Agora, não apenas por meio de websites, mas também com o auxílio de aplicativos que possibilitam medições e atualizações em tempo real, tornando as informações de execução da obra acessíveis a todos.

 

Planejamento e gestão de obras digital: os pilares do sucesso do projeto

Como foi possível observar acima, planejar e realizar a gestão da obra são tarefas complexas que envolvem inúmeras etapas, tomando bastante tempo estratégico da pessoa responsável. 

Recorrer à tecnologia para economizar tempo e tomar decisões mais assertivas é fundamental. Confira como fazer um planejamento e gestão de obras mais eficiente com uso da tecnologia: 

Definição dos principais objetivos do projeto

Ao iniciar um projeto, verifique qual será a entrega final ideal e a partir dela, crie toda a estratégia, elabore as táticas e preveja as ações operacionais necessárias para atingi-la. Neste passo, é preciso definir também os prazos, orçamento e a qualidade desejada. Assim, atingir as expectativas dos clientes fica mais fácil. 

Escolha um software de planejamento e gestão de obras

Faça uma pesquisa com as empresas existentes, comparando funcionalidades, preços e usabilidade dos softwares e plataformas. Assim, é possível entender qual deles irá se adequar ao objetivo final e à rotina de trabalho das pessoas envolvidas.  Algumas plataformas e softwares de planejamento de obras e gestão de projetos são: Prevision, Microsoft Project, Trello, etc. 

Implementação do BIM (Modelagem de Informação da Construção) 

O BIM, que significa Building Information Modelling (Modelagem da Informação da Construção), é uma abordagem digital utilizada na construção civil para otimizar o planejamento e o controle de obras. 

O BIM 4D, por exemplo, integra informações tridimensionais (3D) com um cronograma de execução (tempo) da construção, permitindo simular virtualmente o processo de construção e suas atividades. Utilize-o para otimizar o planejamento,  identificar atividades conflitantes, prever riscos, reduzir custos, padronizar processos e obter melhoria na tomada de decisões.

Seleção de softwares de gestão de documentos, qualidade e custos

Além de plataformas para o planejamento, é possível recorrer aos softwares que auxiliam no controle de custos, gestão de documentos e qualidade. 

Quando falamos em custos, ao utilizar uma plataforma digital como o Sienge ou o E-custos, é possível centralizar todos os gastos e despesas financeiras, ter maior controle com os gastos diários da obra, realocar recursos e ainda integrar ao planejamento da obra para ter uma visão físico-financeira do empreendimento.

Durante o processo de construção é muito comum a análise de documentos, verificação da compatibilidade com a legislação vigente, utilização de subcontratos para certos serviços etc. Para que nenhum documento seja perdido e todos possam acessá-los, é essencial adotar um software de gestão de documentos e contratos, como o Linte. 

Por último, vamos falar de qualidade, um dos componentes do tripé de gestão de obras. Quando falamos de Construção Civil, os projetos desenvolvidos são complexos e repletos de especificidades e compostos por inúmeras etapas. Para assegurar uma entrega excelente ao cliente, é preciso estabelecer padrões de qualidade, uniformes e acessíveis para todos. É mais fácil fazer isso, se um sistema de gestão de qualidade como o Construpoint for implantado.  

Integração entre os sistemas escolhidos 

Após a escolha das plataformas ou softwares que mais se adaptam às necessidades da obra, é hora de conectá-los. Fazer isso, garante que todas as informações, indicadores e dados sejam consistentes e não se repitam. Essa integração traz maior fluidez à comunicação e permite a visão unificada de todos os dados do projeto. Facilitando, assim, a tomada mais assertiva de decisões.  

Treinamento da equipe para utilização dos softwares e plataformas 

A tecnologia já faz parte do dia a dia da maior parte das pessoas, mas sua aplicação direta na Construção Civil ainda é incipiente. Por isso, após integrar os softwares é essencial treinar toda a equipe em sua utilização. 

É possível solicitar a demonstração dos softwares e treinamentos para as empresas escolhidas e, assim, oferecê-los para os envolvidos no projeto. Além de trazer velocidade para a gestão da obra, é possível aumentar a produtividade nas tarefas diárias. 

Manutenção e melhoria contínua

Certifique-se de que sua equipe esteja usando a versão mais recente do software ou plataforma digital para aproveitar as atualizações e melhorias que podem aprimorar o planejamento e a gestão da obra, permitindo adaptações contínuas às novas demandas e projetos.

A tecnologia aplicada aos processos da Construção Civil traz muitos benefícios: ganhos em produtividade, adiantamento de prazos, alocação eficiente de recursos, eliminação de desperdícios, conexão canteiro-escritório, comunicação alinhada, entre outros. 

A Prevision é uma das soluções que já está revolucionando o mercado da construção civil por meio da tecnologia. É uma plataforma de planejamento e gestão de obras eficiente, que traz maior previsibilidade e agilidade para as entregas das construtoras. Além de permitir o domínio de todo o ciclo da obra, a Prevision permite integração com outros sistemas por meio de APIs, para que os responsáveis consigam ter acesso às informações consolidadas e atualizadas. Quer ver como a plataforma funciona? Clique aqui e veja uma demonstração

demonstração prevision