Skip to main content

Está bem claro que Lean Construction não é uma tendência passageira do mercado. Na realidade, adotar conceitos do Lean é uma questão crucial para as empresas de engenharia uma vez que os projetos da construção se caracterizam por ter uma margem de lucro apertada.

De modo geral, o setor é improdutivo e possui diversos desperdícios em todo o processo construtivo. Dados da Fundação Getúlio Vargas revelam que a construção civil brasileira é, em média, 30% menos produtiva do que outras áreas da economia do país.

O mercado evoluiu e tecnologias surgiram para tornar a construção cada vez mais inteligente. Porém, o setor ainda está no início da jornada para mudar a sua realidade. Sendo mais produtivo e eficiente, não só o setor, mas a economia e, principalmente, todos nós, clientes e usuários desse mercado, têm muito a ganhar. Os projetos seriam entregues no prazo, os custos reduzidos, os desperdícios eliminados e a eficiência seria cada vez maior.

Mas se os benefícios são tantos, o que falta para a construção civil se mobilizar e mudar a sua realidade? Diversas empresas já estão buscando soluções para sair desse cenário de perdas e ineficiência. Uma delas é a metodologia Lean Construction ou Construção Enxuta, como também é conhecida.

No modelo de construção Lean, se busca a redução considerável ou completa eliminação dos desperdícios, pois apenas o necessário é comprado e todos os recursos são esgotados. Os profissionais utilizam o máximo da matéria-prima e todas as etapas são calculadas. Não há excessos, com isso os prazos também são atendidos. O grande desafio que as empresas enfrentam, no entanto, é começar a implantar essa metodologia em sua cultura.

Preparamos um material completo e bem explicativo sobre a metodologia Lean Construction para ajudar quem quer mudar o padrão do mercado, sendo diferente e se tornando referência para o setor. Confira tudo o que você irá encontrar a seguir:

O que é Lean Construction?

Princípios do Lean Construction por Lauri Koskela

  1. Reduzir atividades que não agregam valor
  2. Aumentar o valor do produto ao considerar as necessidades do cliente
  3. Reduzir a variabilidade
  4. Reduzir o tempo do ciclo de produção
  5. Simplificar por meio da redução do número de passos ou partes
  6. Aumentar a flexibilidade de saída do produto
  7. Aumentar a transparência do processo
  8. Focar no controle de todo o processo
  9. Introduzir melhoria contínua no processo
  10. Manter um equilíbrio entre melhorias nos fluxos e nas conversões
  11. Realizar benchmarking (referências de ponta)

As vantagens do Lean Construction para a obra

  1. Processos se adaptam à realidade da obra
  2. Ganhos na produtividade
  3. Redução de desperdício
  4. Prazos atendidos

Como implementar Lean Construction na obra? 

  1. Diminua atividades que não geram valor para o negócio ou cliente
  2. Entenda as necessidades do seu cliente
  3. Diminua o número de variáveis
  4. Conecte as equipes

Dica extra: o que dizem os especialistas sobre a implementação de Lean Construction

Conclusão

Aproveite a leitura!

O que é Lean Construction? 

Lean Construction é uma filosofia centrada na eficiência produtiva e na redução de desperdícios. Para isso, a metodologia estabelece que é preciso compreender os processos produtivos, estabilizá-los e colocá-los em um ritmo para que seja possível reduzir os estoques, diminuir o retrabalho e o desperdício em cada etapa.

A filosofia Lean foi criada no Japão, por Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, após a Segunda Guerra Mundial. O momento exigia que os métodos de trabalho fossem menos onerosos para as empresas, por isso era preciso desenvolver um modelo que permitisse reduzir os custos e os desperdícios da operação. Foi assim que Ohno idealizou uma linha de pensamento baseada na redução de custos e processos e no aumento da eficiência produtiva.

Assim, a ideia da metodologia é a de defender que as empresas utilizem processos mais enxutos, valorizem seus recursos e eliminem desperdícios. Resumindo, fazer mais com menos.

