Skip to main content

A tecnologia já está impactando o mercado da construção civil, trazendo vários benefícios para as etapas de planejamento e orçamento de obras. Um exemplo de tecnologia é a plataforma Prevision, que agrega otimização, eficiência e simplicidade aos projetos

O uso da tecnologia no planejamento e orçamento de obras já é uma realidade em grande parte das construtoras brasileiras. De forma geral, pode-se dizer que gestores e engenheiros compreendem a importância de se aproximarem de soluções inovadoras. Isso porque eles identificam que esse tipo de tecnologia ajuda a otimizar os processos e a torná-los mais eficientes. No entanto, ainda se faz pouco com os recursos disponíveis no mercado.

O envolvimento da equipe e a transformação da cultura nas empresas são cenários com grandes possibilidades de evolução. Utilizar métodos simples e de fácil entendimento, que não exigem um vasto conhecimento em tecnologia, é uma das formas de mudar esse cenário.

Assim, as empresas conseguem aproveitar melhor os recursos tecnológicos, garantindo que todos os colaboradores estejam bem alinhados com as ferramentas que precisam ser usadas.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a tecnologia da Prevision, plataforma para gestão eficiente de obras desenvolvida por engenheiros. Além disso, vai entender melhor como a Prevision ajuda a sua empresa a tornar os processos de planejamento e orçamento de obras mais ágeis, simples e eficientes.

Planejamento de obras

O planejamento de obras consiste na definição de um roteiro com métodos, objetivos e bases técnicas definidas para que a obra aconteça. O processo inclui diversas atividades, que devem ser identificadas, analisadas, coordenadas e gerenciadas. A partir dessa análise, um plano de ação deve ser desenvolvido, contando com a definição antecipada das decisões que deverão ser tomadas durante a obra, incluindo organização, direção e controle.

Outro processo envolvido no planejamento é o controle de obras, cujo objetivo é medir o resultado das atividades, comparando o que foi planejado com o avanço físico da obra. Na etapa de controle, são feitos alguns questionamentos, como: O que foi planejado está sendo cumprido? Se não, o que faltou? Onde estão os gargalos e como corrigi-los o mais rápido possível?

Orçamento de Obras

O orçamento é uma atividade desenvolvida quando os pacotes de serviço da obra estão delimitados. A partir dessa informação, será necessário informar o valor para a realização de cada serviço, quais são as condições para a sua realização, o que será realizado, bem como o prazo para que seja executado.

Leia mais: Como montar um cronograma financeiro de obras eficiente na sua construtora?

A técnica orçamentária exige identificação clara do produto e/ou serviço, descrição correta, quantificação, análise e valorização de uma série de itens. Para executar esse trabalho, é necessário atenção e, principalmente, entendimento sobre a execução correta de cada serviço.

O conhecimento detalhado do serviço, a interpretação dos desenhos, planos e especificações da obra ajudam a encontrar a melhor maneira de executar cada tarefa, além de identificar a dificuldade de cada serviço e consequentemente seus custos.

Por que a tecnologia é importante para o planejamento e orçamento de obras?

A tecnologia veio para facilitar os processos já existentes e causou diversas transformações em todas as áreas e profissionais do mercado. Desde educação e saúde até o comércio eletrônico. Isso fez com que as empresas buscassem por inovação e implementassem tecnologias na realidade e no dia a dia do trabalho.

Seguindo essa tendência, a construção civil não ficou de fora. O setor precisou buscar alternativas tecnológicas para melhorar a eficiência dos serviços prestados.

De acordo com uma pesquisa, os principais impactos do uso da tecnologia na indústria da construção estão relacionados ao aumento de produtividade (26%), automatização de processos (22%) e redução de custos (21%). Mas também figuram como benefícios importantes a visibilidade gerencial (17%) e a melhoria na qualidade das obras (14%).

As soluções encontradas para a área viabilizam mudanças pontuais, mas também trazem desafios amplos como:

  • Aliar custo, logística e equipe durante todo o processo de construção;
  • Controlar melhor o canteiro de obras, evitando falhas, atrasos e retrabalhos;
  • Construir em escala, com qualidade, eficiência e sustentabilidade.

Para auxiliar as empresas com esses desafios, a Prevision traz um sistema de gestão e planejamento de obras focado em tornar os processos mais visíveis e limpos para acelerar o planejamento e replanejamento, reduzir imprevistos, erros e retrabalhos.  A solução é a primeira plataforma integrada de planejamento de obras com conceito Lean.

São 3 as frentes principais de atuação da Prevision:

  1. Agilizar e simplificar o planejamento e replanejamento do cronograma de obras com a utilização da técnica de linha de balanço;
  2. Agilizar e tornar mais exatas as medições em canteiro de obras, junto com a automatização de relatórios;
  3. Melhorar a comunicação e distribuição de metas entre as equipes de engenharia, diretoria, suprimentos e todos os demais envolvidos.

Além disso, utilizando a plataforma Prevision, as construtoras conseguem:

  • ter um cronograma mais visual, baseado na técnica de linha de balanço;
  • ter todas as informações centralizadas e visualizá-las por meio de gráficos;
  • ter cronogramas de compras e contratações automatizados e conectados com o planejamento;
  • além de fazer todo o gerenciamento de restrições dentro da obra.

Experimente grátis a plataforma de planejamento lean de obras.