Skip to main content

Por Gabriel AndradeEngenharia de Alta Performance

Por Vagner CunhaEngenharia de Alta Performance

Todo empreendimento da construção civil visa entregar um produto: a reforma, o ponto comercial, o prédio, a indústria, a estrada. Tudo isso são produtos a serem entregues aos clientes. No entanto, para se chegar a esse produto final, existe uma sequência lógica de atividades a serem desenvolvidas.

Essas atividades, no âmbito da construção civil, são executadas predominantemente por pessoas e devem seguir alguns requisitos, sejam eles relacionados ao prazo, custo, segurança ou qualidade, fatores presentes na metodologia dos 4 pilares, desenvolvida especialmente para ajudar gestores a alcançarem uma alta performance nos seus empreendimentos.

Sendo assim, esse artigo explica um pouco sobre as restrições de um projeto e como pode-se eliminá-las, alcançando dessa forma um desempenho máximo na sua Gestão:

1. As Restrições de um Projeto de Construção Civil

Sabemos que, durante o desenvolvimento das atividades cotidianas, muitas vezes depara-se com algumas restrições. Mas o que seriam as restrições de um projeto? Basicamente, são obstáculos, tudo aquilo que pode atrapalhar na execução das suas atividades, seja no âmbito dos materiais, da mão de obra ou da própria empresa.

A restrição de um projeto não se limita apenas à questão técnica de planejamento, mas permeia também a comunicação e o gerenciamento de projetos, no geral. Ou seja, é qualquer fator que pode atrapalhar em alcançar um bom desempenho.

2. A importância na identificação das Restrições que atrapalham o desempenho de um projeto

Eliminar os obstáculos está diretamente ligado com um desempenho máximo dentro da obra. Sendo assim, é importante identificar o que está acontecendo dentro da sua empresa e quais restrições estão sendo apresentadas. Afinal, quando identifica-se o que não está dando certo e quais os causadores desse imprevisto, é muito mais fácil conseguir mudar de estratégia e alcançar melhores resultados.

Logo, para gestores de obras que querem ter sucesso efetivo naquilo que foi planejado e será executado, é extremamente importante compreender quais restrições vem sofrendo e o que precisa ser feito para eliminá-las.

Existem atividades que foram planejadas e mapeadas dentro do seu sistema de software, por exemplo, como a própria plataforma Prevision, desenvolvida por engenheiros que entendem a real necessidade dentro dos canteiros de obra e que auxiliam na elaboração de um planejamento de obras mais eficiente, melhorando o controle e a previsibilidade dos seus projetos.

Logo, dentro dessas atividades, é importante compreender quais restrições surgiram ao longo da construção. Todo caminho tem obstáculos, mas a forma como os gestores de obras lidam com eles é que vai fazer toda a diferença!

3. Categorize as restrições de um projeto de acordo com a metodologia dos 4 Pilares da Gestão de Obras

Após identificar as restrições de um projeto, não só no canteiro de obras, mas também na empresa, é importante que se categorize e qualifique esses obstáculos, colocando em que área ela se encontra.

Para ficar mais fácil, pode-se identificar as restrições presentes dentro dos 4 Pilares da Gestão de Obras: prazo, custo, qualidade ou segurança, ou utilizar também os critérios personalizados específicos na execução dos seus projetos.

4. Para cada Restrição uma Reação

Como visto acima, cada restrição é composta por algum ponto que pode atrapalhar o projeto. Sendo assim, é importante ressaltar que apenas a identificação desses obstáculos não vai garantir retorno e resultado. É preciso que se saiba como agir diante deles.

Então, após a identificação e categorização das restrições de um projeto, é hora de colocar a mão na massa e planejar ações dinâmicas e práticas. Delimite quem será o responsável para executar essas ações e estabeleça um prazo, alinhando todo o processo para garantir que o planejamento saia do papel.

5. O uso do Índice de Remoção de Restrições como Indicador de Performance

O índice de remoção de restrições (IRR), é um indicador importante, responsável por monitorar as restrições de um projeto. Ou seja, indica todas as restrições identificadas e ações pautadas para eliminá-las. É ele que vai identificar quais tarefas precisam ser executadas para que o previsto saia do papel e seja executado de forma efetiva.

Com um bom gerenciamento de restrições, o gestor de obras começa a conseguir avaliar a performance das suas equipes e das suas obras, no geral, adquirindo um olhar mais claro do seu projeto, e consequentemente adquirindo melhores resultados.

Conclusão

O gestor de obras que prioriza o seu tempo, direcionando-o de forma eficiente, através de rotinas de gerenciamento para identificar, categorizar e reagir a essas restrições de forma monitorada, garante performance no seu projeto bem como o controle das ações, e consequentemente bons resultados!

Essa atividade pode mudar o dia a dia de gestores de obras, estabelecendo uma conexão entre o que está previsto no seu planejamento e o que está sendo realizado, de fato. O gestor de obras, ao encarar a identificação das restrições de um projeto como uma ação complementar às suas atividades, notará como isso pode mudar o rumo da sua empresa.

O Engenharia de Alta Performance atua diretamente na qualificação e capacitação das habilidades e processos de gestão do profissional e das empresas da construção civil, através de treinamentos e assessoria executiva viabiliza e otimiza seus resultados integrando educação com a atuação prática, proporcionando uma jornada de sucesso.