O modelo Lean surgiu na indústria automobilística, mas evoluiu com o passar dos anos e começou a ser aplicado em diferentes tipos de negócios. Isso porque Lean é uma forma de pensar, uma filosofia, e não uma ferramenta única ou um processo propriamente dito. A filosofia se baseia em 5 princípios, confira abaixo quais são: 

5 princípios do Lean

Princípios do Lean Construction por Lauri Koskela

Na filosofia Lean, as atividades que não agregam valor para o processo, que apenas aumentam a perda de tempo e prejudicam a produtividade são eliminadas ou substituídas por processos ágeis. Utilizando Lean Construction em seus projetos, as empresas ganham mais eficiência, produtividade e conseguem reduzir muito seus custos.

Para isso, é necessária uma mudança no padrão de pensamento e na cultura nas empresas. Confira a seguir os 11 Princípios do Lean Construction, segundo Lauri Koskela.

11 princípios do Lean Construction por Lauri Koskela

1. Reduzir atividades que não agregam valor

Nem toda atividade executada em obra agrega valor na percepção do cliente. Para avaliar o que pode ou não agregar valor ao projeto, basta analisar se o cliente pagaria por aquilo que está sendo realizado ou pelo seu resultado.

Entendendo as necessidades dele, você consegue analisar o que pode ser reduzido ou eliminado, e o que deve receber mais atenção. É importante destacar que o Lean Construction reduz os custos e os desperdícios, mas a qualidade e a eficiência devem ser mantidas.

Vale ressaltar também que, em alguns casos, não se pode eliminar todas as atividades que não agregam valor. Isso porque, apesar de não serem um benefício na visão do cliente, essas atividades são essenciais para a execução do projeto.

Por exemplo, a dobragem da armadura não é uma atividade que agrega valor, mas é indispensável para as estruturas de concreto armado. Portanto, se esse for o método construtivo, a atividade não pode ser eliminada.

No entanto, pode-se considerar o uso de outros métodos construtivos para eliminação da atividade, como uso de pré-moldados.

2. Aumentar o valor do produto ao considerar as necessidades do cliente

Quando se fala em considerar as necessidades do cliente, é preciso pensar que ele pode ser desde a pessoa que vai usufruir do empreendimento, até os profissionais que estão trabalhando no projeto. O valor do produto depende do esforço dedicado a esses clientes.

Por isso, para mensurar o valor do produto, é preciso compreender as jornadas de atendimento, mapear e estudar os processos, e identificar as necessidades em cada etapa.

3. Reduzir a variabilidade

A variabilidade está presente no mercado da construção de diversas formas, como na qualidade ou na duração das atividades. Com esse princípio, portanto, o intuito é encontrar soluções para reduzir a variabilidade, fornecendo mais estabilidade ao sistema e, consequentemente, mais previsibilidade.

Uma opção são as soluções de construção industrializada. Outro é o nivelamento da produção.

4. Reduzir o tempo do ciclo de produção

Os ciclos de uma obra podem ser bastante demorados. A Lean Construction defende que esses ciclos devem ser otimizados e reduzidos, promovendo entregas constantes, mais rápidas e ainda assim garantindo a qualidade.

Uma maior dedicação ao planejamento, uma distribuição de tarefas otimizada e mais estratégica e a escolha de bons fornecedores são formas de fazer com que os ciclos aconteçam com maior agilidade, além de reduzir os gastos, o retrabalho e diminuir as compras desnecessárias.

5. Simplificar por meio da redução do número de passos ou partes

Na filosofia Lean, a simplificação pode ter duas origens: redução da quantidade de componentes presentes em um produto ou redução na quantidade de passos/partes presentes em um fluxo de trabalho.

O número de passos e partes influencia diretamente na quantidade de atividades que serão executadas, sendo que muitas delas não agregam valor ao processo ou ao produto.

Na construção civil, existem diversos exemplos de tarefas auxiliares, que não agregam valor à entrega final, como a inspeção, a movimentação ou a espera de materiais e profissionais. Muitas delas não podem ser simplesmente eliminadas, mas podem ser reduzidas ou realizadas de forma mais eficiente.

