Skip to main content

A construção civil é um setor complexo, que exige atenção aos detalhes, ao mesmo tempo em que é preciso trabalhar de forma produtiva e eficiente. Por isso, investir no uso de um software de construção civil é tão importante. 

Esse tipo de sistema permite que diferentes áreas da construtora trabalhem de forma integrada. Ao mesmo tempo, ajuda a organizar as atividades que precisam ser realizadas e oferece dados que ajudam o gestor a ter mais previsibilidade da obra

Para alcançar essas e outras vantagens, no entanto, é preciso avaliar o sistema e fazer escolhas estratégicas. Neste artigo, você vai conhecer os benefícios de ter um software de construção civil e vai saber mais sobre a proposta da Prevision neste segmento. Confira! 

Que benefícios tem um software de construção civil

Construtoras que desejam otimizar seus processos, ganhar eficiência, aumentar a produtividade e reduzir custos precisam investir em um software de construção civil. Empresas que investem em tecnologia alcançam resultados muito melhores. Entenda sobre alguns benefícios que esses recursos têm para oferecer.

Torna os processos mais organizados

O uso de um software de construção civil como a Prevision permite a centralização das atividades administrativas e gerenciais do projeto. Isso porque elas são inseridas e atualizadas em tempo real dentro do software. 

Assim, os processos são conduzidos de forma mais organizada. Sempre que for necessário consultar alguma informação, basta acessar o sistema. Assim, a construtora também diminui ou até elimina o volume de papel e anotações avulsas que são feitas. 

Facilita a comunicação

Empresas que utilizam softwares de gestão de obras não precisam utilizar outros recursos para se comunicar, como e-mail e WhatsApp, por exemplo. As informações são inseridas no sistema e um histórico dos dados é formado. 

Diante de qualquer dúvida ou necessidade de buscar uma informação, os profissionais podem consultar o sistema. Alguns sistemas também permitem que lembretes e mensagens sejam enviadas para cada usuário.

Auxilia nas tomadas de decisão

O armazenamento de informações dentro de um software de construção civil gera mais valor para a obra, pois influencia diretamente na tomada de decisão. Com isso, o gestor consegue direcionar melhor as suas decisões e orientar os profissionais com mais agilidade. 

Além dessas vantagens, um software de construção civil tem como benefícios:

  • contribuir com a redução de custos;
  • ajudar a reduzir os desperdícios de materiais;
  • oferecer dados relevantes para definir as contratações de mão de obra e maquinário;
  • proporcionar maior previsibilidade;
  • entre outras vantagens.

—> Conheça outras formas de inovar na construção civil com as construtechs!

Tecnologia para planejamento e gestão de obras: conheça a Prevision

Por ser um setor complexo, com áreas que atuam com demandas específicas, é bastante comum que as construtoras utilizem mais de um sistema de gerenciamento de obras. No entanto, é fundamental que essas soluções permitam a integração de dados com outras soluções. Isso vai garantir que as atividades realizadas estão conectadas e baseadas em outras tarefas ou processos da obra.

A Prevision é um software de construção civil focado em planejamento, cronograma e controle de obras, que oferece diversos benefícios para a construtora. Entre eles, a integração de dados. A solução pode ser integrada com outros recursos que a empresa já utiliza, enviando e recebendo informações que serão fundamentais para o projeto. 

Veja, a seguir, os principais benefícios de utilizar a plataforma da Prevision.

Principais benefícios da Prevision para o seu planejamento e gestão

O primeiro e principal valor gerado pela plataforma está relacionado com o tempo dedicado ao planejamento de obras. Com a Prevision, a construtora elimina as horas operacionais e ganha horas estratégicas. O planejamento que era realizado em mais de um dia, com a Prevision pode ser feito em pouco mais de uma hora. 

—> Veja como a Construtora Laguna estruturou sua área de planejamento e controle de obras!

O replanejamento e as atualizações na plataforma também acontecem em minutos. A forma com que o cronograma é construído também muda, o engenheiro pode contar com o apoio de outros profissionais – que estão vivendo o dia a dia da obra e tem uma visão mais realista. 

Além disso, com o recurso de restrições, o engenheiro define tudo que precisa ser feito em cada pacote de serviços. Assim, tem uma visualização melhor do tempo real que será necessário em cada processo.

Utilizando a metodologia da Linha de Balanço, a construtora ganha mais previsibilidade em suas entregas. A técnica pode ser utilizada dentro da plataforma para organizar e atualizar as informações em tempo real, de acordo com o seu andamento. 

Veja como é fácil!

cronograma de obras

Dessa forma, diante de algum imprevisto, o sistema atualiza automaticamente um novo prazo para os próximos serviços. Ou ainda, se houve adiantamento em alguma entrega, o sistema atualiza mostrando que a construtora ganhou mais horas para finalizar as próximas tarefas.

Quer saber como conquistar tudo isso em um único software de construção civil, e ainda reduzir seus prazos de entrega de obra? Conheça a plataforma agora mesmo de forma gratuita!

ganttolob