6. Aumentar a flexibilidade de saída do produto

Nesse princípio da Lean Construction, temos o processo como gerador de valor e a possibilidade de mudar as características dos produtos que serão entregues sem aumentar os seus custos.

Ele pode ser aplicado, por exemplo, na redução do tamanho dos lotes, no uso de mão de obra multifuncional e na adoção de diferentes processos construtivos.

7. Aumentar a transparência do processo

Na construção civil, o sucesso de um projeto está em uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Infelizmente, ainda é comum que obra e escritório não conversem, o que gera diversas consequências negativas.

Primeiramente, quem está na execução não compreende a estratégia por trás. Por outro lado, a falta de envolvimento dessa equipe no planejamento gera cronogramas com prazos inviáveis, causando atrito entre as áreas e frustração.

Adotar métodos de gestão à vista é uma alternativa eficaz para reduzir problemas relacionados à essa falta de comunicação.

8. Focar no controle de todo o processo

Esse princípio sustenta que a obra deve ser entregue no prazo, dentro do valor e com a qualidade que foi vendida ao cliente. Para isso, a construtora não pode utilizar um controle convencional. É preciso contar com métodos e ferramentas inovadoras para acompanhar e medir cada etapa corretamente.

9. Introduzir melhoria contínua no processo

A melhoria contínua deve ser um processo institucional de toda organização. Por isso, é um dos princípios básicos da construção enxuta. Ele deve ser adotado como um esforço de todos os profissionais da empresa, a fim de tornar os processos mais produtivos, eficientes e menos custosos.

A evolução de algumas técnicas e práticas construtivas inovadoras é fundamental para a aplicação desse princípio.

10. Manter um equilíbrio entre melhorias nos fluxos e nas conversões

A conversão é todo o processo de transformação de materiais, informação e mão de obra de uma estrutura que vai agregar valor para o cliente. Com a conversão, há redução de perdas e as melhorias são potencializadas.

Toda melhoria de fluxo depende do impacto que causará na conversão – o mesmo vale para o contrário. Ou seja, os impactos causados é que vão determinar o que deve ser priorizado. O equilíbrio será encontrado quando a melhoria do fluxo e a melhoria da conversão acontecerem paralelamente.

11. Realizar benchmarking (referências de ponta)

As ações que foram implementadas e apresentaram bons resultados devem ser replicadas. Por isso, a prática de benchmarking vai ajudar a empresa a conhecer e mapear seus processos. Além disso, as empresas devem identificar boas práticas em outros negócios, considerados líderes de mercado, para adaptá-las para a sua realidade.

Baixe agora: Boas práticas de tecnologia aliada à construção civil: casos de sucesso de clientes Prevision

As vantagens do Lean Construction para a obra

A filosofia Lean pode ser adotada em diferentes tipos de processos e negócios. Na construção civil, especificamente, é capaz de impactar toda a estrutura de uma obra, desde o seu projeto. Veja a seguir quais são os benefícios de adotar a Lean Construction em sua empresa.

1. Processos se adaptam à realidade da obra

Na construção civil, é bastante comum que a execução da obra tenha que se adaptar aos processos adotados. Diferentes tipos de procedimentos são inseridos sem integrarem um planejamento e, no final, acabam atrapalhando.

A filosofia Lean atua de forma diferente, mostrando que é o processo que precisa se adaptar à realidade da obra, não o contrário. Cada obra tem suas limitações e potencialidades e com Lean Construction, as atividades que agregam valor são separadas das que não agregam. Isso permite que os desperdícios sejam identificados e eliminados. Esse pensamento pode ser aplicado em diferentes etapas do projeto, não só no canteiro.

2. Ganhos na produtividade

A otimização de processos e a eliminação de tarefas desnecessárias permite que os profissionais consigam atuar de forma mais estratégica e produtiva. O cronograma de obras se torna mais factível e possível de ser cumprido. Assim, a construtora consegue entregar mais em menos tempo e com custos menores, aumentando a qualidade do trabalho.

3. Redução de desperdício

A redução do desperdício é um dos principais pilares da Lean Construction. Na construção civil, as perdas não acontecem apenas no canteiro de obras, mas também em diversos outros lugares e atividades em que podem passar despercebidas.

Os principais tipos de desperdício elencados pela filosofia Lean são:

  • Transporte;
  • Inventário;
  • Movimentação;
  • Espera;
  • Produção excessiva;
  • Processamento excessivo;
  • Defeitos.

Nisso, não é só a construtora e o cliente que perdem, mas o meio ambiente, que é um dos principais prejudicados com os impactos. Os desperdícios, especialmente de matéria-prima, também podem causar transtornos legais para a construtora, que deve cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Resolução n° 307 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Eliminando o desperdício, é possível estar em conformidade com a legislação e ainda assim ter um ganho financeiro considerável.

4. Prazos atendidos

A Lean Construction estabelece um ritmo para a construção que proporciona melhora considerável para a produtividade dos profissionais, do escritório ao canteiro de obras. Isso porque a otimização também acontece no desperdício de tempo, ao propor a execução de tarefas de forma mais planejada e organizada.

É preciso analisar como cada um dos profissionais envolvidos na equipe está realizando suas atividades e como os resultados podem ser otimizados. Como exemplo de otimização podemos citar a busca por métodos alternativos de construção, como os pré-moldados, e o foco nos serviços mais importantes para o projeto em determinado momento.

Como implementar Lean Construction na obra? 

A aplicação da filosofia Lean Construction é uma jornada de aprendizados construída por tentativas, erros e acertos. O maior desafio está na adaptação e na mudança de mindset dos profissionais, mas queremos dizer para você que é possível chegar lá. Começar a conduzir os processos de forma diferente do que foi aprendida há anos é quase como ter de aprender tudo de novo.

Além disso, na correria do dia a dia e com a necessidade de entregar, as prioridades acabam sendo a execução, e não a remodelagem dos processos. É compreensível, porém as empresas do setor devem entender que quanto mais demoram para transformar seus negócios, mais continuarão perdendo a cada entrega e a cada etapa concluída.

Por isso, comece aos poucos. Vá inserindo etapas em sua rotina, mudando áreas que serão menos impactadas ou onde há mais espaço para mudanças. É preciso também estudar, capacitar a equipe e contar com profissionais experientes em Lean Construction para ter a orientação necessária. Confira a seguir alguns livros com os quais você pode contar para começar uma imersão neste universo.

7 livros para aprender mais sobre Lean Construction

  • O modelo Toyota – Jeffrey Liker
  • A Máquina que Mudou o Mundo – James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos
  • O Sistema Toyota de Produção – Shigeo Shingo
  • A Mentalidade Enxuta nas Empresas – James P. Womack e Daniel T. Jones
  • Aprendendo a enxergar – Mike Rother e John Shook
  • A Cultura Toyota: A Alma do Modelo Toyota – Jeffrey Liker e Michael Hoseus
  • Logística e Lógica na Construção LEAN – Francisco da Rocha, Luiz Fernando Heinek, Isabel Telles Rodrigues e Pedro Pereira

Baixe agora: Kit de ferramentas Lean

Processos para inserir a metodologia Lean no seu negócio

Agora, listamos alguns processos que você pode começar a aplicar em sua empresa para inserir a metodologia Lean na cultura do negócio. Confira!

1. Diminua atividades que não geram valor para o negócio ou cliente

Na Lean Construction, os processos são fluxos formados por diversas atividades. Toda atividade deve fazer sentido para o fluxo e aquelas que não fazem ou não estão bem encaixadas, em uma sequência correta, estão sobrando e vão prejudicar as outras etapas.

O primeiro passo é avaliar o fluxo da sua empresa. Verifique quais atividades não estão agregando valor e porquê, entenda como elas interferem nos processos e como o fluxo pode seguir sem elas. Caso você verifique que é possível continuar o fluxo sem determinada tarefa, você pode — e deve — eliminá-la.

2. Entenda as necessidades do seu cliente

Depois de pronta, a obra será entregue para uma determinada pessoa ou grupos de pessoas. Ao longo do projeto, pergunte-se: você sabe quais são as necessidades dos clientes ou o que eles esperam? O projeto que será entregue atende a essas necessidades?

Entender quais são esses pontos vai ajudar a ter uma visão macro e micro ao mesmo tempo. Primeiro é preciso observar o que compreende o projeto. Por exemplo: é a entrega de apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, lavanderia e varanda. Esse é o macro, mas no micro, o que o seu cliente espera? Como será o acabamento dos imóveis? Quais são seus sonhos e objetivos ao se mudar para este apartamento?

Observados de longe, esses fatores podem não apresentar todos os aspectos, necessidades, desafios e prazos que um projeto compreende, mas ao decorrer dele, podem afetar as entregas.

Entendendo as necessidades do cliente, você consegue analisar o que pode ser enxugado e o que deve receber mais atenção. É importante destacar que a Lean Construction reduz os custos e os desperdícios, mas a qualidade e a eficiência devem ser mantidas.

Aproximando-se cada vez mais do seu cliente, mais fácil será para compreender suas necessidades e mais satisfeito ele ficará.

3. Diminua o número de variáveis

Em projetos menores, as variáveis também diminuem. No entanto, naqueles que contam com diversos pavimentos, o volume de variáveis pode ser considerável, o que acaba prejudicando o projeto como um todo. Diminuir as variáveis vai reduzir o tempo de execução do projeto, a lista de fornecedores, dentre outros fatores. O padrão financeiro e executivo da obra, porém, deve ser mantido.

4. Conecte as equipes

Uma das vantagens da metodologia Lean é que ela permite que todos os envolvidos no processo construtivo atuem juntos, de forma colaborativa.

Para Sérgio Kemmer, diretor da SK Consultoria e Treinamento e PhD em Gestão da Construção com ênfase em Lean Construction (University of Huddersfield), “muitas empresas acabam trabalhando isoladas, sem troca com os demais agentes envolvidos no ciclo de construção. Mas o modelo Lean proporciona essa mudança. Faz com que os participantes do projeto, que normalmente não se falavam, passem a colaborar em prol de objetivos comuns”.

Algumas ferramentas tecnológicas contribuem ainda mais para essa conexão, fazendo com que todos tenham acesso às atividades relacionadas ao projeto. Isso proporciona uma visibilidade melhor para os fluxos e o torna mais rico, pois todos são capazes de contribuir.

Quer saber mais sobre as boas práticas ao aplicar Lean Construction ao processo de planejamento de obras? Veja o webinar com especialistas abaixo: 

Dica extra: o que dizem os especialistas sobre a implementação de Lean Construction

“Tem que conhecer os conceitos, princípios fundamentais, ferramentas etc. Aí tem que praticar. A prática acaba tornando as empresas mais Lean com o tempo, porque elas vão experimentando, aprendendo e melhorando”.

Sérgio Kemmer

 

“Compreender suas ineficiências, ter autocrítica, perceber que seu negócio é improdutivo e está perdendo mercado. A liderança precisa concordar, entender isso e apoiar as ações focadas em melhorias”.

Bernardo Etges

 

“Entender o propósito da empresa, problemas e oportunidades, observar os processos para saber como é possível melhorar e como capacitar as pessoas dentro das empresas para que elas possam identificar e resolver esses problemas, na prática”.

Eduardo Lavocat

Conclusão

Lean é uma filosofia e um modelo de pensamento. Para se ter um negócio enxuto, as empresas e seus profissionais precisam ter isso em mente e aplicar em suas rotinas. O desejo de querer sempre otimizar e conseguir fazer mais com menos deve se tornar algo presente na cultura da empresa quase que de forma natural.

No início, essa virada de chave não será imediata e total. Por isso, é preciso capacitar os profissionais, treiná-los e desenvolver fluxos de trabalho que vão fazer parte dos processos e do dia a dia das empresas.

Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a nossa equipe e revolucione o seu modo de trabalho na construção civil com a Lean Construction!